Bem-vindo: Ter, 27 de Outubro 2020, 7:49 Pesquisa avançada

Equador concede asilo diplomático a Assange

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Equador concede asilo diplomático a Assange

Mensagempor Davysson Silva » Qui, 16 de Agosto 2012, 16:04

Equador concede asilo diplomático a Assange



Assange teme que uma eventual deportação para a Suécia abra as portas para uma nova deportação, desta vez para os Estados Unidos





O Equador concedeu asilo diplomático a Julian Assange, refugiado na embaixada do país em Londres, por considerar que existem riscos para sua integridade e sua vida em consequência das revelações feitas no site Wikileaks, anunciou o chanceler Ricardo Patiño nesta quinta-feira.

"O Equador decidiu conceder asilo diplomático a Julian Assange", afirmou Patiño ao ler uma declaração na sede do ministério das Relações Exteriores em Quito.

"Caso aconteça uma extradição para os Estados Unidos, o senhor Assange não terá um julgamento justo, poderá ser julgado por tribunais especiais ou militares e não é inverossímil que receba um tratamento cruel e degradante, e que seja condenado à prisão perpétua ou à pena capital, com o que não seriam respeitados seus direitos humanos", disse Patiño.

O chanceler destacou que após quase dois meses de "diálogo do nível mais elevado" com os governos dos Estados Unidos, Reino Unido e Suécia, seu país tem "sérios indícios" da possibilidade de "retaliações" contra Assange, "que podem colocar em risco sua integridade, segurança e inclusive sua vida".

Na argumentação, o Equador considera que se Assange "for levado para a prisão preventiva na Suécia, terá início uma série de eventos que impediriam evitar uma extradição" para um terceiro país, como os Estados Unidos.

O fundador do site WikiLeaks entrou na embaixada do Equador em Londres no dia 19 de junho, depois de esgotar todas as opções legais contra um pedido de extradição à Suécia, onde é acusado de crimes sexuais, o que ele nega.

Assange teme que uma eventual deportação para a Suécia abra as portas para uma nova deportação, desta vez para os Estados Unidos, onde ele responderia por acusações de espionagem em consequência das revelações de centenas de milhares de telegramas diplomáticos e documentos de Washington sobre as guerras do Iraque e Afeganistão.

Fonte: http://www.band.com.br/noticias/mundo/noticia/?id=100000525562
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Equador concede asilo diplomático a Assange

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 18 de Agosto 2012, 2:51

Fala-se muito do comunismo chinês (extremista e perigoso), do fanatismo islâmico e até fala-se da desumanidade africana, no entanto, nós ocidentais vivemos em algo perfeitamente equivalente mas extremamente cauteloso.

Cada vez mais vemos que o que se vê nos filmes tem uma boa parte de realidade. Prisão de Guantanamo, torres gémeas que caem na vertical, supostas armas químicas, kony 2012, são tudo situações que nós achamos normais, no entanto, elas existem apenas por razões económicas. Do mesmo modo que existe também muitas situações complicadíssimas de pessoas que são levadas a depor e são torturadas porque acham que são ameaças.

O Assange é o verdadeiro exemplo disso mesmo! Exatamente no mesmo dia que ele dá a conhecer o Wikileaks, há uma denúncia que o faz ficar preso. Depois aparece a Inglaterra a ser mandachuva dos Estados Unidos da América, já para não falar das situações das ATAS e MegaUploads.

Precisamos de abrir os olhos para estas situações. A televisão é o veículo da persuasão, é veículo que faz as nossa mentalidades acharem isto normal, abafando situações que nós devíamos criticar e punir severamente. Desde a Islândia ser o exemplo político para todo mundo (e nunca é dito isso na TV) até aos militares norte americanos que passam a vida a fazer asneiras nos países estrangeiros. Muito que não se conta e muitas histórias são criadas simplesmente para mudar mentalidades (nomeadamente o Kony2012, que tem uma vertente real, mas originalmente criado pela indústria).
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 19 visitantes

cron