Bem-vindo: Qua, 22 de Maio 2024, 6:54 Pesquisa avançada

Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Hugo Caluête » Sex, 12 de Outubro 2012, 7:53

Olá pessoal, primeiramente gostaria de dizer que procurei no forum solução para o meu problema e não achei...

Troquei de notebook a pouco tempo comprei um Vaio SVS13115FB com processador Intel terceira geração com video hibrido da NVidia 640... estou agora tentando instalar o Ubuntu 12.04 mas toda vez que eu inicio pelo CD aparece a seguinte mensagem

"PREFIXO" NÃO DEFINIDO

após isso aparece a tela do GRUB e não importa qual opção que eu escolha aparece a seguinte tela:

Gostaria de saber qual o problema... minha suspeita é que o kernel do linux só da suporte a 3º geração intel a partir do 3.5 mas gostaria de ouvir a opnião de vcs

Hugo Caluête
 
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Outubro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Outubro 2012, 12:33

Olá Hugo,

Antes de mais seja bem vindo ao Fórum do Ubuntued! ;) E antes de tentar resolver, queria avisar que alterei o seu post, incluindo a imagem logo aqui no fórum para que quem cá vier possa ver imediatamente o problema. Caso não aceite esta modificação aqui fica o backup:
Spoiler:
Hugo Caluête (12-10-2012, 7:53) escreveu:Olá pessoal, primeiramente gostaria de dizer que procurei no forum solução para o meu problema e não achei...

Troquei de notebook a pouco tempo comprei um Vaio SVS13115FB com processador Intel terceira geração com video hibrido da NVidia 640... estou agora tentando instalar o Ubuntu 12.04 mas toda vez que eu inicio pelo CD aparece a seguinte mensagem

"PREFIXO" NÃO DEFINIDO

após isso aparece a tela do GRUB e não importa qual opção que eu escolha aparece a seguinte tela:

https://docs.google.com/open?id=0B3vlVhJJ2GjmNTludE5hUnQ4NWM

Gostaria de saber qual o problema... minha suspeita é que o kernel do linux só da suporte a 3º geração intel a partir do 3.5 mas gostaria de ouvir a opnião de vcs


Bom, quanto ao seu problema, para determinar logo um diagnóstico fiz logo uma coisa que normalmente se deve fazer: procurar pela mensagem de erro. Ora a mensagem de erro diz o seguinte:
    Kernel panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block(0,0)" mean? What has broken?

O que encontrei ao procurar isso? Bom, parece que é alguma incompatibilidade com um determinado Kernel, mas noutros sites indicam que é problemas com o disco (ao tentar montá-los). Uma solução que vi e pareceu-me plausível foi você experimentar arrancar por uma Pen-USB. Não quer experimentar para ver se resolve?

Só uma questão, você referiu no Ubuntu 12.04. É mesmo essa versão? Atualmente a versão recomendada é o Ubuntu 12.04.1. Tem aqui os links que precisar e não se esqueça de confirmar o MD5!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Hugo Caluête » Sex, 12 de Outubro 2012, 18:34

Cláudio bom dia primeiramente obrigado pelo rápido retorno, quanto a imagem eu gostaria de ter feito exatamente da forma que você fez mas não soube como...

Eu realmente estava usando a versão antiga ou seja 12.04, estou baixando a mais atual e assim que tiver algum resultado volto a postar aqui...

Só mais uma coisa, tanto o Blog quanto o fórum estão de parabéns acompanho ambos a algum tempo assim como a pagina do G+

Hugo Caluête
 
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Outubro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 12 de Outubro 2012, 18:46

Olá Hugo,

Começando pelo fim, ainda bem que gosta! Como sempre digo, se tiver sugestões ou até quiser ajudar não hesite! Tudo o que é contribuição é bem vindo! :)

Sobre o Ubuntu 12.04, não é garantido que o 12.04.1 seja melhor, mas basicamente o Ubuntu 12.04.1 é exatamente o mesmo que o ubuntu 12.04, mas com as atualizações todas desde maio até setembro, portanto em princípio no que toca a correções de bugs deve estar consideravelmente melhor, o que pode garantir a solução para este problema. Mas repito, isto é em teoria, por isso não garanto nada.

Entretanto, para não estragar CDs, e visto que na net dizem que pode ser solução, o melhor é utilizar o método da pen-USB. Basicamente, e creio que já deve conhecer, o que você tem de fazer é seguir quase à risca tudo o que está referido no link seguinte:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Hugo Caluête » Sáb, 13 de Outubro 2012, 5:57

Cláudio realmente resolveu e já falo com você pelo ubuntu... nunca vou saber se o que resolveu foi a nova versão ou o pen-BOOT.

Outra coisa já que estou aqui como eu me certifico qual drive de vídeo minha maquina esta realmente utilizando para minha placa de vídeo da GeForce? Instalei o proprietário só que antes já havia instalado o open-source como eu sei para qual o vídeo esta apontando?

Mais uma coisa o ubuntu realmente tem problema para entender o que é botão direito em touchpad sem botões? Porque não importa em que lugar do touchpad eu clique o Ubuntu entende como botão esquerdo

Agora é sentar e esperar por suporte a placas hibridas...

Desde já agradeço e agora que estou por aqui espero tirar as duvidas de outras pessoas no fórum

Hugo Caluête
 
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Outubro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 13 de Outubro 2012, 12:48

Tire as dúvidas que quiser Hugo! ;)

Sobre placas híbridas, se é uma nvidia optimus, faça o seguinte.
  • Adicione o respositório que tem software para placas híbridas
sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-x-swat/x-updates && sudo apt-get update

Por fim instale e atualize o sistema para que os pacotes sejam instalados automaticamente:
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia && sudo apt-get dist-upgrade





Quanto a saber qual o driver, bom, eu normalmente arranco simplesmente com o glxspheres e vejo se é fluido. Se for está a funcionar corretamente. No entanto, se você quiser saber mais pode abrir a aplicação da nvidia ou utilizar um programa do terminal, o GLXinfo. Para tal precisa de instalar o seguinte programa:
sudo apt-get install -y mesa-utils

Depois execute o comando seguinte:
glxinfo | grep OpenGL


Irá ver que será apresentada informação da placa intel. Para ver a informação da placa de vídeo Nvidia, tem de arrancar com ela. Para arrancar um programa com a placa de vídeo use sempre o "optirun" o programa que vem no tal repositório referido acima chamado bumblebee.

Portanto faça o seguinte:
optirun glxinfo | grep OpenGL


No meu caso, por exemplo, deu o seguinte:
Código: Selecionar todos
claudio@claudio-N61Jv:~$ glxinfo | grep OpenGL
OpenGL vendor string: Tungsten Graphics, Inc
OpenGL renderer string: Mesa DRI Intel(R) Ironlake Mobile
OpenGL version string: 2.1 Mesa 8.0.2
OpenGL shading language version string: 1.20
OpenGL extensions:
claudio@claudio-N61Jv:~$ optirun glxinfo | grep OpenGL
OpenGL vendor string: NVIDIA Corporation
OpenGL renderer string: GeForce GT 325M/PCIe/SSE2
OpenGL version string: 3.3.0 NVIDIA 304.51
OpenGL shading language version string: 3.30 NVIDIA via Cg compiler
OpenGL extensions:





Quanto ao clique direito, apesar do meu portátil ter botões eu não os uso por acaso. Eu uso só o touchpad assim:
  • Um toque no touchpad é um clique esquerdo
  • Um toque com dois dedos no touchpad é um clique direito
  • Tenho ainda definido (não vem por padrão, mas em Ubuntus anteriores vinha) um toque com 3 dedos que significa o clique do botão do meio do mouse. Uso muito esta funcionalidade para abrir abas no browser ao clicar em cima de links
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Hugo Caluête » Dom, 21 de Outubro 2012, 15:22

Cláudio o comando de ppa para a versão mais atual do drive da Nvidia não esta funcionando no Quantal ele dá a seguinte mensagem



Isso acontece porque ainda não foi adicionado o repositório para o quantal... sabe se existe algum outro repositorio? ou o jeito é aguardar pela atualização?

Hugo Caluête
 
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Outubro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Outubro 2012, 1:01

Hugo Caluête, pois parece que há uma quantidade substancial de gente que ficou pendurada por causa desta falta de compatibilidade com o novo Ubuntu 12.10. Eu não sei nada sobre o futuro deste repositório, mas gostava de saber, acredite! É que é dos repositórios mais úteis e eficazes que conheço.

Bom, em todo o caso, na aba "Drivers Adicionais" da aplicação "Canais de Software" ("Repositórios de Programas" no Ubuntu PT-PT) são disponibilizados os drivers proprietários. Você teve problemas com esses drivers?
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Hugo Caluête » Seg, 29 de Outubro 2012, 3:22

Pra mim nesta aba simplemente não aparece nada

lembrando que tenho uma placa hibrida com o bumblebee já instalado...


Imagem

Hugo Caluête
 
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Outubro, 2012

Re: Instalação Ubuntu 12.04 - kernel panic

Mensagempor Hugo Caluête » Seg, 29 de Outubro 2012, 3:39

De qualquer forma resolvi meu problema através deste post
http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=24&t=2351&start=10

E os resultados foram estes:

hugo@hugo-SVS13115FBB:~$ optirun glxspheresPolygons in scene: 62464
Visual ID of window: 0x21
Context is Direct
OpenGL Renderer: GeForce GT 640M LE/PCIe/SSE2
107.154787 frames/sec - 119.584742 Mpixels/sec
105.958923 frames/sec - 118.250158 Mpixels/sec
103.642171 frames/sec - 115.664663 Mpixels/sec
108.893581 frames/sec - 121.525236 Mpixels/sec
112.657606 frames/sec - 125.725889 Mpixels/sec
111.580075 frames/sec - 124.523364 Mpixels/sec


hugo@hugo-SVS13115FBB:~$ glxspheres
Polygons in scene: 62464
Visual ID of window: 0xb0
Context is Direct
OpenGL Renderer: Mesa DRI Intel(R) Ivybridge Mobile
60.207939 frames/sec - 67.192060 Mpixels/sec
60.049760 frames/sec - 67.015532 Mpixels/sec
60.100278 frames/sec - 67.071910 Mpixels/sec
60.018875 frames/sec - 66.981064 Mpixels/sec
60.059154 frames/sec - 67.026016 Mpixels/sec
60.062239 frames/sec - 67.029459 Mpixels/sec

Hugo Caluête
 
Mensagens: 19
Registrado em: 12 Outubro, 2012


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes