Bem-vindo: Sáb, 14 de Junho 2025, 21:14 Pesquisa avançada

Discussão sobre as 2 Distros Brasileiras

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Discussão sobre as 2 Distros Brasileiras

Mensagempor Thauan Francisco » Qui, 20 de Dezembro 2012, 11:22

Essas 2 distros são a Nekene Kitux e a New Look

miles,este topico foi feito pra vc saber a respeitos das distros ali a cima faladas.
porque não podemos juntar as distros como foi a conectiva e a mandriva.
se juntarmos,teremos menos trabalhos,e poderemos fazer o desenvolvimento ficar mais rapido.
sem se juntar teremos duas distros inuteis no mundo linux.
Querer fazer tudo sozinho, nem sempre leva a grandes resultados, porque fica sempre a faltar algo, pois apenas houve a influência de uma única pessoa e não houve qualquer debate de ideias para determinar se este nosso ponto de vista é válido ou não, sob o ponto de vista de outrem!
Não estou com isto a dizer que não poderão ter sucesso, se cada um seguir o seu caminho separado, mas será muito mais difícil se o fizerem sozinhos!
Não se esqueçam, podem sempre pedir ajuda/colaboração a outros utilizadores, expondo o caminho pretendido para a vossa distro, expor o que já fizeram, os problemas que estão enfrentando, etc... Quem sabe se alguém aqui da comunidade estaria disposta a ajudar a ultrapassar esse problema, e/ou até mesmo apresentar uma alternativa que já tenha testado/experimentado?
Eu próprio já experimentei muita coisa, até diversas distros (e até por conta destes testes todos, já acabei por ter de formatar muita vez o PC, pois nem sempre tudo corria pelo melhor), mas não me encontro a desenvolver algo tão ambicioso como uma distro, como o Thauan e o Miles estão a fazer, é apenas por pura curiosidade. Já tive de fazer alguns mods, coisas simples, mas que ainda dão algum trabalho! Se eu estivesse envolvido num projecto deste calibre, eu certamente pediria ajuda a alguém (incluindo a comunidade) para o fazer, pois isto pede muito para uma pessoa só!
este texto que o Luis escreveu não reflete alguma coisa em nossas cabeças?
com a união,podemos comtinuar indo em frente,sem a união,não iremos a lugar nenhum.
Miles Maverick(eu sei seu nome verdadeiro)vc vai unir o projeto?
obs:Não adianta ter 2 versões agora,pq o projeto ainda não tem o apoio adequado para isto.
Foi mal criar este topico,mas como uma pessoa disse pra gente uma vez.....OS PROJETOS ESTÃO FORA DE CONTROLE xD :lol:
Imagem
Nunca em minha vida vou aceitar um destino que não possa me orgulhar...
Thauan Francisco

Re: Discussão sobre as 2 Distros Brasileiras

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 20 de Dezembro 2012, 12:19

A minha opinião mantém-se xD
Ainda por cima, o Miles ficou com problema no Debian... É por isso que dá jeito fazer um trabalho conjunto, pois como é necessário partilhar informações, dados, ficheiros, etc, acaba-se por ficar com alguns backups que quando menos se espera, podem revelar-se extremamente valiosos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Thauan Francisco » Qui, 20 de Dezembro 2012, 13:02

Luis Cardoso (20-12-2012, 11:19) escreveu:A minha opinião mantém-se xD
Ainda por cima, o Miles ficou com problema no Debian... É por isso que dá jeito fazer um trabalho conjunto, pois como é necessário partilhar informações, dados, ficheiros, etc, acaba-se por ficar com alguns backups que quando menos se espera, podem revelar-se extremamente valiosos!

coloquei sua opinião,pq penso que ele possa refletir um pouco sobre isto.
sobre as base,o miles e eu podemos conversar sobre isto :).
por isto que é bom tralhar em conjunto.Enquanto não acontecer isto,o projeto não avançar a lugar nenhum :lol:
Imagem
Thauan Francisco

Mensagempor Ron Alon » Qui, 20 de Dezembro 2012, 13:44

Penso exatamente o mesmo. São duas distros novas que podem ou não ter sucesso. Mas porque não trabalhar em equipe? Façam juntos.

