Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 22:57 Pesquisa avançada

Gerenciador de arquivos no ubuntu

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor Thiago Frazão » Qui, 4 de Julho 2013, 0:07

Decidi criar este tópico e dedicá-lo a uma aplicação que é muito importante, e que provavelmente é um dos grandes responsáveis pela fama de lento que o ubuntu tem. Estou falando do gerenciador de arquivos, cujo o nautilus é o padrão do ubuntu.
O nautilus, como já disse, peca pelo peso, e somente pelo peso.

Mas ubuntu é linux, e por ser linux, existem alternativas! Vou apresentar aqui algumas alternativas, das quais conheço, mais leve que o nautilus.

PCManFM



Talvez o mais leve de todos, é o gerenciador de arquivos padrão do ambiente LXDE.

sudo apt-get install pcmanfm

Prós
  • É leve
  • Muitas funcionalidades
  • Mais opções (que o nautilus) com relação ao modo de vizualização
Contras
  • Pode não parece tão bonito, dependendo do gosto de cada um
  • Não tem plugin para dropbox e ubuntu one (ao menos não achei

Pantheon-Files



Padrão do ElementaryOS, também muito leve, e bonito! Gosto especialmente da visualização em colunas.

  • Ele funciona melhor no ubuntu com este tema

    sudo add-apt-repository ppa:elementary-os/daily && sudo apt-get update && sudo apt-get install pantheon-files

    Primeiro comando para adicionar repositório, o segundo para atualizar a lista de repositórios e o terceiro efetivamente para instalar.

    Instalar plugin do dropbox:
    sudo apt-get install pantheon-files-plugin-dropbox

    Instalar plugins do ubuntu one:
    sudo apt-get install pantheon-files-ubuntuone


    Mas cuidado!! Pois o pantheon-files, assim como o elementaryos, está em versão beta!


    Prós
    • Leve e bonito
    • Mais opções com relação ao modo de visualização
    Contra
    • Ainda está em beta, e portanto podem ocorrer eventuais bugs
    • Faltam algumas funcionalidades, nomeadamente, a partilha de pastas em rede
    • Sem a opção "abrir pasta atual como root/no terminal



Espero que gostem! Há outras alternativas que sei, como o nemo por exemplo, mas nunca testei!
Fiquem livres para discutirem, e apresentar outras alternativas além das que citei.
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 4 de Julho 2013, 1:15

Existe também o Marlin que foi da era pre-Pantheon que não sei se foi descontinuado ou não:

Entretanto o PcmanFM tem uma briga saudável muito grande com o Thunar. Instalação:
sudo apt-get install -y thunar


Para além disso, o pessoal do Mint fez um fork do Nautilus, o Nemo por não gostarem do rumo que o Nautilus tem vindo a ter. Não sei se é mais rápido, mas também não é difícil sê-lo. Instalação:
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable -y && sudo apt-get update

sudo apt-get install -y nemo


Existe ainda um outro, que na minha opinião é extremamente nerd :desdentado: chamado Gnome-Commander:
sudo apt-get install -y gnome-commander


Por fim, ainda existe vários do KDE, nomeadamente o Dolphin e o qtfm, mas esses já não são nativos do Gnome, se bem que o qtfm já começa a não fazer diferença com tanto qt que a Canonical quer nos impingir com o seu Unity [touch].

@Thiago, está convidado a analisar todos eles! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor Exploit » Qui, 4 de Julho 2013, 3:37

gosto do nemo.. não tenho queixa..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Sex, 5 de Julho 2013, 18:23

O Cláudio referiu o Thunar, o gestor de ficheiros usado no xfce.
As versões anteriores à mais recente, deixavam a desejar sobretudo na estética, era uma espécie de passo atrás quando comparado com os demais. Mas a sua rapidez e simplicidade eram fatores de peso. Atualmente com uma estética renovada, esteticamente quase igual ao PcmanFM num primeiro olhar, talvez seja esta a razão da briga entre eles, apresenta um conceito muito mais apetecível que eu e muitos mais agradecemos.



Destaquei aqui o pormenor no painel lateral que acho muito importante tanto na estética como na funcionalidade o que na prática revela maior liberdade, ou seja, o que achamos desnecessário podemos retirar o visto de visualização. Para além disto, há a opção de abertura de novas janelas através de separadores o que também é muito útil e também em cima a opção com estilo de barra de ferramentas ou de barra de caminho; tudo isto por muito pouco consumo de memória. A minha dúvida ainda é se o Thunar pode ser usado em outros ambientes para além de também o Gnome shell. :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor Bitetti » Sex, 5 de Julho 2013, 18:32

Dá vontade de testar o Phanteon, pessoalmente n reclamo do Nautilus. Msm pq para navegar só clico em alguma pasta mãe e digito mais ou menos o nome doque quero e ele localiza as coisas.
A unica coisa chata é q de tempos em tempos ele começa a dar pane. Talves por causa dos codecs de imagem. O Phanteon lembra muito o do Mac... se for leve e sair do padrão rWindows to dentro.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 5 de Julho 2013, 18:48

Olá José Craveiro,

Efetivamente deram um boost muito grande ao visual do Thunar, não tinha conhecimento disso. Eu achava-o muito "deslavado", demasiado simples, tal como se calhar ainda acho e o mesmo para o PCmanFM. Mas que é certo é que melhorou muito!

Eu gosto muito de ver a evolução destes projetos, que uma evolução clássica do software livre: começam com coisas muito simples e extraordinariamente rápidas e depois vão acrescentando funcionalidades e a velocidade vai-se mantendo muito rápida.

Infelizmente isso tem vindo a ser esquecido e o objetivo de algumas comunidades é simplesmente apresentar resultados. O expoente máximo de exemplo desse problema é o Unity, quiseram "deitá-lo para fora" o mais rápido possível acabando por apresentar uma coisa muito pesada e na altura cheia de problemas. Em todo o caso, ele não é único, o Gnome-Shell está dentro do mesmo "saco", se bem que conseguiram evoluir muito, ao contrário do Unity.

Ah, já agora, José, parabéns pelo ambiente, muito bonito! Já partilhou no tópico dos desktops?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Sex, 5 de Julho 2013, 19:10

Sim Cláudio, a imagem que coloquei é uma das que compõem o tema que enviei para esse tópico.
SE bem que ando às turras com ambientes xfce que insisto em fazerem-se parecer em parte com o gnome shell, acho que preciso reinventar o xfce sem fugir da sua base que o identifica, mas isto são outros pormenores, portanto offtopic. :)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor Thiago Frazão » Seg, 8 de Julho 2013, 16:10

@Claudio, agora estou a ocupar mais espaço com gerenciador de arquivos do que com os arquivos :desdentado:

O thunar, como o José disse, parece muito com pcmanfm, mas se reparar bem, a estética dele é mais trabalhada! Um recurso que me chamou a atenção nele foi o renomear em massa! Bem legal pra quem tem uma pasta cheio de imagens, como eu!

O nemo também é bem interessante, principalmente quanto ao modo de visualização, que pode ser definida em diferentes pastas. Por exemplo, na home pode ser em lista, enquanto que nas imagens, pode ser em ícones!

O Gnome Commander.... sinistro :desdentado: :lol:
Achei legal o fato de ser em dois painéis!

Quanto a leveza, todos com exceção do nemo são bem leves! Não que o nemo seja pesado, mas se aproxima do nautilus nesse quesito! Mas por outro lado é bonito como o nautilus!

Quanto ao fato de o nautilus dar pane, até aqui ele funcionou muito bem no meu computador! Na verdade, minha "bronca" com o nautilus começou quando fiz combinações com temas de ícones, pois tive que abrir várias abas. Foi quando efetivamente senti o peso dele. Mas para tarefas simples, como abrir arquivos de música, por exemplo, ele é bom!



Pra quem gosta da opção "abrir localização atual pelo terminal" no nautilus (não o tem por padrão), rode o comando abaixo para instalar.
sudo apt-get install -y nautilus-open-terminal


Depois disso é só clicar com o botão direito do mouse e verificar a opção "abrir em um terminal" ;)
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 8 de Julho 2013, 16:16

Gostei muito desta sua análise Thiago! ;)

Seria bem interessante fazer um artigo para cada um desses gerenciadores. Talvez nas minhas férias eu faça isso! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Gerenciador de arquivos no ubuntu

Mensagempor Thiago Frazão » Seg, 8 de Julho 2013, 16:20

Obrigado. Demorei um pouco pois testei cada um deles, e fiz um resumo aqui!

Abraço
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 60 visitantes