Bem-vindo: Dom, 16 de Junho 2024, 8:08 Pesquisa avançada

Resolvido conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Resolvido conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Seg, 3 de Dezembro 2012, 4:16

Boas,
Como referi no título não tenho conhecimentos em Linux sou o que se pode chamar do 0 á esquerda que ainda nem novato é!!!
Venho aqui pedir ajuda da qual desde já vos fico muito grato tenho um computador já velhote ou seja muito velhote com as seguintes característica:Pentium 4 3GHZ 1G de ram gráfica ati extreme x300 penso que seja de 128 mgs, xp instalado.
utilização para navegação,mail,youtube e pesquisas,trabalho escolar da minha filhota,fotocopiadora multifuncional hp f4180 e está ligado á rede através de wireless Adaptador USB TL-WN722NTP-LINK
1º qual linux devo instalar nesta máquina?
2º como faço 2 partições e se posso manter a partição D que tenho no Xp com os meus documentos?
3º como instalo um firewall ou antivirus?
ouvir dizer que o linux não necessita de antivirus mas a firewall era recomendável.
andei pesquisar e gostei do Mint13 kde,xubuntu,ubuntu
aguardo com ansiedade a vossa resposta com um forte abraço
aceitem os meus cumprimentos
Fernando
Editado pela última vez por Fernando Couto em Sáb, 12 de Janeiro 2013, 16:30, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Jeferson Oliveira » Seg, 3 de Dezembro 2012, 6:52

Principalmente você que está começando a utilizar linux eu recomendo O Ubuntu 12.04 é a versão estável dele e mais recente (o Ubuntu é que nem navegador da web tem a versão antiga ou "oldstable", a versão estável "stable" e a versão beta, neste caso o ubuntu 12.10). Mas também existem varias opções que também são simples como sistema, como o linuxMint.

Na questão das partições você deve saber primeiramente se tem espaço livre em disco, 90% das distribuições linux atuais vem com particionador gráfico no instalador da distribuição, e não é nem um mistério para instalar/particionar (claro leia bem o que o instalador te pede).

Te aconselho a fazer um backup do mais importante do que você tem em disco, caso você cometa algum engano ao particionar o HD.

Sua fotocopiadora é conectada ao USB , conexão serial ou em rede ?
caso for todos menos em rede nem te preocupe ela vai ser detectada automaticamente, são raras as impressoras que não funcionam de primeira com linux, muito menos da HP :yeah:. Se for em rede você vai ter que descobrir o IP dela e adiciona-las no painel de configuração de impressoras da distribuição que você escolheu, barbada, só é chato de configurar as vezes.

Se você usa algum programa em especial no Windows (principalmente Jogos) recomendo instalar o Wine (no Ubuntu é só ir na Central de programas, digitar "Wine" na barra de pesquisa e clicar em instalar). Lógico, só o instale se você tiver programas que não funcionem no linux ou não tiver similares.

Em questão do Firewall, eu acho desnecessário para usuário domestico, uma vez que malwares, spans e Vírus são especies em "perigo de extinção" xD no linux. Já em grandes redes ou servidores o mesmo já se faz necessário.
infelizmente só consegui achar um tutorial rápido para configurar o Firewall via terminal, não é difícil de se fazer mas você tem que ter um pouco de conhecimento em iptables( dê uma olhada no spoiler para ver o site).


Dê inicio é isso, espero ter ajudado :rox: :D 8)
Avatar do usuário
Jeferson Oliveira
 
Mensagens: 191
Registrado em: 06 Outubro, 2012
Localização: Cachoeirinha, Rio Grande do Sul - Brasil

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Ron Alon » Seg, 3 de Dezembro 2012, 12:38

Se você está migrando do Windows XP, recomendo o Mint 13. De resto, é tudo como o Jeferson falou. :)
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 3 de Dezembro 2012, 12:54

Olá Fernando Couto,

O Linux serve mesmo bem para quem está na sua situação («vontade de aprender») ;)

Venho aqui pedir ajuda da qual desde já vos fico muito grato tenho um computador já velhote ou seja muito velhote com as seguintes característica:Pentium 4 3GHZ 1G de ram gráfica ati extreme x300 penso que seja de 128 mgs, xp instalado.

Tendo em conta as características do seu computador, recomendaria a instalação do Xubuntu 12.04 ou 12.10 (mas aqui não sei como anda para quem tem placas da ATI, pois a AMD anda um pouco atrasada nos drivers)!
Primeiro faça um backup de todos os seus dados armazenados no disco, e crie um Dual Boot (WinXP e Linux), isto é essencial para quem está a dar os primeiros passos. Para tal siga o seguinte artigo:
Só diferindo no nome da distribuição, que será Xubuntu e que pode ser descarregado aqui:

Depois de o ter instalado, pode seguir as dicas nos tutoriais do Yury aqui:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Seg, 3 de Dezembro 2012, 22:16

Amigos,
Muito obrigado pela vossa ajuda já instalei o xubuntu correu tudo bem,mas não tive tempo de verificar tudo quantos ás drivers parece que está tudo em conformidade testei um doc excel que foi feito no office2007 mas não consegui abri-lo é muito importante para mim conseguir abrir documentos trabalhados em office pois a minha filhota faz trabalhos escolares ela anda no 10º ano como devem calcular na escola e na partilha de informação destes documentos são constantes como tal tem de ser facil para ela produzir este tipo de documentos tanto em linux como depois abri-los em windows e vice versa
quanto aos tutoriais enviados por vos muito lhes agradeço vão ser de grande utilidade quando eu estiver de folga vou-me dedicar a pôr em pratica tudo o que tenho lido estou com ideia já que o pc está vazio de documentos pessoais irei testar o mint e o ubuntu quanto ao Mint não sei se devo colocar o Mint 13 KDE?
um forte abraço
aceitem os meus cumprimentos
Fernando
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor yuryrodrigues » Seg, 3 de Dezembro 2012, 22:35

Fernando Couto.

Tem instalado o Libreoffice? Ele é um pacote office gratuito e muito utilizado:

sudo apt-fast install libreoffice


Se o LibreOffice não funcionar tenta o Gnumeric. Ele serve para abrir planilhas do Excel:

sudo apt-fast install gnumeric
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Seg, 3 de Dezembro 2012, 23:06

yuryrodrigues
Boa noite,muito obrigado pela sua informação pensei que o xubuntu já tinha instalado algum software do género que me informou mas irei de certo instalar um deles,como disse anterior post não tive tempo para vasculhar tudo em buscar de alguma anomalia para poder reportar aqui afim de resolver esta nova etapa
um forte abraço amigo
Fernando
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor n4ow » Ter, 4 de Dezembro 2012, 1:32

O melhor para aprender acredito que seja o Ubuntu. Pode ser tanto Ubuntu como Xubuntu. No seu computador como é meio antigo recomendo a versão Xubuntu, temos alguns tutoriais aqui no fórum ensinando a configurá-lo corretamente. Mas se você ainda está com medo de mudar as configurações, deixe como está.

Verá que é igual o Windows. Interface gráfica, praticamente os mesmos comandos só que muito mais leve.
Instale o LibreOffice que é mais fácil e depois mude para o OpenOffice que é muito melhor. Hahahaha

Xubuntu é muito leve e muito bom. Muitos amigos meus utilizam.. Eu prefiro o Ubuntu.

n4ow
 
Mensagens: 11
Registrado em: 29 Novembro, 2012
Localização: Fartura - SP

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 4 de Dezembro 2012, 2:04

Pessoal, desculpem nao andar muito aqui pelo forum, mas não tenho tido tempo. De tal forma que vou ser sincero: não li as respostas.

Mas reparei que é um pentium 4. Ora apesar de ser a minha recomendação para qualquer utilizador, a verdade é que o Ubuntu normal vai ser demasiado pesado para o seu computador, Fernando.

Por experiência própria sei que a usabilidade vai ser fraca por causa da lentidão. É pena pois o Ubuntu normal (que tem um sistema visual chamado Unity) tem um um conjunto de aplicações bastante bom out-of-the-box. E qualquer outro que você vai usar a usabilidade na minha opinião não vai ser tão boa, vão parecer sistemas mais nerds que o normal.

Que sistema usar então? Bom, o Mint 13, pouco diferente é em termos de peso, mas efetivamente é mais leve. Se você tiver paciência sugiro que experimente para ver se se comporta bem em termos de velocidade. Em todo o caso, pelas experiências que tive acho que o Mint13 ainda não é o melhor em termos de velocidade admissível para um sistema como o seu. Talvez utilizar o Xubuntu ou até o Lubuntu do link seguinte seja uma opção mais viável:

Sobre anti-virus e firewalls e coisas assim. Esqueça tudo isso! Apenas faça uma coisa e não precisa de se preocupar com segurança: instale sempre programas pela central de programas do Ubuntu (ou através do terminal tal como mostramos no Blog Ubuntued). Não faça download de ficheiros deb (os instaladores de programas do ubuntu) e instale. Utilize sempre as fontes oficiais do Ubuntu, ou seja, utilize sempre a Central de Programas do Ubuntu.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Não tenho conhecimentos em Linux mas vontade de aprender

Mensagempor Fernando Couto » Ter, 4 de Dezembro 2012, 2:52

Claudio Novais (04-12-2012, 1:04) escreveu:Pessoal, desculpem nao andar muito aqui pelo forum, mas não tenho tido tempo. De tal forma que vou ser sincero: não li as respostas.

Mas reparei que é um pentium 4. Ora apesar de ser a minha recomendação para qualquer utilizador, a verdade é que o Ubuntu normal vai ser demasiado pesado para o seu computador, Fernando.

Por experiência própria sei que a usabilidade vai ser fraca por causa da lentidão. É pena pois o Ubuntu normal (que tem um sistema visual chamado Unity) tem um um conjunto de aplicações bastante bom out-of-the-box. E qualquer outro que você vai usar a usabilidade na minha opinião não vai ser tão boa, vão parecer sistemas mais nerds que o normal.

Que sistema usar então? Bom, o Mint 13, pouco diferente é em termos de peso, mas efetivamente é mais leve. Se você tiver paciência sugiro que experimente para ver se se comporta bem em termos de velocidade. Em todo o caso, pelas experiências que tive acho que o Mint13 ainda não é o melhor em termos de velocidade admissível para um sistema como o seu. Talvez utilizar o Xubuntu ou até o Lubuntu do link seguinte seja uma opção mais viável:

Sobre anti-virus e firewalls e coisas assim. Esqueça tudo isso! Apenas faça uma coisa e não precisa de se preocupar com segurança: instale sempre programas pela central de programas do Ubuntu (ou através do terminal tal como mostramos no Blog Ubuntued). Não faça download de ficheiros deb (os instaladores de programas do ubuntu) e instale. Utilize sempre as fontes oficiais do Ubuntu, ou seja, utilize sempre a Central de Programas do Ubuntu.

Claudio Morais
Boas,muito obrigado pela grande ajuda que me prestou com esta informação vou descartar desde já a instalação do mint,como disse no anterior post instalei de raiz o xubuntu correi tudo bem penso eu! por falta de tempo não tive oportunidade de verificar se tudo estava bem mas penso que sim,só experimentei abrir um trabalho em excel e não consegui,quanto ao som,net,youtube tudo bem,também não rodei nenhum video,noto é que o xubuntu baço sem brilho mas ainda só actualizei o sistema quando me foi solicitado.
4 feira estarei de folga deixo as noitadas e aí vou mexer nele até lá vou recolhendo informações abusando da vossa simpatia e utilizando a vosso conhecimento ao qual fico grato
aceite os meus sinceros cumprimentos
Fernando
Avatar do usuário
Fernando Couto
 
Mensagens: 56
Registrado em: 03 Dezembro, 2012
Localização: Lisboa Portugal

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes

cron