Olá amigos,
Para poupar os que estão preocupados em responder, resumo aqui que resolvi meu problema.
Mas, como foi um final de semana de aprendizado, não me custa deixar minha experiência.
Antes da sexta, tudo que sabia fazer no terminal era baixar/instalar/atualizar programas.
Acho que no sábado pela manhã, ao ligar o computador [e depois de fazer várias coisas em busca de uma resposta para o meu problema] o Mint deixou de reconhecer todos os arquivos do próprio sistema [acredito que o problema das permissões acabou por afetar a pasta root e nem ele mesmo era permitido ter acesso] e simplesmente não entrava.
Carregava a interface, mas após inserir user e senha, apareciam vários erros seguidos, e simplesmente nada funcionava. Isso era um pouco além do que eu tava esperando, me desesperei e não sabia o que fazer. Inseri mais uma vez o LiveMaya13 e consegui ter acesso por ele. Reinstalei o sistema, dessa vez colocando meu nome de user igual o que eu usava no Ubuntu. Dessa vez eu tinha as permissões de acessar os arquivos! Mas, o interessante é que todos a quem recorri [não só aqui no fórum, mas a amigos que também usam linux] me garantiram que o nome de user não deveria interferir nas permissões.
Bom, passado o susto, decidi voltar ao Ubuntu, por mais que o Mint seja realmente mais bonito, ele ainda perde em algumas coisas para o laranjinha; e também por medo de algo acontecer denovo. Ao proceder instalação, coloquei mesmos nomes e user para não ocorrer o mesmo problema. E adivinha? Ocorreu!
Não lembro as mensagens de erro que apareceram no Mint, mas acredito que foram bem parecidas. Após tela de boas vindas do Ubuntu aparecia uma mensagem de erro do .ICEauthority. Entrei como convidado e joguei na busca. Achei um artigo ensinando através do "chown" como eu poderia resolver isso. Aprendi a acessar o shel mesmo sem estar logado, digitei o comando e problema resolvido! Tentei mais uma vez logar, dessa vez consegui entrar, mas nada funcionava. Voltei pra sessão de convidado e fui atrás de respostas.
Imaginei que, de forma semelhante ao Mint, ao Ubuntu foi negado acesso a todos os arquivos, incluindo os dele próprio. Aprendi a usar o "chmod" entre outros comandos básicos, aprendi a como me locomover nos diretórios a partir do terminal, e de lá me virei e resolvi o que precisava. Após abrir todas as permissões, constatei que nenhum dos meus documentos estavam em minha posse, e só os estava acessando por que abri permissões para outros usuários. Utilizei o "chwon" mais uma vez, mas agora em todos os meus arquivos. Agora que eles me pertencem novamente, posso restringir as permissões normalmente via interface gráfica.
De toda forma, muito obrigado a todos que tentaram ajudar, a força da comunidade Ubuntu é sem dúvidas a gravidade que faz o sistema se manter em linha. Sem o apoio de vocês, eu não teria buscado as respostas, nem teria aprendido tanto quanto aprendi.