Bem-vindo: Dom, 5 de Maio 2024, 4:52 Pesquisa avançada

Começando com Ubuntu

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Começando com Ubuntu

Mensagempor gpaulinno » Ter, 20 de Março 2012, 18:18

Estou querendo ingressar no mundo Linux e estou com muitas dúvidas, já usei a versão 10.10 do Ubuntu há algum tempo e goste bastante, desinstalei porque surgiram alguns atropelos pelo caminho. Dando uma olhada geral aqui no fórum, me deparei com opiniões das mais diversas quanto aos principiantes. Minha maquina é um dual core com 2 gigas de RAM e placa de vídeo onboard, estou querendo instalar o Ubuntu rodando sozinho na máquina sem dual boot com o W7, minha pergunta é: Que versão instalar, sei que a 11.04 é com o Unity, tem como instalar nessas configurações ? Ou devo instalar uma versão mais leve tipo 10.10 ?
Avatar do usuário
gpaulinno
 
Mensagens: 32
Registrado em: 19 Março, 2012

Re: Começando com Ubuntu

Mensagempor Ron Alon » Ter, 20 de Março 2012, 21:19

Olá, Gustavo!

Recomendo a instalação do Ubuntu 11.10, a versão mais nova.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Começando com Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Ter, 20 de Março 2012, 21:31

Em parte depende qual o tipo de utilização que lhe quer dar. 2 Gb para rodar o Unity ou GNOME Shell, para uma utilização básica a moderada, "em princípio" não haverá problemas de maior, mas certamente estará próximo do limite para garantir uma performance estável do sistema, situação que muito provavelmente não ocorreria com outras variantes e interfaces do Ubuntu que o permitem rodar com maior leveza!

Usar a versão 10.10 do Ubuntu, a meu ver está fora de questão visto que irá esgotar o seu tempo de vida muito em breve, o melhor é usar uma versão recente. Que tal esperar mais um pouco e terá disponível a próxima LTS do Ubuntu 12.04 acabadinha de sair do forno e com suporte a 5 anos?
Usar variantes como Lubuntu ou Xubuntu são parte das opções leves e garantem boa usabilidade, sobretudo o Xubuntu como uma boa estação de trabalho!
Lubuntu com o seu LXDE; Xubuntu com o seu XFCE (curiosamente uso-o de momento com o recente CINNAMON e está apetecível!). Por ordem de leveza em formato crescente há então o LXDE; o XFCE; o CINNAMON; o GNOME SHELL e por fim o UNITY.
Resumindo, instalar o novo Ubuntu com uma destas interfaces, certamente será uma boa escolha. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Começando com Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 22 de Março 2012, 15:38

A minha opinião é sem dúvida o Ubuntu11.10.

No entanto, o meu lado mais racional diz para dizer algo que espero que o possa fazer: aguente um mês e instale o tão esperado Ubuntu12.04! Este Ubuntu será para os próximos anos o Ubuntu oficial da estabilidade, por isso será durante anos a recomendação! Em suma, se você poder esperar, aguente um mês e depois instale o referido Ubuntu.

Em todo caso, você pode sempre instalar o Ubuntu11.10 e ir experimentando tudo o que quiser, inclusive estragá-lo e quando vier o ubuntu 12.04 você formata o computador e instala esse Ubuntu. Com isto você já terá uma experiência superior pelo menos em fazer asneiras (que diga-se que é perfeitamente natural e muito importante para a nossa aprendizagem profunda!) :yeah:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Começando com Ubuntu

Mensagempor Ron Alon » Sex, 23 de Março 2012, 13:07

Mas não esqueça de deixar sua partição "home" feita, pois quando vier o próximo Ubuntu, você pode continuar com todos os seus arquivos e configurações pessoais de aplicativos. ( http://ubuntued.info/como-actualizar-a- ... ticao-home ).

Abraço! :rox:
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil


Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 16 visitantes