Bem-vindo: Ter, 21 de Maio 2024, 8:17 Pesquisa avançada

Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 17 de Janeiro 2013, 2:55

Se tem tempo, sugiro que experimente várias.

E, já agora, para ter uma distro assim tão leve, uma coisa pode ter a certeza: as interfaces não vão ser tão simples/modernas quanto as atuais como o Unity, KDE4 ou Gnome3.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qui, 17 de Janeiro 2013, 3:21

Não sendo CLI ou não dependendo completamente delas, pode ser até interface monocromática de telemovel antigo! :lol:

Não sei se conseguirei ficar testando várias, Claudio, mas já estou com uma em mente pra testar. Caso não dê certo ou não seja como eu esperava, eu tento outra das que vocês me sugeriram. :D
Falando nisso, uma hora que estiver livre Claudio, teste, em uma máquina virtual mesmo, o SliTaz. É uma distro pequena também. Achei ela interessante e tudo mais, mas não sei porque não consegui instalá-la neste PC. Na máquina virtual com as mesmas configurações ela rodou bem; não entendo o porquê disso.

Obrigado à todos! :yeah:
Ainda aceitando sugestões, seja pela configuração do PC e sugestões quanto a aparência das distros. Abraços! :)
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 17 de Janeiro 2013, 3:32

Pode ser o pouca memória que esse computador tem. De resto não sei. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qui, 17 de Janeiro 2013, 3:55

CLaudio, pra você ter noção da velhice desse coitado, eu consegui memórias pra ele de 128mb e a placa mãe não identifica, por ser antiga. :lol:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
Avatar do usuário
rodrigo_sabbat
 
Mensagens: 144
Registrado em: 01 Outubro, 2012
Localização: Brasil

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor Ivan Pedrozo » Qui, 17 de Janeiro 2013, 4:10

Quando comecei a testar linux tinha algo bem parecido, testei distros como Kurumin (baseada em Debian), Kalango (Baseada no fedora) e Famelix (hoje BRLix, baseado em não sei o quê, mas era uma cópia quase perfeita do Windows), todas feitas por comunidades brasileiras, ambas descontinuadas, ainda encontram-se para download, porém extremamente desatualizadas em comparação com as citadas no tópico, mas talvez boas opções para máquinas antigas.
Avatar do usuário
Ivan Pedrozo
 
Mensagens: 131
Registrado em: 08 Junho, 2012
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor miles_maverick » Qui, 17 de Janeiro 2013, 13:43

rodrigo_sabbat (17-01-2013, 1:49) escreveu:Ok, confesso que ganhei mais opções do que eu esperava... xD

Achei que fosse um tanto desafiador encontrar algo assim, mas já vi que há várias distros que se dedicam aos PC's antigos como o que mencionei.

Agora só tem um problema: qual escolher? :desdentado:

Uma coisa pra me ajudar a escolher agora: qual dessas distros tem a interface gráfica menos "feinha" e ao mesmo tempo que não seja pesada? Algo bem rWindows 95, que me sirva bem pra eu utilizar ele. Confesso que não sou o usuário Linux com mais "espírito Linux", pois sou muito mais a GUI do que a CLI. Sinceramente, se eu dependesse só de comandos de texto, eu estaria frito, pois sei bem poucos. :upsiu:
Além disso, de preferência uma baseada em Debian ou compatível com o sistema de instalação de programas dele, pois me facilita a vida. (desculpem, sou preguiçoso sim :upsiu: )

Aguardo a resposta da galera! :yeah:

PS: Já dei uma "Googleada" nas distros e já vi mais ou menos a área de trabalho de cada uma, mas um simples print não me dá a ideia de usabilidade.


O Madbox é bem bonito, mas ele consome 63 MB de RAM... O Puppy eu acho um pouco feinho, mas compensa ele é muito leve, e já o TinyCore não vem NADA, você mesmo tem que instalar Browser, Reprodutor de Música, etc, mas em compensação ele inicia em menos de 6 segundos.

Mas também se quiser pode fazer uma instalação NetInstall do Debian, assim começando do zero e otimizando o Sistema para o PC.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 17 de Janeiro 2013, 14:56

rodrigo_sabbat (17-01-2013, 2:21) escreveu:Não sendo CLI ou não dependendo completamente delas, pode ser até interface monocromática de telemovel antigo! :lol:

Não sei se conseguirei ficar testando várias, Claudio, mas já estou com uma em mente pra testar. Caso não dê certo ou não seja como eu esperava, eu tento outra das que vocês me sugeriram. :D
Falando nisso, uma hora que estiver livre Claudio, teste, em uma máquina virtual mesmo, o SliTaz. É uma distro pequena também. Achei ela interessante e tudo mais, mas não sei porque não consegui instalá-la neste PC. Na máquina virtual com as mesmas configurações ela rodou bem; não entendo o porquê disso.

Obrigado à todos! :yeah:
Ainda aceitando sugestões, seja pela configuração do PC e sugestões quanto a aparência das distros. Abraços! :)

Se tiver um Kernel mais recente, existe a possibilidade de alguns drivers já terem sido abandonados, nomeadamente os de alguns discos rígidos! Também pode ser problema do formato em que tenta criar as partições, possivelmente, será melhor optar por ext2 em vez do ext4.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor Thauan Francisco » Sex, 18 de Janeiro 2013, 12:14

Dizinha
Rapida Amostra:
.Baseada no Debian
.Tem um bom desktop
.é facil
Imagem
.só precisa de 16mb de RAM para ele pegar :D
aqui sobre ele(WIKIPEDIA)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dizinha_Linux
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Avatar do usuário
Thauan Francisco
 
Mensagens: 695
Registrado em: 21 Abril, 2012

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 18 de Janeiro 2013, 13:13

Thauan Francisco (18-01-2013, 11:14) escreveu:Dizinha
Rapida Amostra:
.Baseada no Debian
.Tem um bom desktop
.é facil
Imagem
.só precisa de 16mb de RAM para ele pegar :D
aqui sobre ele(WIKIPEDIA)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dizinha_Linux

Também convém referir isto:
Dizinha Linux – Wikipédia, a enciclopédia livre escreveu:

Projeto descontinuado



No inicio de 2008 os atuais mantedores da Dizinha resolveram descontinuá-la e incorporar seus recursos em um outra distribuição derivada do projeto Dizinha, a NeoDizinha Linux.

A terceira versão da NeoDizinha Linux que contaria com os antigos recursos da Dizinha estava em desenvolvimento sem data marcada para lançamento.

Recentemente houve o lançamento de uma versão de testes para a NeoDizinha, batizada de 3.1b, entretanto tal versão apresentou alguns problemas na instalação. Em abril chegou-se a cogitar a possibilidade de lançamento da nova versão, o que de fato não se concretizou.

Em 26 de Dezembro de 2009, o autor anunciou, no site oficial, que o projeto NeoDizinha também fora descontinuado.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Distro pra um PC com 64mb RAM 500Mhz CPU?

Mensagempor miles_maverick » Sex, 18 de Janeiro 2013, 15:02

Luis Cardoso (18-01-2013, 12:13) escreveu:
Thauan Francisco (18-01-2013, 11:14) escreveu:Dizinha
Rapida Amostra:
.Baseada no Debian
.Tem um bom desktop
.é facil
Imagem
.só precisa de 16mb de RAM para ele pegar :D
aqui sobre ele(WIKIPEDIA)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dizinha_Linux

Também convém referir isto:
Dizinha Linux – Wikipédia, a enciclopédia livre escreveu:

Projeto descontinuado



No inicio de 2008 os atuais mantedores da Dizinha resolveram descontinuá-la e incorporar seus recursos em um outra distribuição derivada do projeto Dizinha, a NeoDizinha Linux.

A terceira versão da NeoDizinha Linux que contaria com os antigos recursos da Dizinha estava em desenvolvimento sem data marcada para lançamento.

Recentemente houve o lançamento de uma versão de testes para a NeoDizinha, batizada de 3.1b, entretanto tal versão apresentou alguns problemas na instalação. Em abril chegou-se a cogitar a possibilidade de lançamento da nova versão, o que de fato não se concretizou.

Em 26 de Dezembro de 2009, o autor anunciou, no site oficial, que o projeto NeoDizinha também fora descontinuado.


Mas como é Debian, pode atualizar para o Wheezzy
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes