Bem-vindo: Sex, 10 de Maio 2024, 6:09 Pesquisa avançada

VPN's gratuitas - é seguro?

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

VPN's gratuitas - é seguro?

Mensagempor jjpbm » Dom, 4 de Dezembro 2011, 17:15

Pesquisei aqui no fórum sobre este tema mas não encontrei nada, por isso também não sei se este é o espaço certo para colocar a questão. Ainda assim, cá vai:
Gostaria de saber a vossa opinião sobre a utilização de VPN's grátis que se encontram pela net... Eu pessoalmente encontrei há dias uma (deixo o link no fim, esperando não estar a infringir nenhuma regra) que efectivamente funciona! O único teste que fiz foi tentar aceder ao Pandora.com estando em Portugal (onde o serviço ainda não existe). Aquilo resultou e consegui ouvir uma série de músicas online... No entanto encontrei também alguns sites a dizer que as VPN's gratuitas são muitas vezes uma forma de roubar dados por isso pergunto: usando este tipo de serviços estou a correr riscos desnecessários? Mesmo usando UBUNTU 11.04 não estou livre de me tentarem hackear o computador, certo?
Desde já obrigado pelas vossas opiniões,

J.

P.S: aqui fica o link da tal VPN: http://us.hotfreevpn.com/

jjpbm
 
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Dezembro, 2011

Re: VPN's gratuitas - é seguro?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Dezembro 2011, 16:11

Não fui pesquisar sobre isso, no entanto, obviamente, se você troca dados pessoais, existe sempre probabilidade de eles estarem a ser "tratados". Mesmo utilizando técnicas avançadas de segurança, nunca se sabe o nível de certeza dos riscos que está a correr.

Como é óbvio, isto também ocorre nas não gratuitas, mas estas incorrem em problemas graves visto que são realmente empresas. Já as gratuitas podem ser algo mais pessoal e não empresarial, o que pode ser facilmente levado ao lado negro da vida! :upsiu:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: VPN's gratuitas - é seguro?

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 9 de Dezembro 2011, 4:28

Boas jjpbm, começo por dizer que deves levar em conta aquilo que o Cláudio escreveu, particularmente no que toca a TUDO o que implique partilhar/fornecer os teus dados pessoais.

Quanto ao Pandora, devo dizer que nunca experimentei esse serviço.
Mas, posso-te dar o exemplo do Google Music que, ao principio só estava disponível para os utilizadores dos EUA.

No entanto, utilizando uma forma simples e, penso eu, menos "arricada" (que as VPN's), consegui aceder ao serviço a 100%.

Bem, julgo (como disse, não conheço o serviço em causa!) que acedes ao Pandora através do teu navegador (browser).
Então, bastará fazeres isto, no Google pesquisas por "American Proxi", escolhes um qualquer e em seguida introduzes na caixa para o efeito o endereço do serviço Pandora e pressionas ENTER.

A partir daí, o Pandora irá pensar que está a lidar com um utilizador Americano e poderás, em principio aceder ao serviço a 100%.

Se utilizas o Firefox (neste é mais simples!), acedes ao menu Editar, Preferências, na janela que vai abrir acedes ao separador Avançado, seguido de Rede.
Onde diz Ligação (Configurar como o Firefox se liga à Internet), clica o botão Definições.

Irá abrir uma janela (Definições de Ligações) e aí escolhes Configuração Manual de Proxi.
Introduzes no primeiro campo (Proxi HTTP) o endereço do teu Proxi Americano que escolheste (está na barra de endereços) e, por baixo do valor que introduziste está uma pequena "check box" que diz "utilizar o mesmo proxi para todos os protocolos", clica nela de maneira a que fique escolhida/activada.
Pressiona o OK e já está! A partir de agora, toda a navegação que fizeres no Firefox será feita através do Proxi como se estivesses nos EUA.

Para voltares a colocar as definições como tinhas, basta fazeres os mesmos passos e escolheres a opção "Utilizar as Definições Proxi do Sistema" e tudo volta ao normal.

Deixo-te aqui um exemplo se um proxi Americano que já utilizei para experimentar um serviço não disponível em Portugal, a Android Web Store do Google Music.

Endereço: - 63.119.11.27
Porta: - 3128

Espero ter ajudado.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: VPN's gratuitas - é seguro?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Dezembro 2011, 13:24

Miguel, numa proxy aplica-se exatamente o que eu disse ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: VPN's gratuitas - é seguro?

Mensagempor jjpbm » Sex, 9 de Dezembro 2011, 17:21

Obrigado ao Cláudio e ao Miguel pelas respostas.
Eu realmente percebo muito pouco de redes mas fiquei com esta dúvida: será portanto mais seguro utilizar um proxy americano do que usar uma VPN gratuita (como o exemplo que dei)? Pareceu-me uma solução igualmente fácil, de facto...
Isto agora até passa mesmo por uma questão "académica" ou "de curiosidade" porque para ouvir música até tenho usado o grooveshark (esse sim, um serviço sem restrições de países e com uma quantidade enorme de música!).
Cumprimentos,

J.

jjpbm
 
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Dezembro, 2011

Re: VPN's gratuitas - é seguro?

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Dezembro 2011, 17:54

tanto de uma maneira como outra, se houver um objetivo de tentar apanhar dados dos clientes, por parte de quem gere esses serviços, pode ser perigoso.

Apesar disso, existe sempre conexões mais seguras que outras, mas na encriptação nunca há garantia total de que estamos seguros. Não posso alongar mais pois também não tenho calo suficiente para dizer algo mais.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes