Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 11:29 Pesquisa avançada

CryptFolder-indicator

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

CryptFolder-indicator

Mensagempor Onvate » Qua, 6 de Março 2013, 3:56

Gostaria de saber se alguém pode me dá umas dicas, já procurei e tentei algumas soluções, mas não consegui.
Vamos aos detalhes:
Instalei o CryptFolder indicator no meu Ubuntu 12.04 e para fazer o teste fiz o seguinte:
Encrypted folder: home/nelson/Área de trabalho/teste
Mount Foder:home/nelson/Área de trabalho
Coloquei a senha e para a minha surpresa o resultado foi o seguinte.
Todos os ícones da minha área de trabalho e as pastas com arquivos sumiram e não consigo abrir o cadeado que aparece na bandeja de notificação.
Dei uma olhada no Monitor do sistema e o CryptFolder só fica dormindo.
Se alguém colaborar com uma dica vou ficar muito agradecido.
Avatar do usuário
Onvate
 
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Março, 2013

Re: CryptFolder-indicator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 6 de Março 2013, 20:06

Nunca usei esse indicador, no entanto parece-me óbvio o que deve ter acontecido: ao você indicar a área de trabalho como o local a ser montado, o que o indicador fez foi substituir a pasta da Área de trabalho, pela pasta desencriptada "teste".

Experimente criar uma pasta auxiliar, por exemplo "teste_desencriptada" e escolha-a como Mount Folder. Depois veja se se o sistema de encriptação está a funcionar corretamente.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: CryptFolder-indicator

Mensagempor Onvate » Qua, 6 de Março 2013, 23:11

Boa noite meu amigo Claudio Novaes!
Tentei fazer o ação que você me orientou a fazer, porém quando coloco outra pasta no "Mount Folder clico no OK e não acontece simplesmente nada, ou seja o programa não está aceitando mudar o endereço. No momento minha preocupação é apenas conseguir recuperar 4 pastas com arquivos que eu tinha na área, ou seja, tem outra maneira de tentar recuperar essas pastas?
Avatar do usuário
Onvate
 
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Março, 2013

Re: CryptFolder-indicator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 6 de Março 2013, 23:21

Se houve realmente a tal substituição você ficou sem os ficheiros! Basicamente o que aconteceu é que a tabela que lista o posicionamento dos ficheiros ficou sem eles e portanto ficaram perdidos. Existe possibilidade de tentar recuperar mas não tenha muitas esperanças:

Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: CryptFolder-indicator

Mensagempor Onvate » Qui, 7 de Março 2013, 0:41

Claudio! Passando para te agradecer a boa vontade.
Nossa! Eu esqueci de citar a pior parte, é que na verdade eu ainda sou leigo no Linux, portanto assisti aos vídeos, mas deu um medo de mexer e piorar as coisas. Primeiro vou tentar remover os meus arquivos mais importantes para não ter uma grande decepção, como tenho aproximadamente uns 250 GB de arquivos, vou providenciar outro HD para depois tentar reaver os meus arquivos (que na verdade, são arquivos do meu trabalho). Por enquanto vou deixar da maneira que está. Mas não nego que a sua atenção foi nota 10. Muito obrigado.
Avatar do usuário
Onvate
 
Mensagens: 3
Registrado em: 06 Março, 2013

Re: CryptFolder-indicator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 7 de Março 2013, 1:05

Cuidado! Se é para recuperar não use muito o computador! Quanto mais usar mais vai mexer com as zonas vazias que é onde os seus ficheiros perdidos estão! Ora, se escrever um ficheiro novo por cima desses ficheiros (que é altamente provável) aí não conseguirá recuperar!

Portanto, se se quer fazer backup eu até diria arrancar já por um liveCD do Ubuntu para não escrever mesmo nada no disco. Faça as cópias de segurança e depois tente recuperar. Quanto mais tempo deixar passar mais probabilidade tem de novos ficheiros ficarem por cima dos ficheiros perdidos que você quer recuperar.

Isto que estou a dizer não tem nada relacionado com ser Ubuntu, no Windows ocorre exatamente o mesmo: os ficheiros ao serem apagados, não são limpos do disco. Na verdade o disco fica com a zona que era ocupada por esses ficheiros com o "selo de zona livre" para escrever por cima. Ao escrever não adiantar tentar recuperar.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 70 visitantes