Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 7:23 Pesquisa avançada

Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 3 de Abril 2012, 19:59

O que é o Enlightenment?



O Enlightenment não é apenas um gestor de janelas para Linux/X11 e outros, é um conjunto completo de bibliotecas ajudando a criação de magníficas interfaces de utilizador com um menor esforço quando comparado com os métodos antigos e evitando as tradicionais ferramentas. A sua utilização vai desde os pequenos dispositivos móveis tal como o telemóvel (celular) até aos potentes computadores com múltiplos núcleos.

Aligeirar é o objectivo deste projeto. Uma vez que era apenas um humilde gestor de janelas para X11 que queria fazer coisas de maneira diferente. Isto pode ser confuso quando se refere ao Enlightenment, que pode significar o projeto como um todo ou apenas o gestor de janelas adequado. As bibliotecas que estão por detrás do Enlightenment, colectivamente referidos como EFL, cada uma tem um nome específico e objectivo.

O gestor de janelas é esguio, rápido, modular e muito extensível para X11 e Linux. É classificado como um "ambiente gráfico" proporcionando aquilo que precisa para trabalhar no seu desktop (ou laptop), mas não é uma suite de aplicativos inteiro. Este permite lançar aplicações, gerir as suas janelas e realizar outras tarefas de sistema como Suspender, Reiniciar, gerir ficheiros e assim por diante.

Plataformas



Para quem pensa que este Enlightenment se destina apenas aos amigos do Pinguim, desengane-se...

O Enlightenment e o EFL suporta diversas plataformas, sendo o Linux a plataforma predilecta dos seus programadores, mas alguns fazem alguns esforços para colocar as coisas a funcionar em FreeBSD e outros baseados em BSD, Solaris, MacOS X, Windows (XP, Vista, 7, etc), Windows CE e mais. A compatibilidade irá variar, mas grande parte do núcleo EFL suporta todos os Sistemas Operativos Linux, BSD, Solaris e outros UNIX-like. O suporte ao Mac deve funcionar graças ao suporte do X11 no OS X, e existe suporte no Windows para muitas das bibliotecas do núcleo (XP, Vista, 7, CE).

Como este projecto se destina a diversos tipos de plataforma, o utilizador tem à sua mercê diversas possibilidades de obter 3D. Este pode ser garantido com recurso a Hardware por intermédio do OpenGL, ou pode ser utilizada emulação por software. Mas cautela, algumas das opções encontram-se em fase experimental, podendo deparar-se com alguma instabilidade!

Algumas características



Tal como acontece com os Ambientes Gráficos mais antigos, o Enlightenment possui um Menu flutuante (que pode ser encontrado no Ambiente de Trabalho através do clique esquerdo do mouse) rico em funcionalidades. Algumas destas funcionalidades podem ser encontradas, por exemplo, no XFCE. Trata-se de aceder a aplicações através de um simples menu (para quem esteja habituado a trabalhar com Gnome e KDE mais recentes, pode achar este aspecto desconfortante). Outra das funcionalidades é o facto de podermos adicionar um ou vários painéis onde podemos carregar os módulos que pretendermos (por exemplo, lista de favoritos, menu, ambientes virtuais, relógio, etc). No entanto estes módulos funcionam como no KDE, isto é, não têm de estar confinados apenas ao painel, podem ir directamente para o Ambiente de Trabalho (caso do relógio, que vinha originalmente no painel e que coloquei no canto superior direito).
No entanto não estejam à espera de encontrar um Gestor de Ficheiros ao estilo do Nautilus (Gnome), Dolphin (KDE), Thunar (XFCE) ou até mesmo o PCManFM (LXDE). No Enlightenment prima-se pela leveza e rapidez, então em vez de ver algo tão complexo como os supra mencionados, o utilizador irá deparar-se com algo tão simples que parece um visualizador de imagens... Para navegar neste gestor, apenas terá de clicar com o esquerdo do mouse e encontrará um menu com as opções que necessita para lidar com este. Não é um menu tão completo como o do Ambiente de Trabalho, mas faz o seu trabalho. Pode ser que isto evolua um pouco mais e lhe adicionem mais algumas funcionalidades! Fica a falhar um pouco pela falta das opções de Retroceder e Avançar, pois a falta destas pode tornar a navegação um pouco complexa e depois não há a indicação do caminho para sabermos onde está este ou aquele ficheiro!

Para os amantes do Gnome Do e ferramentas do género, o Enlightenment tem a opção Executar Everything que nos permite arrancar esta ou aquela aplicação, sem que o utilizador tenha de andar a consultar este ou aquele menu. Deixo aqui duas imagens a apresentar esta ferramenta.

Só a título de curiosidade, deixo aqui uma imagem com o peso deste Enlightenment a correr num portátil com as seguintes características: SO: Ubuntu 11.10 64 bit | Kernel: 3.2.13 | CPU: Intel Celeron 575 @ 2GHz | RAM: 2GB | GPU: Intel Mobile GM45 Express


Adição do repositório e instalação do e17



Após experimentar a versão que está presente nos repositórios do Ubuntu, resolvi experimentar a versão mais actual disponibilizada por Hannes Janetzek. Então para adicionar este repositório, abra o terminal e execute o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:hannes-janetzek/enlightenment-svn && sudo apt-get update

Depois de adicionar o repositório, instale o Enlightenment (apelidado de e17, pois a versão actual é 0.16.999.65643) e um tema que joga bem com o GTK, ao contrário do que vem de origem, através do seguinte comando:
sudo apt-get install e17 detourious-theme


Recomendo



Se quiserem mesmo ver este Enlightenment no seu auge, experimentem com uma distro que a utilize de origem :OK: Podem ver esta sugestão apresentada pelo Nuntius Express Luciano F. Fernandes: viewtopic.php?f=37&t=1478#p10840

Fontes



Enlightenment - Beauty at your fingertips
Repositório fornecido por Hannes Janetzek
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 3 de Abril 2012, 23:55

Actualizado ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor Miguel Fonseca » Qua, 4 de Abril 2012, 0:26

Boas Luís, obrigado pelo excelente "post"!!

Assim que tiver um pouco mais de tempo, vou experimentá-lo certamente.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor tiagokalisto » Qua, 4 de Abril 2012, 1:13

opções são sempre bem vidas :OK: gosto de ambientes limpos, se poder testarei esse. :lol:
Imagem
The Valve Linux Team
Eu Gostaria de Mudar o Mundo ;) , mas não me deram o Codigo-Fonte... :roll:
Avatar do usuário
tiagokalisto
 
Mensagens: 279
Registrado em: 02 Abril, 2012

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 4 de Abril 2012, 1:36

Dêem uma vista de olhos nesta galeria do Linux Bodhi que o Luciano hoje partilhou comigo:
https://plus.google.com/u/0/photos/1025 ... 0952976689

Por acaso parece ser mesmo potente esse ambiente!


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor José Craveiro » Qua, 4 de Abril 2012, 1:40

Tão leve quanto o meu xfce de 32 bits e este a funcionar com 64 bits? O que é que lhe falta que o meu já tenha? ¬¬
Já agora, pronuncia-se "Enlaitman"? :ups:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Abril 2012, 9:39

Miguel72 escreveu:Boas Luís, obrigado pelo excelente "post"!!

Assim que tiver um pouco mais de tempo, vou experimentá-lo certamente.

Cumps.

;) depois partilhe a sua opinião :sneaky:

tiagokalisto escreveu:opções são sempre bem vidas :OK: gosto de ambientes limpos, se poder testarei esse. :lol:

8) o bom do Linux, poder usar o ambiente que quisermos sem grandes complicações :lol: e neste caso, estando apenas à distância de um sudo apt-get install :rox:

Claudio Novais » 04 Abr 2012, 01:36 escreveu:Dêem uma vista de olhos nesta galeria do Linux Bodhi que o Luciano hoje partilhou comigo:
https://plus.google.com/u/0/photos/1025 ... 0952976689

Por acaso parece ser mesmo potente esse ambiente!
Spoiler:

fantásticos esses deskmods :) Tenho mesmo de experimentar esse Linux Bodhi para ver a diferença entre Ubuntu 11.10 com Enlightenment em cima dos Gnomes todos e uma distribuição com o DE de origem :p

José Craveiro escreveu:Tão leve quanto o meu xfce de 32 bits e este a funcionar com 64 bits? O que é que lhe falta que o meu já tenha? ¬¬
Já agora, pronuncia-se "Enlaitman"? :ups:

Pois, eu avisei que era mais leve, se em 64 bit tem aquele peso, imagine-se na versão 32 bit!!! :desdentado:
Quanto a pronuncia, não sou perito mas Enlightenment deve soar a «Enlaiguetemam»... só mesmo ouvindo alguém de língua inglesa a pronunciar a palavra xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor Ron Alon » Qua, 4 de Abril 2012, 16:17

Que ambiente lindo este. Se a Canonical tivesse apostado em algo assim, não teriam tanto problema quanto tiveram com o Unity.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor José Craveiro » Qua, 4 de Abril 2012, 20:23

Falando de peso, ou melhor, menor peso, este ambiente pelo menos para já destaca-se pela diferença e este screen mostra isso mesmo (clicar para aumentar).



Convém sublinhar que usei num Ubuntu 11.04 em VM, 32 bits e a usar apenas a página do fórum e claro o monitor de sistema.
Quanto ao consumo de RAM, bom, não confio na exatidão desses valores em VM, mas dá para comparar com outra VM onde funciona nas mesmas circunstâncias um xfce. Enquanto o 1º mostra o valor acima, o 2º habitualmente aproxima-se dos 300 MB.
Isto por si só merece alguma atenção. Agora em termos de funcionamento, parece que nos atiramos para uma piscina de bolas de borracha tipo parque infantil, muito leves e muito saltitonas! :roll: Como ainda não me habituei à disposição e de como funcionam parte das coisas, quase tudo parece estranho.

Um pormenor pelo menos para mim importante é no conjunto de áreas de trabalho, na área de janelas minimizadas só aparecerem os itens que usamos na área de trabalho que usamos naquele momento. Já me aconteceu ter algumas coisas abertas em outras áreas de trabalho, desligar o pc e esquecer do que não cheguei a fechar porque simplesmente não é visível na área em questão e devido a isso surgiram já algumas trapalhadas; no xfce não tenho este problema porque tudo o que está aberto é visível em todas as áreas, já com os outros ambientes... :\
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Enlightenment - Um Ambiente Gráfico alternativo!

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 4 de Abril 2012, 21:07

Olá José Craveiro,

Tal como tinha referido, isto é um ambiente que requer alguma habituação, pois tem um funcionamento diferente. Penso que isso de mostrar as aplicações no ambiente activo ou em todos é configurável. De momento não posso dizer como, pois não o tenho instalado neste computador! Quando estiver no outro PC, deixo-lhe aqui como resolver essa questão ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Próximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron