Bem-vindo: Dom, 5 de Maio 2024, 19:57 Pesquisa avançada

Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor dayusso » Sáb, 20 de Outubro 2012, 4:11

Pessoal, tudo bem?

Sou iniciante e estou pesquisando muito a respeito para instalar o ubuntu 12.10.
Li todos os tutoriais para instalação, vou instalar pelo Windows, mas quero particionar em dois HDs para um melhor desempenho dele e depois instalar pelo pendrive.

O problema é que quando vou particionar tenho meu pc diz que tenho apenas 57770 MBs livres dos 260GBs que eu deixei para instala-lo. Eu desfragmentei e passei o CCleaner já.

Como devo proceder? Alguém tem alguma dica a mais para fazer o dualboot com segurança?

Muito obrigado,

Atenciosamente,
Avatar do usuário
dayusso
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Outubro, 2012

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 14:57

Olá dayusso, seja bem vindo!

Bom, antes de mais, creio que vai então reduzir uma partição, correto? Tenha em atenção que reduzir partições tem sempre um risco de perda de dados, por isso, faça backups!

Em segundo lugar, relativamente à redução da partição, sugiro que a faça através do Windows! Ah, e nunca é demais desfragmentar mais uma vez para tentar "empacotar" melhor os dados. Portanto, para já, conforme a partição que você quer reduzir para criar partições para o Ubuntu, utilize o Windows para processar isso.

Depois, quanto à criação de partições, sugiro vivamente que leia o artigo seguinte, que inclui um vídeo demonstrativo. Creio que ele tira todas as dúvidas que você poderá ter:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor dayusso » Sáb, 20 de Outubro 2012, 20:04