Bem-vindo: Dom, 16 de Junho 2024, 8:06 Pesquisa avançada

como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Mensagempor samuelmesq » Qui, 10 de Janeiro 2013, 20:13

comprei um dell inspiron 14z e ele veio com um HD mSATA 500gb + 32gb, pelo o que pesquisei é uma combinação de SDD e HDD, não entendi muito bem, formatei ele mas percebi que só estou usando o HDD de 500gb, pesquisei e vi que algumas pessoas fizeram um particionamento diferente , quero saber se existe uma maneira correta de instalar e melhorar a performance.

um exemplo que li, falava para fazer a instalação dessa maneira:
32gb SDD - '/'
8gb HDD - swap
492gb HDD - '/home'

aguardo a opinião de vocês.
Avatar do usuário
samuelmesq
 
Mensagens: 68
Registrado em: 18 Setembro, 2011

Re: como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 11 de Janeiro 2013, 1:00

Possivelmente o SDD é as 32GB, por isso irá alojar o Sistema pois é o que menos sofre em termos de reescrita (só quando instalamos/removemos aplicações, actualizamos o sistema). Mas o HDD é o de 500GB, como vai estar sujeito a grandes alterações, é melhor mesmo seguir essas indicações. Se reparar, no seu dia-a-dia, deve mover muitos ficheiros, copiar, remover, alterar... Isto obrigaria a escrever muitas alterações no seu disco. E depois, o utilizador quer o sistema rápido, não é? Então, o SDD é melhor para a partição do Sistema.

Um dos problemas dos discos SDD é o facto de apenas se poder escrever 1000 vezes na mesma posição de memória. Já nos HDD, essa limitação de escrita é muito maior (basicamente é até o disco perder a sua capacidade de magnetização nessa zona).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Mensagempor miles_maverick » Sex, 11 de Janeiro 2013, 1:29

Luis Cardoso (11-01-2013, 0:00) escreveu:Possivelmente o SDD é as 32GB, por isso irá alojar o Sistema pois é o que menos sofre em termos de reescrita (só quando instalamos/removemos aplicações, actualizamos o sistema). Mas o HDD é o de 500GB, como vai estar sujeito a grandes alterações, é melhor mesmo seguir essas indicações. Se reparar, no seu dia-a-dia, deve mover muitos ficheiros, copiar, remover, alterar... Isto obrigaria a escrever muitas alterações no seu disco. E depois, o utilizador quer o sistema rápido, não é? Então, o SDD é melhor para a partição do Sistema.

Um dos problemas dos discos SDD é o facto de apenas se poder escrever 1000 vezes na mesma posição de memória. Já nos HDD, essa limitação de escrita é muito maior (basicamente é até o disco perder a sua capacidade de magnetização nessa zona).


e não se esqueça no parâmetro "noatime" no fstab
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Mensagempor samuelmesq » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 20:25

Formatei novamente, dessa vez coloquei o sistema no ssd, e percebi uma melhora na velocidade de inicialização.
Avatar do usuário
samuelmesq
 
Mensagens: 68
Registrado em: 18 Setembro, 2011

Re: como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 20:38

Luis Cardoso (11-01-2013, 0:00) escreveu:Um dos problemas dos discos SDD é o facto de apenas se poder escrever 1000 vezes na mesma posição de memória. Já nos HDD, essa limitação de escrita é muito maior (basicamente é até o disco perder a sua capacidade de magnetização nessa zona).


Creio que isso atualmente é um estereótipo. Os primeiros tinham esse problema. Os segundos tinham melhorado. Os SSDs atuais têm muita capacidade, pelo que parece. É claro que o meu disco é ainda muito novo, mas eu farto-me de puxar por ele.

Claro está que tomei na mesma alguns precauções, mas nada de especial. Desde que dure 6 anos para mim chega e sobra! E isso vai durar sim, pelo que li na net, os atuais duram isso e muito mais.

Já agora para quem tem um SSD recomendo darem uma vista de olhos:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Mensagempor samuelmesq » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 20:41



fiz logo após a instalação :yeah:
Avatar do usuário
samuelmesq
 
Mensagens: 68
Registrado em: 18 Setembro, 2011

Re: como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 20:42

:D

Como não vi lá nenhuma resposta nos últimos tempos, pensei que não conhecia :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: como funciona o particionamento em um hd mSATA?

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 12 de Janeiro 2013, 20:54

Claudio Novais (12-01-2013, 19:38) escreveu:
Luis Cardoso (11-01-2013, 0:00) escreveu:Um dos problemas dos discos SDD é o facto de apenas se poder escrever 1000 vezes na mesma posição de memória. Já nos HDD, essa limitação de escrita é muito maior (basicamente é até o disco perder a sua capacidade de magnetização nessa zona).


Creio que isso atualmente é um estereótipo. Os primeiros tinham esse problema. Os segundos tinham melhorado. Os SSDs atuais têm muita capacidade, pelo que parece. É claro que o meu disco é ainda muito novo, mas eu farto-me de puxar por ele.

Claro está que tomei na mesma alguns precauções, mas nada de especial. Desde que dure 6 anos para mim chega e sobra! E isso vai durar sim, pelo que li na net, os atuais duram isso e muito mais.

Já agora para quem tem um SSD recomendo darem uma vista de olhos:

Segundo informações, penso que a alteração actual reside apenas na triplicação do valor que limita a escrita, mas continua a existir um baixo limite. O que melhorou bastante, foi o controlador desses discos, que obriga a análise do que está antes, só escrevendo as diferenças e obrigando na mesma a usar todas as posições de memória de forma igual, de modo a evitar mais desgaste numas posições de memória e menos noutras!

Por isso, mesmo que tu tentes obrigar o disco a reescrever o ficheiro, ele não o fará, apenas muda as diferenças. O mesmo está a ser usado nos discos com suporte a USB 3.

Por acaso, quem tem vindo a beneficiar mais do estudo dos SSD é os fabricantes de HDD, pois têm melhorado a velocidade destes devido às topologias adoptadas para contornar as limitações do SSD.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes

cron