Bem-vindo: Dom, 16 de Junho 2024, 13:24 Pesquisa avançada

Compatibilidade do Linux? [RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Compatibilidade do Linux? [RESOLVIDO]

Mensagempor Emanuel A. Leite » Dom, 14 de Abril 2013, 14:42

Olá a todos,

Bem, estou com uma dúvida sobre a questão da compabilidade desse sistema operacional, Linux, quanto a outros computadores que possuem windows. Todos os computadores que não possuem linux, podem ser compatíveis com ele? 8|
Editado pela última vez por Emanuel A. Leite em Seg, 15 de Abril 2013, 3:14, em um total de 1 vez.
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor abdo » Dom, 14 de Abril 2013, 15:44

Emanuel A. Leite escreveu:Olá a todos,

Bem, estou com uma dúvida sobre a questão da compabilidade desse sistema operacional, Linux, quanto a outros computadores que possuem windows. Todos os computadores que não possuem linux, podem ser compatíveis com ele? 8|


Podemos dizer que a quase totalidade dois computadores são compatíveis com o Linux, existem algumas excessões como os Mac ou algum hardware especifico para os quais os drivers não são disponibilizados para o Linux.

Você pode testar qualquer computador através dos liveCD's ou mesmo atraves de um pendrive.

Caso você rode um Linux por esses meios sem nenhum problema então você pode instalar esta distribuição no PC testado sem temores.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
Avatar do usuário
abdo
 
Mensagens: 696
Registrado em: 08 Abril, 2012
Localização: João Pessoa - PB- Brasil

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 15:55

Emanuel A. Leite (14-04-2013, 13:42) escreveu:Olá a todos,

Bem, estou com uma dúvida sobre a questão da compabilidade desse sistema operacional, Linux, quanto a outros computadores que possuem windows. Todos os computadores que não possuem linux, podem ser compatíveis com ele? 8|

Nem todos, isto é, pelo menos não na sua totalidade. Existe hardware que já é suportado pelo Linux, pois já há drivers para ele. Agora há outro hardware que por ser novo ou por problemas de compatibilidade por o fabricante criar barreiras para outros SO que não sejam Windows...

De lembrar, que muitos dos drivers livres existentes para Linux, foram produzidos por utilizadores, porque as empresas não contribuíram para o mesmo, tal como fazem para sistemas Windows... No entanto, se tiver hardware com Intel e/ou nVidia (pois ajudam a comunidade por fornecerem drivers, no caso da Intel, ajuda mesmo ao nível do Kernel), pode ter sorte e conseguir correr tudo bem, mas como o suporte não é apenas no CPU, GPU, há outros factores que podem deitar tudo a perder... Embora os casos de insucesso tenham vindo a decrescer, ainda é uma possibilidade!

O que recomendo, teste primeiro com um Live CD/DVD/USB do Ubuntu, veja se tudo é detectado correctamente. Verifique se o Wireless (caso tenha), Ethernet, Gráfica (GPU) e restante hardware se funciona (teste também o áudio, experimente os ficheiros de exemplo que estão presentes na sessão Live).

Se tiver uma placa gráfica AMD, o melhor é ter cautela, já que desde o Ubuntu 12.10 que eles têm andado algo parados e o suporte é péssimo na opinião de alguns utilizadores, por isso, o melhor é ficar pelo Ubuntu 12.04 para evitar algumas dores de cabeça!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 14 de Abril 2013, 16:01

Mete um Ubuntu num CD e experimenta. Não altera nada do computador.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Emanuel A. Leite » Dom, 14 de Abril 2013, 16:11

Muito obrigado a todos vocês que me ajudaram. Mas vim fazer esta pergunta porque eu e um amigo meu tentamos dar boot no meu notebook só que nós dois não conseguimos. =/ Só conseguimos uma vez, agora quando foi instalar meu notebook travou. Tenho 3 DVDs, já usamos 2 falta 1, se não funcionar para mim vai estar complicado, porque estou querendo logo o Ubuntu das várias vantagens que vi sobre esse sistema. =)

--------------------------------------------------

Fizemos um teste com 2 arquivos: ubuntu-12.10-desktop-amd64 e ubuntu-12.10-desktop-i386. O primeiro foi uma base de 64-Bits, quanto ao segundo não sei.

--------------------------------------------------

Meu notebook é um Acer Aspire 4739, formatado para windows 7 ultimate 64-Bits (o windows update tá com problemas). Tem os componentes:

Processador: Intel Core i3 2.40 GHz 4 núcleos (suporte a 64-Bits)
Placa Gráfica: Intel HD Graphics 2000
Memória: 2 GB
HD: 320 GB

Já que disse que nessa versão é melhor não ter os componentes da AMD, então, acho que os da Intel serve.

-----------------------------------------------

Mesmo assim, eu e meu colega não conseguimos colocar o Ubuntu. Ele está baixando o da versão 12.10 novamente, só que de 32-Bits (eu queria a de 64-Bits), e vamos ver se hoje dá certo. Se não funcionar, um professor combinou comigo de me ajudar com um CD disponibilizado da Ubuntu que ele obteu. Espero que o meu primeiro caso logo funcione. O_O
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 14 de Abril 2013, 16:21

Refere que o Windows Update está com problemas. Por acaso sabe se ele não esteve a efectuar uma actualização antes de tentar instalar o Ubuntu. É que se tal tiver ocorrido, o Windows bloqueia o acesso ao disco, impedindo a sua utilização... Verifique se isso não ocorreu!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Rafael Schonberg » Dom, 14 de Abril 2013, 16:28

Grava numa pen pois é mais rápido e não custa dinheiro: http://ubuntued.info/3-maneiras-de-inst ... ma-pen-usb

O Ubuntu 12.04 é mais estável. Experimenta esse.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Emanuel A. Leite » Dom, 14 de Abril 2013, 16:39

Luis Cardoso (14-04-2013, 15:21) escreveu:Refere que o Windows Update está com problemas. Por acaso sabe se ele não esteve a efectuar uma actualização antes de tentar instalar o Ubuntu. É que se tal tiver ocorrido, o Windows bloqueia o acesso ao disco, impedindo a sua utilização... Verifique se isso não ocorreu!


Como posso fazer isso, Luis? É que eu sou meio noob nisso.

Já vi informações sobre esse Windows 7, só que no sistema de 32-Bits, que estava tendo problemas com a nova atualização. Ninguém conseguia iniciar o windows 7. Eu uso o windows 7 só que de 64-Bits.

---------------------

Nossa... antes quando eu abria o Windows Update para ver se tinha alguma atualização, ele mostrava uma mensagem de erro dizendo que você precisa reiniciar o computador para que ele voltasse a funcionar, já tinha feito 3 vezes e nada. AGORA, ele nem se quer abre o windows update quando clico dentro do Painel de Controle > Sistema e Segurança > Windows Update.

--------------------

Voltando novamente, reiniciei meu computador, e voltou a ativa, o Windows Update está abrindo mas ele está desativado, mesmo ativando nas configurações avançadas. Olhando nesta imagem:

Imagem

----------------------

Rafael Schonberg, obrigado pela ajuda. :) Mas o problema também é que eu e meu colega não conseguimos fazer dual-boot também pelo pendrive, foi a mesma coisa que nem o DVD. :( Parece que o Windows está bloqueando mesmo. :( Mas como é que vou ter atualização no meu computador se eu nem consigo atualizar? O_O
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor nuno_nunes » Dom, 14 de Abril 2013, 17:26

No windows tenta apagar tudo que esta dentro desta pasta

C:\Windows\SoftwareDistribution\DataStore e depois reinicia o pc e depois corre novamente o update

Eu também tive um problema igual
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Compatibilidade do Linux?

Mensagempor Emanuel A. Leite » Dom, 14 de Abril 2013, 17:37

nuno_nunes (14-04-2013, 16:26) escreveu:No windows tenta apagar tudo que esta dentro desta pasta

C:\Windows\SoftwareDistribution\DataStore e depois reinicia o pc e depois corre novamente o update

Eu também tive um problema igual


Nossa... realmente funcionou. Ele deu aquele mesmo, mas dessa vez o botão funcionou! :D Só que acho que ele não sai do lugar não. O_O

Imagem

Cadê as atualizações dessa porcaria de windows? :troll: :troll: :troll:

Eu ainda não entendi sobre a resposta de Luis.

Luis Cardoso escreveu:Refere que o Windows Update está com problemas. Por acaso sabe se ele não esteve a efectuar uma actualização antes de tentar instalar o Ubuntu. É que se tal tiver ocorrido, o Windows bloqueia o acesso ao disco, impedindo a sua utilização... Verifique se isso não ocorreu!


Alguém me explica? Obrigado pela ajuda. :)

---------------------
@EDIT
Ele mostrou um erro no final dizendo que não achou atualizações.
Utilizando: Ubuntu 12.10 32-Bits i386
-----------------------------------------------------------

Emanuel A. Leite
 
Mensagens: 30
Registrado em: 13 Abril, 2013

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron