Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 18:15 Pesquisa avançada

Mastercard lança cartão bancário com ecrã LCD e teclado

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Mastercard lança cartão bancário com ecrã LCD e teclado

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 8 de Novembro 2012, 21:04

A Mastercard vai lançar em Singapura um cartão de pagamento que tem um ecrã LCD embutido e teclas sensíveis ao toque. A ideia é permitir a criação de códigos que apenas se possam usar uma vez, reforçando a segurança de transações online ou de perdas em caso de roubo do cartão.

O "Display Card" como é chamado deve chegar oficialmente ao mercado em janeiro de 2013, primeiro em Singapura e depois a outros países. A possibilidade de definir uma one-time password (OTP) no próprio cartão acaba por ser a grande novidade do dispositivo apresentado pela empresa norte-americana. Apesar da evolução tecnológica, a Mastercard garante que o cartão pode ser usado da mesma forma que os cartões de crédito e débito "normais".

O cartão foi desenvolvido pela Mastercard em parceria com a empresa suiça de segurança eletrónica NagraID Security. O dispositivo destina-se sobretudo a pessoas que recorram com frequência a transações online ou que tenham contas em vários bancos.

Imagem

"A questão era: em vez de enviarmos aos clientes uma password volumosa, podíamos substituir alguma coisa que já existisse na carteira dos consumidores? Foi aí que os cartões de crédito, débito e ATM vieram imediatamente à ideia", disse V Subba do Chartered Bank, outro parceiro de desenvolvimento do Display Card, citado pela ZDNet.

O sistema de "palavras-chave únicas" já é usado por alguns bancos como forma de reforçar a segurança das operações de homebanking. Mas atualmente o processo envolve o recurso a dois dispositivos, neste caso um telemóvel para onde é enviado o código único através de um SMS, e o cartão de pagamento em si.

No futuro o LCD do Display Card pode ser usado como ecrã de notificações sobre o saldo restante ou o histórico das transações feitas.

O lançamento do cartão da Mastercard e o desenvolvimento de novas soluções de pagamento eletrónico podem dificultar e atrasar a adoção da tecnologia NFC e dos pagamentos através de dispositivos móveis como "a norma" dos pagamentos eletrónicos.

A Google também está atento ao fraco rendimento do NFC e na terça-feira houve uma confirmação de que a empresa está a preparar o lançamento de um cartão de crédito que estará associado ao serviço Google Wallet.

Fonte: Tek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes