Você se lembra do MeeGo (Se não veja aqui)? Aquele sistema operacional que foi feito numa parceria entre Intel e Nokia e que já foi considerado um dos maiores falhanços da tecnologia por um site muito influente...
Hoje esse sistema operacional foi "reapresentado" ao mundo com uma nova forma: o Sailfish OS. A Jolla - empresa finlandesa fundada por ex-funcionários da Nokia - chamou a imprensa para a primeira demonstração de como a plataforma deve funcionar. O sistema não servirá apenas para smartphones, mas também para tablets, TVs inteligentes e outros aparelhos.
Ao mesmo tempo em que a Jolla lançará celulares próprios, o Sailfish está sendo oferecido a outras fabricantes. Apostando no código aberto, os finlandeses querem que o projeto seja expandido de forma colaborativa com parceiros desenvolvedores e com o público. A SDK deve estar disponível em breve.
Os principais focos do Sailfish, de acordo com a própria Jolla, são as características "multitarefa", personalização profunda e a "interação rápida e sem esforço", por mais que essas coisas pareçam um pouco incompatíveis. A empresa declarou que o sistema estará disponível para "várias tecnologias de chipset" e que a plataforma NovaThor, da ST-Ericsson, já tem suporte para o Sailfish.
Você pode ver o vídeo trailer aqui em baixo:
Apresentação completa aqui: