Bem-vindo: Qua, 15 de Maio 2024, 1:49 Pesquisa avançada

Proxy para terminal, gestor de actualizações.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Proxy para terminal, gestor de actualizações.

Mensagempor Moliveira23 » Seg, 14 de Novembro 2011, 11:52

Boas pessoal,

Uso o ubuntu 11.10, como na universidade é utilizado proxy para me conectar a internet, gostaria de saber se há alguma forma de colocar o terminal e o gestor de actualizações com as definições do proxy, pois necessito por vezes de instalar programas, e fazer as suas devidas actualizações, e como estou ligado por proxy não me é possivel.

Em casa, a minha ligação não utiliza proxy, se modificar essas definições será que depois em casa não consigo utilizar o terminal e o gestor de actualizações normalmente?

Espero ter me expressado correctamente,

Cumprimentos,

Moliveira23

Moliveira23
 
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Novembro, 2011

Re: Proxy para terminal, gestor de actualizações.

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 14 de Novembro 2011, 15:25

Quando utilizo o terminal, basicamente o que faço é definir a variável http_proxy e o problema fica resolvido. No meu caso que a proxy é da Universidade do Minho, o comando é este:
export http_proxy="proxy.uminho.pt:3128"

No entanto, para as atualizações, eu utilizo o próprio programa de atualizações e não o terminal. Nesse caso, quando eu defino a proxy do sistema (com a aplicação com esse propósito), aplico a todo o sistema, onde até tenho de inserir a senha administrativa. Depois disso, todos os programas (salvo raras exceções) utilizam essa proxy! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Proxy para terminal, gestor de actualizações.

Mensagempor Moliveira23 » Seg, 14 de Novembro 2011, 16:16

No meu caso também na Universidade do Minho.
Depois se quiser utilizar o terminal em casa preciso de efectuar algum procedimento?

Eu tenho a detectar automaticamente, mas o programa de actualizações falha.

Moliveira23
 
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Novembro, 2011

Re: Proxy para terminal, gestor de actualizações.

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 14 de Novembro 2011, 16:45

Moliveira23 » Seg Nov 14, 2011 4:16 pm escreveu:No meu caso também na Universidade do Minho.
Depois se quiser utilizar o terminal em casa preciso de efectuar algum procedimento?

Eu tenho a detectar automaticamente, mas o programa de actualizações falha.

Estranho isso falhar :\

Sobre o terminal, ao definir essa variável dessa maneira, só fica apta apenas na sessão. Apenas ficaria em todos os terminais e sempre que iniciasse o Ubuntu se definisse essa variável como tal, através do ficheiro .profile! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Proxy para terminal, gestor de actualizações.

Mensagempor Moliveira23 » Seg, 14 de Novembro 2011, 21:01

Vou tentar depois digo algo...

Obrigado pela ajuda :)

Moliveira23
 
Mensagens: 5
Registrado em: 14 Novembro, 2011


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 17 visitantes