Bem-vindo: Ter, 19 de Novembro 2019, 23:51 Pesquisa avançada

Operadores terão de conhecer cada vez melhor o cliente

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Operadores terão de conhecer cada vez melhor o cliente

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 7 de Novembro 2012, 17:56

A capacidade para gerir grandes volumes de dados, analisar informação e conseguir filtrar cada vez melhor as preferências dos consumidores têm de ser elementos críticos na estratégia dos operadores de telecomunicações, defendeu esta manhã Zeinal Bava, CEO da Portugal Telecom que falava na conferência Media do Futuro, organizada pela Impresa.

O responsável sublinhou que um dos fatores de sucesso do Meo, a plataforma de televisão paga do grupo, tem sido o data mining e toda a aposta do grupo na análise cada vez mais apurada dos perfis e preferências de consumo de quem usa os seus serviços e defende que esta área, tal como o business intelligence, serão cada vez mais aposta dos operadores para promover a diferenciação das suas ofertas face à concorrência.

A PT tem investido em capacidade para gerir e armazenar dados para consumo interno e para oferecer ao mercado e mantém já uma solução cloud para empresas, suportada na capacidade instalada nos seus data centres. Prepara ainda uma nova oferta para consumidores, que será lançada em dezembro.

A propósito da cloud, Bava considerou que a virtualização de servidores e plataformas é uma tendência irreversível porque permite reduzir custos, aumentar a agilidade e flexibilidade das empresas. Também defendeu que cada empresa ou entidade deverá decidir a velocidade da transição mais adequada à sua realidade, fazendo notar que que as empresas que asseguram estes serviços são parceiros especializados, com competências para proporcionar níveis de segurança que nem sempre estão disponíveis nos servidores guardados na própria empresa.

Ao nível dos serviços a intervenção do CEO da PT sublinhou o crescimento do mercado de conteúdos de TV interativos, sublinhando que, agora que é possível oferecer esse tipo de serviços com níveis de qualidade, o consumidor demonstra interesse em usá-los o que deixa antever um enorme potencial ainda por explorar, em torno deste tipo de ofertas.

A título de exemplo referiu que os clientes do Meo gravam por mês 50 milhões de horas de conteúdos através do serviço. No que se refere às aplicações disponíveis no serviço de TV a utilização também tem crescido e hoje existem apps no portefólio do Meo que somam mais de 500 mil hits por mês.

Além dos conteúdos próprios, a PT tem explorado a área dos conteúdos interativos com parceiros de TV, sobretudo na área da produção nacional, um domínio que Zeinal Bava sublinhou com o mais interessante (e com melhores resultados) para este tipo de serviço.

Fonte: Tek


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3931
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes