Bem-vindo: Qua, 24 de Abril 2024, 14:15 Pesquisa avançada

Documentos de Snowden mostram que Microsoft ajudou a NSA

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Documentos de Snowden mostram que Microsoft ajudou a NSA

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 15 de Julho 2013, 14:35

Os documentos revelados por Snowden comprovam que a Microsoft colaborou com a NSA e permitiu que o programa PRISM coletasse dados de usuários, incluindo Hotmail, arquivos do Skydrive e até vídeos e áudios de conversas no Skype.

Veja a descrição das relações entre NSA e Microsoft:
  • Microsoft ajudou a NSA para contornar a criptografia e responder às preocupações de que a agência seria incapaz de interceptar conversas no novo portal Outlook.com;
  • A agência já tinha pré-acesso criptográfico ao e-mail em Outlook.com, incluindo Hotmail;
  • A empresa trabalhou com o FBI este ano para permitir que a NSA tivesse fácil acesso via Prism ao seu serviço de armazenamento em nuvem SkyDrive, que agora tem mais de 250 milhões de usuários em todo o mundo;
  • Microsoft também trabalhou com a Unidade de Interceptação de Dados do FBI para “entender” os possíveis problemas com um recurso no Outlook.com que permite aos usuários criar aliases de e-mail;
  • Skype, que foi comprada pela Microsoft em outubro de 2011, trabalhou com as agências de inteligência no ano passado para permitir ao Prism coletar vídeo e áudio de conversas.

Pelo rumo das notícias que temos presenciado, nunca o Sr Richard Stallman esteve tão certo quanto à necessidade de software e padrões livres. Tudo aquilo que se criticava relativamente ao extremismo de Stallman tem vindo a desvanecer porque a realidade que ele falava e pouca gente acreditava está cada vez mais uma realidade comprava pelas notícias.

A utilização de software open-source parece ser cada vez mais o meio mais confiável e a utilização da cloud, que recebeu uma publicidade gigantesca nos últimos anos e que está cada vez mais enraizada em nós, parece ser também mais uma ferramenta que devemos utilizar com cuidado.

Isto não quer dizer que eu ou você temos coisas ilegais. Isto quer dizer simplesmente que o nosso direito de privacidade declinou radicalmente nos últimos anos e a qualquer momento podemos ter qualquer pessoa a um nível hierárquico acima de nós (até parece escravatura isto) a ver o que andamos a fazer.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Documentos de Snowden mostram que Microsoft ajudou a NSA

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 16 de Julho 2013, 11:57

A Microsoft está em todas as coisas más.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 57 visitantes