Bem-vindo: Ter, 16 de Abril 2024, 4:26 Pesquisa avançada

W3C Brasil e CGU: vídeo sobre as vantagens dos dados abertos

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

W3C Brasil e CGU: vídeo sobre as vantagens dos dados abertos

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 8 de Julho 2013, 18:02


A Controladoria Geral da União (CGU), em parceria com o Escritório Brasileiro do W3C, lançou vídeo que apresenta de forma didática como funcionam e quais os objetivos de programas que facilitam o acesso do cidadão a dados públicos.

O vídeo ilustra a importância dos dados abertos para a sociedade, especialmente no cotidiano das pessoas. De uma maneira divertida e instrutiva, a animação permite refletir sobre as possibilidades de uso prático das informações abertas tanto por gestores públicos quanto pelos cidadãos.

A iniciativa compõe o Projeto Transparência Ativa e Dados Abertos, que tem o objetivo de conscientizar a sociedade civil sobre a importância da disponibilidade e uso desses dados, além de estimular a participação de todos no processo político. Para isso, o vídeo demonstra como qualquer pessoa pode ter acesso a dados sobre políticas públicas por meio de ferramentas digitais e interagir com os órgãos que produzem esses dados.

O projeto também leva em conta o disposto no artigo oitavo da Lei de Acesso à Informação, que enfatiza a importância de disponibilizar as informações em formato aberto e acessível para todos os cidadãos brasileiros.

Conheça a animação:


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 12 visitantes

cron