O Unity é ambiente gráfico bastante simples e com um conceito de usabilidade muito interessante. Ele otimiza o espaço, tem proporções ideais para monitores widescreen e funcionalidades de acesso rápido aos programas do Ubuntu. No entanto, tem um problema: é lento.
Pelo contrário, o Xfce é um ambiente para o Ubuntu muito leve e que possibilita uma infinidade de personalizações do seu visual. Ora, será que a leveza do Xfce faz diferença no jogo do Counter Strike: Source nativo para o Ubuntu?
O Daniel Pereira, para tentar tirar esta dúvida, resolveu fazer dois vídeos a mostrar o jogo do Counter Strike:Source a funcionar no Unity e outro no Xfce. Depois disso através de um programa de edição de vídeo, pôs os dois vídeos lado a lado.
Para além de mostrar/comparar o arranque dos dois jogos, depois mostrou também a execução de um demo (no Counter Strike é possível gravar jogadas para depois analisar o que aconteceu) e comparou lado a lado. Os resultados serão certamente surpreendentes para muitos utilizadores, por isso veja o vídeo:
Que conclusões podemos tirar deste vídeo? Bom, na minha opinião são poucas as conclusões. Primeiro seria necessário realizar mais alguns testes para evitar erros casuais. E em segundo lugar, há alguns pormenores que atrasaram o Xfce que parecem ser ao nível da comunicação com o servidor/steam.
Um outro pormenor que se deve ter em conta é que o Daniel Pereira tem o Unity otimizado, ou melhor, removeu quase todas as lentes para que ele fique mais leve. Por fim, deve-se tentar analisar este comparativo ao nível dos FPSs e não do que estamos a ver pelo vídeo, uma vez que a gravação do vídeo é que teve as pausas. Pelo que o Daniel Pereira disse, o jogo funciona perfeitamente fluido, só fica com estes "breaks" por estar a gravar o vídeo.