Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 10:00 Pesquisa avançada

Instalar Alguns drives...

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Instalar Alguns drives...

Mensagempor alissonsep » Sáb, 27 de Julho 2013, 1:07

Olá amigos, estou começando a usar o ubunto agora, tanto q pedi a um colega para instalar...

Então, quanto a instalação, ela foi feita em meu netbook asus Eee PC Seashell series amd com 2GB ficou tudo bem, um pouco lento, acho q por causa dos requisitos do pc, mais a rede wireless ficou muito ruim... demora muito para aparecer as conexões disponiveis e quando conecta cai direto... gostaria de saber se posso instalar o wine para instalar nele (ubuntu) o drive de rede wireless que estava instalado no windows... ?

Agrade a ajuda.

Obrigado

alissonsep
 
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Julho, 2013

Re: Instalar Alguns drives...

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 27 de Julho 2013, 1:18

Olá alissonsep,

Antes de mais seja bem vindo ao forum do Ubuntued! Se você quiser apresente-se aqui nesta secção. ;)

Bom, sobre o Wine e drivers, a coisa não funciona assim, por isso em resposta rápida, não, não pode. O que acontece, simplificando, é que um driver é um software que fica entre os programas e o hardware, ou seja, é algo que comunica diretamente com o hardware. Ora, o Wine é um software que fica sobre o kernel que funciona como uma caixa negra de drivers e algumas outras coisas de gestão do sistema. Portanto o que você quer ter quando fala em usar o wine para instalar drivers é o seguinte: hardware < kernel < wine < drivers. Quando o driver é feito para comunicar diretamente com o hardware.

Isto é apenas para você ter um pequena noção de como funciona um driver (em qualquer sistema). Por isso, o Wine é usado apenas para programas, ok?

Quanto ao seu problema em específico pelo que vi na internet, é um problema bastante comum para o seu modelo de computador. E agora tenho uma boa e uma má notícia. Vou começar pela boa: há solução para o seu problema. A má é que o procedimento não é simples e sinceramente não recomendo a um utilizador novato. O procedimento é simples, mas acho que vai assustar você por isso será que o seu amigo pode ajudar neste aspeto? Se sim, diga-lhe para seguir o procedimento deste link:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalar Alguns drives...

Mensagempor alissonsep » Sáb, 27 de Julho 2013, 3:02

Então ela (wireless) só funcionará corretamente se eu seguir este tutorial amigo ?

alissonsep
 
Mensagens: 2
Registrado em: 27 Julho, 2013

Re: Instalar Alguns drives...

Mensagempor Anderson Henrique » Sáb, 27 de Julho 2013, 3:36

Sabe, gostaria de propôr o uso do Ndiswrapper. Para instalá-lo use:
sudo apt-get install ndisgtk ndiswrapper-common ndiswrapper-utils-1.9 cabextract


Sei que ainda está começando no Ubuntu, mas por isso mesmo peço que vá se acostumando ao máximo com o Terminal.

Agora baixe o driver, que pode ser encontrado aqui. Baixe-o no pasta Downloads. Acesse o terminal e copie e cole o comando abaixo.

cd ~/Downloads && cabextract ID2WLN08WW5.exe


Após a extração, vá no Dash (assumo que esteja usando o Unity) e lance o Ndiswrapper. Será requerida a sua senha root. Assim que abrir, aperte em "Adicionar Driver" e navegue até a pasta "Driver", em Downloads. O caminho é: '/home/seu Usuário/Downloads/Driver.

Se o seu sistema for 64-bits, entre na pasta e selecione o arquivo "bcmwl6.inf". Se for 32-bits entre na basta correspondente e selecione o arquivo de mesmo nome.

Bom, não tenho como garantir o funcionamento, pois há casos em que o Ndiswrapper é excepcional e outros em que é uma perda total de tempo. Há alguns anos, quando eu tinha uma placa RTL8167, só tinha acesso à internet por meio dele.

Outra coisa. Embora a solução que apresentei seja mais simples do que a que está no link que o Claudio passou, recomendo a dele. Mas qual o por quê? É simples. Já que está começando no Ubuntu, nada melhor do que ir se adaptando ao seu modo de funcionamento. Para usuários GNU/Linux, o uso do Terminal é algo que se faz necessário.

Espero ter ajudado, e qualquer dúvida tentarei ajudar.
Linux: mais que uma alternativa. Uma filosofia.
Imagem
Avatar do usuário
Anderson Henrique
 
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Junho, 2011
Localização: Propriá, SE, Brasil


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 64 visitantes