Bem-vindo: Seg, 17 de Junho 2024, 4:39 Pesquisa avançada

Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 4 de Janeiro 2012, 23:34

Claudio Novais » Qua Jan 04, 2012 11:10 pm escreveu:@Bitetti, 8Gigas SWAP acho exagerado. Na minha opinião 4 é suficiente para praticamente todas as situações. Entretanto, experimente isto:

@Miguel, normalmente para minha a recomendação inicial para "apagar configurações" é mudar o nome do ficheiro. Depois de reiniciar, se tudo correr bem apaga-se o ficheiro que foi renomeada (ou seja o ficheiro que era antigo e que supostamente era para ser removido). Assim, caso a solução de apagar as configurações não funcione (ou não adiante nada), pode sempre voltar atrás! ;)


Boas Cláudio, numa situação normal terias razão, mas, neste caso, voltar atrás não é uma opção.
Voltar atrás significaria ficar com tudo na mesma e isso o Luís não quer.
Ao apagar o ficheiro "user" ele começa de novo, como se acabasse de instalar o Ubuntu.
Foi exactamente o que aconteceu comigo. Mas mesmo!

De qualquer maneira como viste no meu "post", eu, da primeira vez que testei este "workaround" fiz um backup do ficheiro e é essa a indicação que dou.
Mas não é necessário, pois das outras 3 ou 4! vezes que me aconteceu, já não o fiz e tudo funcionou como descrevi.

Fiz as novas configurações e tudo a funcionar como deve ser.

No entanto, repito, na maior parte das situações, deve-se fazer sempre como escreveste. Backup e teste, se não resultar, voltar atrás.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Janeiro 2012, 10:28

Miguel72 » 04 Jan 2012, 22:45 escreveu:Boas Luís, desculpa a demora em responder!

Então vamos lá, abres a tua pasta pessoal com o Nautilus, seguido de Ctrl+H para teres acesso aos ficheiros ocultos.

Vais à pasta .config e depois à dconf.

Lá dentro irás encontrar um (1) único ficheiro com o nome "user".

Se quiseres faz um backup desse ficheiro, mas te digo, que não é necessário.
Basicamente, por minhas palavras, o que esse ficheiro faz é guardar as tuas configurações pessoais. Tema (total), Ícones, configuração da barra lateral do Unity e definições de energia (screensaver, tempo até desligar/bloquear ecrã,etc) e o fundo da Área de Trabalho.

Agora não te assustes, pois como já disse, aconteceu comigo e foi o que fiz! Posso-te dizer que é seguro e não há problema nenhum em o fazeres!

Apagas esse ficheiro e renicia o PC. Todas as configurações descritas acima vão estar como de "fábrica" (default).

Depois é só voltares a escolher o Tema, Ícones, configurares a Barra Lateral do Unity e não esquecer, ires às Definições de Sistema e definires as TUAS configurações de Energia de novo, assim com o Fundo da Área de Trabalho.

Descobri este "workaround" neste link:
http://askubuntu.com/questions/73576/appearance-does-not-change-on-switching-the-theme

Lê a parte que transcrevo aqui:

@ScottSeverance I refined/edited my solution. Only remove ~/.config/dconf/user. Then many settings like Desktop background and so on are gone, too. But this is more fine than removing the whole ~/.config folder.

Cumps.

P.S. - Quero acrescentar que este problema me aconteceu antes de ter instalado o Cinnamon. E que, desde que comecei a utilizar temas mais recentes (GTK3 e Gnome-Shell), nunca mais me voltou a acontecer.
O que me leva a acreditar que estaria relacionado com o uso de temas mais antigos (só GTK2) que ao serem incompatíveis, criavam este problema.

Logo quando chegar a casa já irei testar esse método. O mais engraçado é que aconteceu precisamente depois de ter usado algo semelhante ao que é descrito nisto:
I have this problem, too. It occurred after running a modified version of unity-greeter thus: unity-greeter --test-mode – Scott Severance Oct 31 '11 at 7:13

This is related to lightdm, apparently. – Scott Severance Oct 31 '11 at 7:18

Ou seja, depois de ter feito a execução do test-mode do LightDM o meu Ubuntu ficou assim. Pois apenas o voltei a iniciar (depois de usar o test-mode) no dia seguinte :|
E da outra vez que isto me aconteceu, pensei que era por ter instalado o LXDE, mas na realidade foi quando executei o mesmo comando no ambiente LXDE...

:obrigado: pela ajuda ;) Depois confirmo se funcionou :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Janeiro 2012, 10:43

Claudio Novais » 04 Jan 2012, 22:32 escreveu:Entretanto, Luís, visto que tens o Cinnamon instalado e visto que é algo ainda bastante novo e consequentemente instável até que provem o contrário, tenho a dizer que é bem provável que este problema esteja relacionado.

Algumas das soluções já te dei por email (ao resposta ao teu email) visto que hoje andei a trabalhar o dia todo e não estive muito pelo fórum. Mas volto a dizer: experimenta apagar todas as configurações do gnome da tua conta (pode ser através do Ubuntu Tweak).

Já agora, experimenta antes abrir a "Sessão Convidado" e vê como se comporta. Caso o problema se mantenha, não precisas de apagar as pastas, tal como disse no parágrafo anterior, pois não vai adiantar nada. Nesse caso o problema será algo mais grave/complexo.

Bem é veres a resposta que dei ao Miguel, isto é, se fosse do Cinnamon teria o mesmo problema em dois PC's, pois tenho-o instalado e apenas aconteceu isto num PC.

Bitetti escreveu:
Esse problema é quase certo de você não ter Swap. Estou certo? Infelizmente, não tendo SWAP é inevitável isto acontecer. O próprio windows utiliza algo equivalente, apenas não utiliza numa partição separada.

Pior é q tenho 8GB de SWAP, quase n uso mas tenho. E a placa de video tem 1GB :cry:
Imagem

Eu não tenho SWAP no desktop e ontem de um momento para o outro estava-se a prender o Xorg... E não era problema de memória, pois raramente tenho 10% da RAM ocupada (o PC tem perto de 12GB xD), por isso não percebo nada! Finalmente conseguira colocar a Nvidia a trabalhar como deve ser e de repente (no dia a seguir) fica com este problema :S
Só uma questão: Quantos núcleos compõem o seu processador?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Janeiro 2012, 19:58

Bom, primeiro experimentei a dica do Cláudio de entrar na Sessão Convidado. Foi tudo carregado correctamente aí nessa sessão. Então apliquei a dica do Miguel e foi remédio santo :lol:
Já não torno a executar o seguinte comando:
lightdm --test-mode
Foi este comando que desactivou algumas funções e deu cabo de tudo!

Bem, no que toca ao portátil, o problema está RESOLVIDO! Só falta agora vir um driver como deve ser para a Nvidia e acabar de vez com o problema do Xorg a ocupar mais de 40% do CPU!

:obrigado: a todos :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 5 de Janeiro 2012, 21:05

Boas Luís, ainda bem que resolveste o problema!

Quanto ao sucedido, como havia dito, eu já tinha passado pela mesma situação que tu.

Na altura, coloquei a questão aqui no forum http://www.forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=30&t=526 e como nenhuma das soluções apresentadas resultou, acabei por me esquecer que havia aqui a colocado.

Depois de instalar de novo o Ubuntu, como refiro no tópico, acabei por ter outra vez o problema e, depois de muito "fuçar", encontrei o "workaround" que descrevi.

Mas, esqueci-me completamente do tópico que acima referi! Facto pelo qual peço as minhas desculpas!

Vou colocar o "workaroud" nesse tópico e adicionar "resolvido".

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 9 de Janeiro 2012, 15:49

Se até ao final da semana não disser mais nada, então a Nvidia GeForce GTS 450 funciona bem pelo seguinte método no Kernel Corrente:
sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-current
(visto aqui)

Será que é desta que fecho este tópico?
Veremos :sneaky:

A versão 285 (disponível no site da Nvidia) do driver andava com alguns problemas (não se entendiam) em lidar com o Xorg, deixando este último a comer muito CPU, o que resultava em lentidão!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Ubuntu fica lento e com aspecto antigo...

Mensagempor miles_maverick » Qui, 1 de Novembro 2012, 15:54

Claudio Novais (04-01-2012, 22:10) escreveu:@Bitetti, 8Gigas SWAP acho exagerado. Na minha opinião 4 é suficiente para praticamente todas as situações. Entretanto, experimente isto:

@Miguel, normalmente para minha a recomendação inicial para "apagar configurações" é mudar o nome do ficheiro. Depois de reiniciar, se tudo correr bem apaga-se o ficheiro que foi renomeada (ou seja o ficheiro que era antigo e que supostamente era para ser removido). Assim, caso a solução de apagar as configurações não funcione (ou não adiante nada), pode sempre voltar atrás! ;)

Eu estava com duas partições Swap de 4GB cada (depois que descobri que o danado do Debian, pegava tudo para si). Tive que tirar uma delas para fazer uma partição compartilhada entre o Linux e o Windows 8... (Só reservei 20 GB...)
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Anterior

Voltar para Questões gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron