Bem-vindo: Dom, 5 de Maio 2024, 19:57 Pesquisa avançada

Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor dayusso » Sáb, 20 de Outubro 2012, 4:11

Pessoal, tudo bem?

Sou iniciante e estou pesquisando muito a respeito para instalar o ubuntu 12.10.
Li todos os tutoriais para instalação, vou instalar pelo Windows, mas quero particionar em dois HDs para um melhor desempenho dele e depois instalar pelo pendrive.

O problema é que quando vou particionar tenho meu pc diz que tenho apenas 57770 MBs livres dos 260GBs que eu deixei para instala-lo. Eu desfragmentei e passei o CCleaner já.

Como devo proceder? Alguém tem alguma dica a mais para fazer o dualboot com segurança?

Muito obrigado,

Atenciosamente,
Avatar do usuário
dayusso
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Outubro, 2012

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 14:57

Olá dayusso, seja bem vindo!

Bom, antes de mais, creio que vai então reduzir uma partição, correto? Tenha em atenção que reduzir partições tem sempre um risco de perda de dados, por isso, faça backups!

Em segundo lugar, relativamente à redução da partição, sugiro que a faça através do Windows! Ah, e nunca é demais desfragmentar mais uma vez para tentar "empacotar" melhor os dados. Portanto, para já, conforme a partição que você quer reduzir para criar partições para o Ubuntu, utilize o Windows para processar isso.

Depois, quanto à criação de partições, sugiro vivamente que leia o artigo seguinte, que inclui um vídeo demonstrativo. Creio que ele tira todas as dúvidas que você poderá ter:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor dayusso » Sáb, 20 de Outubro 2012, 20:04

Opa, obrigado pela ajuda. Eu também tenho algumas dúvidas em como dar o bot pelo Pendrive..
Seguindo o tutorial que vocês me disseram, um dos requesitos é a bio estar configurada para tal, mas como eu faço para verificar isso? Meu windows é o seven home premium.

Eu estou baixando o 12.10 64bits, que eu peguei na página do ubunted. Após baixá-lo eu utilizo aquele programa (o UNetbootin) para fazer o bot no pendrive?
Avatar do usuário
dayusso
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Outubro, 2012

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Outubro 2012, 20:24

Sim, exatamente, utilize o UNetbootin.

Depois tentar reiniciar o computador com a pen ligada ao computador. Caso o computador não arranque pela pen, você terá de alterar a ordem do boot para que arranque pela PEN. Para tal normalmente existe duas hipóteses: algumas motherboards têm uma opção que permite escolher o boot só daquela vez através de uma tecla que se carrega logo após ligar o computador; alterar a ordem do boot através da BIOS que depende de cada fabricante mas que normalmente é acedida através da tecla F5 ou F11 logo após ligar o computador.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor dayusso » Seg, 22 de Outubro 2012, 1:54

Depois de instalado o ubuntu, como faço para instalar os drivers (placa de vídeo, etc)?
Avatar do usuário
dayusso
 
Mensagens: 5
Registrado em: 20 Outubro, 2012

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor miles_maverick » Seg, 22 de Outubro 2012, 1:57

Claudio Novais (20-10-2012, 20:24) escreveu:Sim, exatamente, utilize o UNetbootin.

Depois tentar reiniciar o computador com a pen ligada ao computador. Caso o computador não arranque pela pen, você terá de alterar a ordem do boot para que arranque pela PEN. Para tal normalmente existe duas hipóteses: algumas motherboards têm uma opção que permite escolher o boot só daquela vez através de uma tecla que se carrega logo após ligar o computador; alterar a ordem do boot através da BIOS que depende de cada fabricante mas que normalmente é acedida através da tecla F5 ou F11 logo após ligar o computador.


Ou melhor ainda, um menu para escolher o drive que irá iniciar.
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor pam_eqa » Ter, 23 de Outubro 2012, 2:37

Oi gente! estou chegando agora no forum, já uso ubuntu há algum tempo, mas vou fazer uma instalação pela primeira vez!
Um amigo me passou esse tutorial maravilhoso que estou seguindo http://ubuntued.info/como-instalar-o-ubuntu-12-04-precise-pangolin-e-primeiros-passos estava tdo sob controle até chegar na hora de criar as partições de raiz, swap e home: o windows7 está ocupando 3 partições aí não consigo criar mais 3, diz que o máximo é 4...
alguém tem alguma sugestão?

pam_eqa
 
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Outubro 2012, 3:26

pam_eqa, simples: pegue na 4 partição primária e crie dentro dela (as 3) partições lógicas. Os discos só permitem ter 4 partições primárias (limitação por hardware, ou melhor funcionamento via hardware). No entanto, é possível criar partições lógicas que diminuem um pouquinho a performance.

Tem aqui um pequeno exemplo disso mesmo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor pam_eqa » Ter, 23 de Outubro 2012, 5:46

Simples mesmo Cláudio! Consegui instalar o ubuntu 12.10!! nem acredito! Valeu pela dica!

pam_eqa
 
Mensagens: 2
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: Dúvida Partição para instalar o Ubuntu 12.10

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 23 de Outubro 2012, 13:09

dayusso (22-10-2012, 1:54) escreveu:Depois de instalado o ubuntu, como faço para instalar os drivers (placa de vídeo, etc)?


Não precisas instalar nenhum driver a não ser os drivers proprietários da ati ou nvidia

Claudio Novais (23-10-2012, 3:26) escreveu:pam_eqa, simples: pegue na 4 partição primária e crie dentro dela (as 3) partições lógicas. Os discos só permitem ter 4 partições primárias (limitação por hardware, ou melhor funcionamento via hardware). No entanto, é possível criar partições lógicas que diminuem um pouquinho a performance.

Tem aqui um pequeno exemplo disso mesmo:


Claudio se o disco estiver formatado em sistema GPT não tem partições logicas só principais
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 18 visitantes