Bem-vindo: Seg, 20 de Maio 2024, 10:58 Pesquisa avançada

Versão final do OpenSUSE 12.1 disponível!

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Versão final do OpenSUSE 12.1 disponível!

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 27 de Novembro 2011, 15:56

Alguns dias depois do Fedora 16 e do Mint terem saído, é publicado o OpenSUSE 12.1, que conta com um DVD de 4.7GB de pacotes que disponibilizam o KDE4.7, o Gnome 3.2, Xfce e LXDE. Assim, o OpenSUSE 12.1 tem apenas duas versões, uma para arquiteturas 32Bits e outra para arquiteturas 64Bits que se disponibilizam mais abaixo.

Screenshots



Gnome 3.2:

KDE4.7:

Download



Cortesia dos servidores do Cesium, da Universidade do Minho:

Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Versão final do OpenSUSE 12.1 disponível!

Mensagempor Luciano Fernandes » Dom, 27 de Novembro 2011, 21:36

Boa tarde :rei: ( :p ), desejo que esteja bem :!: :OK:

Baixei-a antes mesmo do anúncio oficial aparecer no site do Opensuse e confesso, tá linda! Baixei o DVD que tanto vem com o GNOME SHELL 3.2, quanto com o KDE 4.7.2 e digo sem medo de errar, um dos melhores lançamentos do final do ano! SHOW de distro, super profissioanal! Deve valer muito apena de ser usada (nunca a usei a sério...), pelo que vi parece ser bem fácil de operar apesar de ser bem diferente do .DEB (ela usa .RPM)...

Estou com os dois aqui em Virtual Machine (GNOME SHELL 3.2 e KDE 4.7.2) e são ótimos! Muito bonitos (KDE do Oepnsuse é o mais bonito que já vi vir de fábrica) e funcionais, e o DVD tem a vantagem de vir com todos os Plugins e Codecs de aúdio, vídeo e etc, etc... Distro Recomendadissima, muito robusta e interessante de se usar! 8)

Só não ponho ela aqui pois acredito que para o .DEB não a pacotes que o supere :)

Meus parabéns para todos os envolvidos no projeto Opensuse, distro fantasticamente bem porduzida, sua comunidade está deparabéns!
:yeah:

OBS: DVD não é Live!

Vivamos a LIBERDADE com total DIGNIDADE!
"[...] For we can do nothing against the TRUTH, but for the TRUTH..."
Avatar do usuário
Luciano Fernandes
Nuntius Express
 
Mensagens: 1070
Registrado em: 26 Junho, 2011
Localização: Rio de Janeiro, Brazil.

Re: Versão final do OpenSUSE 12.1 disponível!

Mensagempor Davysson Silva » Dom, 27 de Novembro 2011, 22:17

Vejo muita gente falando do OPenSUSE, mais afinal qual é a real vantagem desta distro?
Qual a diferença dela para o fedora?(que também usa .rpm)
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011

Re: Versão final do OpenSUSE 12.1 disponível!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 28 de Novembro 2011, 2:17

Sinceramente de diferenças não vejo muitas para com o fedora. Aliás, são duas distros muito profissionais com objetivos claros de atingir o profissional e não o utilizador inicial como o Ubuntu (o que não invalida o facto de ser também duas distros bem simples como o Ubuntu).

Na minha opinião o que elas falham redondamente é utilizar o RPM. Tal como o Luciano disse, não há coisa melhor que instalação de pacotes via DEB. A simplicidade e agilidade que isso traz é algo único, que o YUM ainda não conseguiu atingir!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Versão final do OpenSUSE 12.1 disponível!

Mensagempor millemiglia » Seg, 28 de Novembro 2011, 12:38

Só a título de curiosidade: tenho o OpenSuse 11.4 32 bits Gnome instalado em um netbook Acer Aspire One 751h (tela 11,6", 250GB HD, 2GB RAM, Atom 1.33GHz) rodando redondinho. Há algum tempo atrás tentei instalar o Fedora 15 mas não consegui.
Tentei com dois cds diferentes (pensei que a mídia podia estar com defeito) e através de pen drive mas de nenhum modo consegui instalá-lo. Baixei a ISO mais de uma vez, mas mesmo assim não consegui instalar. O OpenSuse foi bem tranquilo. Iniciei a instalação através de um drive de dvd usb e foi muito fácil instalar e configurar.
Outra coisa: o Fedora 15, rodando como liveCD, não reconheceu minha placa wireless que o Ubuntu reconhece de primeira (isso em outro notebook). O OpenSuse deu um pouco de trabalho para configurar a placa wireless do netbook mas reconheceu-a sem a necessidade de instalar qualquer dirver adicional.
Acho que vou atualizar o netbook para o OpenSuse 12.1, sem dúvida.

millemiglia
 
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Videira, Santa Catarina, Brasil


Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes