Bem-vindo: Seg, 24 de Julho 2017, 9:30 Pesquisa avançada

Tem 16 anos e resolveu um enigma de Newton

Esta secção é dirigida a todo o tipo de conversas que não se enquadrem nas secções acima. São proibidas conversas com teor racista, religioso, político, pornográfico, violento entre outros semelhantes.

Tem 16 anos e resolveu um enigma de Newton

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 28 de Maio 2012, 16:48

Um jovem indiano, de 16 anos, conseguiu resolver um enigma que matemáticos profissionais tentavam resolver há 350 anos. Ainda assim, Shourryya Ray diz não ser um génio.

Shourryya Ray, um estudante de 16 anos, encontrou a solução para um enigma matemático colocado por Isaac Newton há 350 anos e que até agora estava por resolver.

Ray ganhou um prémio de investigação e é classificado como "génio" por elaborar duas teorias acerca da dinâmica das partículas sobre as quais os físicos, nos últimos anos, apenas tinham conseguido uma aproximação, utilizando poderosos sistemas de cálculo. O jovem conseguiu calcular a trajetória exata de um projétil submetido à força da gravidade e à resistência do ar. Foi ainda capaz de estimar com precisão o tipo de impacto e de ressalto que se segue quando determinado corpo bate contra uma parede.

Graças à formulação do adolescente, que apresentou com o ambicioso título "Solução analítica de dois problemas fundamentais não resolvidos da dinâmica das partículas", os cientistas podem agora resolver o problema com uma nova abordagem.

Ray foi confrontado com este problema durante uma visita à Universidade Técnica de Dresden. Os estudantes receberam os dados brutos para avaliar a trajetória de uma bola, mas os métodos atuais não permitiam chegar a um resultado exato.

"Quando os meus professores me disseram que estas questões não tinham solução, pensei: 'bem, não custa tentar'. Talvez esta ingenuidade de estudante me tenha ajudado", disse à imprensa. De acordo com o jornal "The Sunday Times", o jovem recusou-se a acreditar que o problema não podia ser resolvido.

A paixão de Ray pela matemática foi herdada do pai, que é engenheiro e o estimulou desde pequeno a resolver problemas matemáticos. Aos seis anos, era já capaz de resolver equações com elevado nível de dificuldade. Nascido em Calcutá, na India, mudou-se há quatro anos para Dresden, na Alemanha, sem saber falar alemão, língua na qual já é fluente. Está agora a preparar-se para os exames do secundário, dois anos antes dos colegas da sua idade.

Ray nega, com modéstia, que é um génio, lembrando que gostaria de ser melhor em certas disciplinas, como Educação Física. Está agora a decidir o que vai estudar na faculdade e está indeciso entre Matemática ou Física.

Artigo Original:


Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tem 16 anos e resolveu um enigma de Newton

Mensagempor Miguel Fonseca » Seg, 28 de Maio 2012, 17:01

Boas Cláudio, sem dúvida que precisamos de mais jovens como este, de modo a olharmos para o nosso Futuro com maior confiança.

Obrigado pela partilha.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Tem 16 anos e resolveu um enigma de Newton

Mensagempor Davysson Silva » Seg, 28 de Maio 2012, 19:06

O garoto resolveu problemas que ninguém conseguiu e não se acha um gênio. 8|
Avatar do usuário
Davysson Silva
 
Mensagens: 933
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: João Pessoa - PB


Voltar para Seja livre e converse! [OFF-TOPIC]

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes

cron