As mudanças de rumos também atrapalham. Como alguém poderá confiar num trabalho que muda toda hora e não segue um rumo? Fica complicado.

Pensem, discutam e vejam. Mas eu acho que será bem interessante a união.

Entretanto, qual a idade de vocês? Não que isso importe em qualidade de projetos, mas sim em outras coisas.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 20 de Dezembro 2012, 14:33

Não querendo meter-me no vosso trabalho, mas tentem fazer o seguinte:

Elaboração de uma nova Distro

1. Escolha da Distro Base

Existem muitas distros com grande parte do trabalho de base feito, na qual poderão pegar para criar uma nova distro! A partir do momento que escolherem uma, só em casos extremos deverão voltar a este ponto!

2. Escolha de um Gestor de Sessão Base

Em vez de partirem para a loucura assim que têm uma distro base, recomenda-se que tenham num mínimo um gestor de sessão (gnome-session com gnome-common, lxsession com lxde-common, xfce4-session, etc) e um gestor de login gráfico (lightdm, gdm, lxdm, etc). É sempre a andar em frente, só em casos excepcionais é que se retrocede!

3. Escolha das Aplicações Base

Existem muitas aplicações que podem mudar, mas para se ter um sistema a funcionar no seu mínimo é preciso ter algumas aplicações presentes (editor de texto, emulador de terminal, browser, etc). Mais uma vez, só se houver bons motivos, é que se altera alguma destas aplicações!

4. Testar a Selecção

Para que uma Distro tenha qualidade, é preciso correr a mesma em diferentes máquinas e registar todas as reacções. Pessoal, isto é muito importante! Aqui também é importante pedir o feedback dos utilizadores. Aqui neste passo, estamos numa versão Alfa!

5. Correcção de Bugs

Depois do feedback, é preciso lidar com todos os relatos e corrigir o que for necessário. Voltar ao ponto 4 as vezes que forem necessárias!

6. Escolha de Aplicações

Aqui já estamos mais no caminho da versão Beta! Inclusão de aplicações mais completas, como por exemplo uma Suite Office! Ouçam a comunidade!

7. Dar mais importância aos detalhes

Como o subtítulo indica, aqui é onde se debruçam sobre todos os detalhes, isto é, temas Gtk/Qt, ícones, wallpapers, etc. Algo que marque a diferença! Em caso de dúvida, a comunidade pode dar uma mão valente ;)

8. Testar a Distro

Semelhante ao ponto 4, mas com a diferença de já se estar na versão Beta e apenas se tratar de limar pontas soltas. Depois de tudo afinado, apresentar uma RC para tirar qualquer dúvida.

9. Preparação final

Preparar tudo para a recepção da distro!

10. Apresentação da Distro

Lançamento oficial da versão final!

;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor miles_maverick » Qui, 20 de Dezembro 2012, 14:51

Estava pensando nisso:

Nekene = Nekene NewWorld
newlook = Nekene Light

Vou sim juntar os projetos... Estaremos juntos, mas agora estou sem o Netbook (acho que não vou arrumar ele tão cedo :roll: ) Então fazer as ferramentas fica um pouco mais difícil.

Sobre o Session estava pensando no lxsession.

Ron, tenho 15 anos de idade...
miles_maverick

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Dezembro 2012, 15:38

O melhor que têm a fazer é precisamente isso, juntarem-se! É que o Linux tem como génese a comunidade, por isso não faz grande sentido passar a vida a fazer forks e pronto. Aliás esse sempre foi o problema do Linux, o demasiado fracionamento.

O Ubuntu por exemplo, por ter uma comunidade enorme cada vez mais ficou maior. Trabalhar sozinho para além de ser muito mais difícil é desmotivante e não faz muito sentido quando se trata de mexer em coisas resultantes de trabalho comunitário.

Creio que a junção dos vossos trabalhos dará bastante mais frutos que cada um a puxar para o seu lado ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Thauan Francisco » Qui, 20 de Dezembro 2012, 17:24

Luis Cardoso (20-12-2012, 13:33) escreveu:Não querendo meter-me no vosso trabalho, mas tentem fazer o seguinte:

Elaboração de uma nova Distro

1. Escolha da Distro Base

Existem muitas distros com grande parte do trabalho de base feito, na qual poderão pegar para criar uma nova distro! A partir do momento que escolherem uma, só em casos extremos deverão voltar a este ponto!

2. Escolha de um Gestor de Sessão Base

Em vez de partirem para a loucura assim que têm uma distro base, recomenda-se que tenham num mínimo um gestor de sessão (gnome-session com gnome-common, lxsession com lxde-common, xfce4-session, etc) e um gestor de login gráfico (lightdm, gdm, lxdm, etc). É sempre a andar em frente, só em casos excepcionais é que se retrocede!

3. Escolha das Aplicações Base

Existem muitas aplicações que podem mudar, mas para se ter um sistema a funcionar no seu mínimo é preciso ter algumas aplicações presentes (editor de texto, emulador de terminal, browser, etc). Mais uma vez, só se houver bons motivos, é que se altera alguma destas aplicações!

4. Testar a Selecção

Para que uma Distro tenha qualidade, é preciso correr a mesma em diferentes máquinas e registar todas as reacções. Pessoal, isto é muito importante! Aqui também é importante pedir o feedback dos utilizadores. Aqui neste passo, estamos numa versão Alfa!

5. Correcção de Bugs

Depois do feedback, é preciso lidar com todos os relatos e corrigir o que for necessário. Voltar ao ponto 4 as vezes que forem necessárias!

6. Escolha de Aplicações

Aqui já estamos mais no caminho da versão Beta! Inclusão de aplicações mais completas, como por exemplo uma Suite Office! Ouçam a comunidade!

7. Dar mais importância aos detalhes

Como o subtítulo indica, aqui é onde se debruçam sobre todos os detalhes, isto é, temas Gtk/Qt, ícones, wallpapers, etc. Algo que marque a diferença! Em caso de dúvida, a comunidade pode dar uma mão valente ;)

8. Testar a Distro

Semelhante ao ponto 4, mas com a diferença de já se estar na versão Beta e apenas se tratar de limar pontas soltas. Depois de tudo afinado, apresentar uma RC para tirar qualquer dúvida.

9. Preparação final

Preparar tudo para a recepção da distro!

10. Apresentação da Distro

Lançamento oficial da versão final!

;)

:venia: :venia: :venia: Luiz,vc nos ajudou muito com isto.
Imagem
Thauan Francisco

Mensagempor Thauan Francisco » Qui, 20 de Dezembro 2012, 17:30

Claudio Novais (20-12-2012, 14:38) escreveu:O melhor que têm a fazer é precisamente isso, juntarem-se! É que o Linux tem como génese a comunidade, por isso não faz grande sentido passar a vida a fazer forks e pronto. Aliás esse sempre foi o problema do Linux, o demasiado fracionamento.

O Ubuntu por exemplo, por ter uma comunidade enorme cada vez mais ficou maior. Trabalhar sozinho para além de ser muito mais difícil é desmotivante e não faz muito sentido quando se trata de mexer em coisas resultantes de trabalho comunitário.

Creio que a junção dos vossos trabalhos dará bastante mais frutos que cada um a puxar para o seu lado ;)

+1 Claudio.
:roll: Toda vez que penso em juntar o projeto lembro do Conectiva e o Mandrake,mas que depois virou mandriva e ficou ainda mais fortes juntos. :lol:
Imagem
Thauan Francisco

Mensagempor Ron Alon » Qui, 20 de Dezembro 2012, 21:03

miles_maverick (20-12-2012, 13:51) escreveu:Estava pensando nisso:

Nekene = Nekene NewWorld
newlook = Nekene Light

Vou sim juntar os projetos... Estaremos juntos, mas agora estou sem o Netbook (acho que não vou arrumar ele tão cedo :roll: ) Então fazer as ferramentas fica um pouco mais difícil.

Sobre o Session estava pensando no lxsession.

Ron, tenho 15 anos de idade...

Entendi.

Querem outro conselho? Foquem-se na principal e depois façam a light. Porque isto? Ao apresentar duas versões é um trabalho demasiado "jogado fora" pois não sabem se a distribuição terá ou não aceitação. Primeiro façam a principal e depois foquem-se em outra. Depois disso, lancem simultâneamente - caso seja necessário.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux