Bem-vindo: Dom, 5 de Maio 2024, 16:19 Pesquisa avançada

Particionar no modo avançado para dois sistemas? [resolvido]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Particionar no modo avançado para dois sistemas? [resolvido]

Mensagempor jessica lais » Ter, 11 de Setembro 2012, 1:07

Gente como faço dual boot... Sem instalar lado a lado e nem pelo wubi.
Editado pela última vez por jessica lais em Sex, 14 de Setembro 2012, 21:34, em um total de 2 vezes.

jessica lais
 
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Agosto, 2012

Re: Dual boot

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Setembro 2012, 1:22

Dual boot é instalar lado a lado :\

Você precisa de ser mais concreta na pergunta!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Dual boot

Mensagempor jessica lais » Ter, 11 de Setembro 2012, 1:29

Fazer o particionamento de modo avançado.. para criar partição Windows, Linux e arquivos acessíveis a dois sistemas..

Não consigo instalar lado a lado..

Ou um ou outro fica inacessível.

jessica lais
 
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Agosto, 2012

Re: Como particionar no modo avançado para dois sistemas?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Setembro 2012, 2:01

Para realizar o particionamento, sugiro este artigo:
Depois para instalar o Ubuntu, sugiro que utilize este artigo:

Em princípio a instalação deverá ficar a funcionar a 100%. No caso de arrancar pelo Windows, significa que você não escolheu corretamente o local onde o GRUB deve ser instalado. Normalmente ele é instalado no local correto, mas tenha em atenção no momento que o Ubuntu pergunta onde o instalar. Esse momento ocorre aquando da imagem ao lado, onde diz "Dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização".

O Ubuntu costuma instalar automaticamente no disco principal. Se não o fizer o seu computador não vai arrancar pelo iniciador que permite escolher os dois sistemas. Novamente eu nunca tive de alterar esta opção e já instalei no mínimo dezenas de Ubuntus (talvez centenas já ;) ), mas por algum motivo pode precisar de definir manualmente para o disco principal.

No caso de ser ao contrário, você não conseguir aceder ao Windows, é possível que isso aconteça por vários motivos, mas o principal é mexer nas partições do windows com o Ubuntu. Sugiro, tal como refiro na primeira referência, que faça o redimensionamento através do Windows. E depois trabalhe com as partições resultantes com o UBuntu à vontade. Em todo o caso, se o Windows não aparecer no Grub, experimente averiguar se o Grub está definido para aparecer através do Grub Customizer:

Caso o Windows não apareça na lista de arranque do Grub Customizer, então deverá executar este procedimento (em inglês):
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como particionar no modo avançado para dois sistemas?

Mensagempor jessica lais » Sex, 14 de Setembro 2012, 21:32


jessica lais
 
Mensagens: 19
Registrado em: 09 Agosto, 2012

Re: Como particionar no modo avançado para dois sistemas?

Mensagempor nekrolog » Qui, 20 de Setembro 2012, 1:05

Claudio com faço para colocar a pasta Home separado da raiz, isto após ja ter instalado o sistema.

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012

Re: Como particionar no modo avançado para dois sistemas?

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 20 de Setembro 2012, 2:14

nekrolog (20-09-2012, 1:05) escreveu:Claudio com faço para colocar a pasta Home separado da raiz, isto após ja ter instalado o sistema.

Olá nekrolog,

Explicar todo o processo é demorado e existe um artigo em inglês que explica minuciosamente isso:
De qualquer forma, você pode fazer as perguntas que quiser e se for preciso traduzo-o. Só o apresentei aqui pois explica o procedimento que eu próprio faria! ;)

PS: O último ponto eu não sugeria à partida apenas por garantias de que tudo está a decorrer normalmente.
PS2: você vai ter de diminuir uma partição para criar outra. Não se esqueça de fazer backup de tudo pois existe sempre probabilidade de perder dados.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Como particionar no modo avançado para dois sistemas?

Mensagempor nekrolog » Qui, 20 de Setembro 2012, 12:56

Claudio Novais (20-09-2012, 2:14) escreveu:
nekrolog (20-09-2012, 1:05) escreveu:Claudio com faço para colocar a pasta Home separado da raiz, isto após ja ter instalado o sistema.

Olá nekrolog,

Explicar todo o processo é demorado e existe um artigo em inglês que explica minuciosamente isso:
De qualquer forma, você pode fazer as perguntas que quiser e se for preciso traduzo-o. Só o apresentei aqui pois explica o procedimento que eu próprio faria! ;)

PS: O último ponto eu não sugeria à partida apenas por garantias de que tudo está a decorrer normalmente.
PS2: você vai ter de diminuir uma partição para criar outra. Não se esqueça de fazer backup de tudo pois existe sempre probabilidade de perder dados.



Sem problemas Claudio eu posso ler o artigo em inglês. :D

nekrolog
 
Mensagens: 122
Registrado em: 18 Agosto, 2012


Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes