Bem-vindo: Sex, 26 de Abril 2024, 22:33 Pesquisa avançada

erro na instalação do ubuntu

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

erro na instalação do ubuntu

Mensagempor ignitos_dark » Qui, 5 de Abril 2012, 21:46

Ola povo do forum
esse e meu primeiro topico entao pode estar um poouco fora das regras,entao me perdoem
o meu problema e seguinte:
eu baixei a ultima versao do ubuntu/linux que se nao me engano e a 12.10,bootei um pendrive(pelo CD tambem deu erro) e fui instalar,dou boot normal e vai parar na tela de instalaçao,pede pra selecionar o idioma,coloco portugues e aparece o menu de coisas para eu fazer,que vai desde testar o ubuntu sem instalar ate mesmo o teste de memoria.Mas ai vem a parte do erro:seleciono testar primeiro(instalaçao deu o mesmo erro)ai vai para uma tela preta e começa a aparecer um monte de codigos,3 segundos depois meu monitor da como ''queda de energia'',como se eu tivesse desocnectado ele do pc.Tentei emular o sistema pela virtual box,e deu a mensagem mais ou menos igual a essa ''not ASUS product''.eu pensei que era porque minha placa era antiga,mas testei em um pc do meu amigo que e mais ou menos novo,deve ter uns 3 anos(meu pc tem 5 a 6 anos de uso)e deu o mesmo erro pela virtual box,mas nao me aventurei a mexer na tela de boot dele,pois era uma placa mais nova,e prometi que nao causaria danos
queria saber se meu pc aguenta essa versao,se nao,qual versao aguenta
quero muito passar para o lado linux da vida
configuraçoes do meu pc:
processador: intel pentium 4 CPU3.06GHz
memoria RAM:512 MB
HD:73.8
Placa-Mae:ASUS p5v800
Placa de video:nvidia GeForce FX 5200
SIstema operacional:Windows XP professional service pack 3(infelizmente)
espero que me ajudem
ae,ja me receitaram o xubuntu e o lubuntu,mas nao conseguir instalar,sendo que perdi varios arquivos,alem de nao poder testar antes,queria a versao oficial mesmo.Nao precisa ser realmente o ubuntu,mas eu agradeço se for ;P
:ubuntued:
erros no topico,comente

ignitos_dark
 
Mensagens: 1
Registrado em: 05 Abril, 2012

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 5 de Abril 2012, 22:19

eu baixei a ultima versao do ubuntu/linux que se nao me engano e a 12.10
Está um pouco avançado não? Ainda nem o 12.04 saiu e já quer instalar o 12.10 :lol: Tenha calma!



Agora falando a sério.

Bem se foi pela página do Download, possivelmente terá a versão 11.10 que é a actual! Se foi pela página inicial do Ubuntu, deverá ter descarregado a Beta 2 do 12.04... A pergunta que lhe coloco (para além da correcta versão do Ubuntu), descarregou a versão 32 bit, certo?
O que poderá estar a acontecer é a memória RAM não ser suficiente...
memoria RAM:512 MB

Eu tenho um portátil com essa quantidade de memória e actualmente só consigo correr Ubuntu até à versão 10.04. Tudo o que veio depois dá erro no arranque! Experimente instalar a versão 10.04 que é actualmente a LTS (a próxima é o 12.04 que vai sair no final deste mês).

Tem de compreender que se quer usar Unity presente nestas últimas versões (11.04, 11.10 e 12.04) 512 MB de RAM é muito pouco! Eu recomendaria mais de 1GB para poder tirar partido de tudo aquilo.

Outro problema que poderá estar a dar esse erro, poderá passar por um problema de Kernel que de alguma forma não esteja a conseguir lidar com o seu hardware...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor barrao » Ter, 24 de Abril 2012, 17:31

olá pessoal!

também tenho problemas com a instação da vesrão 12.04

Seguinte, eu coloquei para atualizar a vesrão 11.10, como sempre venho fazendo desde 2009.

Alt + F2, update-manager-d
clico para atualizar o sistema e ok!

desta vez, porém, deu um erro no meio do caminho, não entendi porque. e a única opção era sair. sai e tava tudo como antes, só o broffice tinha sumido - até onde consegui olhar - e tava meio esquisito o resto, desliguei e fui dormir.

quando liguei de novo o sistema carregou, mas ficou parado checando a bateria, (já ficou mais de meia hora em um teste). daí com alt+F2 entra na tela preta modo terminal, anunciando que o 12.04 LTS está instalado, mas não consigo acessar a interface do desktop.

quando tento atualizar e instalar os pacotes pelo aptitude aparece "E: Couldn't configure pre-depend multiarch-support for libgcc1, probably a dependency cycle."

1 - realmente não sei o que está pegando.
2 - não consigo ir além disso.

se souberem de algo, peço para entrar em contato.
creio que o meu erro foi fazer o update direto (mas como estava acostumado a fazer isso não imaginava que ia ter problemas)

abraço
barrão

barrao
 
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor leandrolopes » Ter, 24 de Abril 2012, 19:09

Meu jovem melhor forma de usar a nova versão do Ubuntu é sempre instalando DO ZERO. Com o esquema journaling você pode instalar o ubuntu (sistema) numa partição e o /home numa outra partição.
Observe essa lógica completa aqui.

leandrolopes
 
Mensagens: 342
Registrado em: 14 Junho, 2011
Localização: Paço do Lumiar - MA

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor barrao » Ter, 24 de Abril 2012, 19:31

Leandro,
obrigado pela dica. realmente das vezes que instalei do zero foram bem tarnquilas. mas das vezes que atualizei (as quatro últimas versões) também foram.

o fato é que agora eu estou com o 12.04 instalado, mas só entra em terminal. Talvez pela instalaçaõ não ter sido concluída, não consigo acessar a interface do desktop. entende?
de todo modo, além dessa minha ignorância quanto ao acesso ao desktop, fica a dúvida do que fazer com a resposta obitda quando peço para autalizar pacotes:

"E: Couldn't configure pre-depend multiarch-support for libgcc1, probably a dependency cycle."

pois está impedindo a atualização de pacotes.

obrigado!

barrao
 
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor Bitetti » Ter, 24 de Abril 2012, 19:45

sudo apt-get purgue liggcc libgcc1 gcc

e tente atualizar de novo.

Obs, se nao estiver entrando o ambiente gráfico com startx vá no /etx/X11/xorg.conf e apague as linhas referentes ao driver gráfico.

Quando ele fala dependency cycle quer dizer que por alguma razão uma dpendencia esta pedindo outra que pede a mesma que esta pedindo a outra... sim é um circulo.

Nunca usei mas isso pode ajudar:
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=415388&page=1

O povo fala muito dessa história de instalar tudo do zero, mas o fato é que o pau ocorre mesmo é com essas libs que ficam soltas.
Eu atualizei aqui e o único pau foi com alguns videos mp4 que não abrem, quando atualizou deve ter removido o suporte à codecs proprietários.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor barrao » Ter, 24 de Abril 2012, 21:16

Obrigado, Bitetti.
pois é, também nunca tive problemas com esse tipo de atualização...
mas estou acreditando que a instalação foi incompleta. mas agora não consigo sair desse círculo fechado.

tentei apagar o libgcc, mas não consegui.
então, consegui realizar um comando de instalação do libgcc, mas instalou, o gcc 4.6.
depois tentei o comando purge, novamente, mas não rolou nada.

e persiste o aviso, quando vou ao sudo aptitude tentar instalar ou baixar pacotes:
E: Couldn't configure pre-depend multiarch-support for libgcc1, probably a dependency cycle


estou vendo na rede que há outras pessoas com o mesmo problema, mas não consegui entender como foi resolvido.

ps. instalei o deborphan, mas não encontrou nenhum prog obsoleto.

abraços!

barrao
 
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Abril, 2012

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 25 de Abril 2012, 17:29

barrao, quando há problemas de dependências o melhor mesmo é instalar de novo o Ubuntu, principalmente para utilizadores que não têm nível de conhecimento suficiente para resolver estes problemas! Aliás, na semana passada eu tive um problema semelhante mas com o libc6 que na verdade deu-me muito trabalho tentar resolver e acabei nem conseguir (pois este pacote é utilizado por praticamente todo o sistema Ubuntu). A solução foi simples, visto que eu tenho a /home separada!

Assim a minha recomendação é você formatar o seu disco e instalar o ubuntu da forma que no ubuntued costumamos apresentar, com a home separada, tal como o Leandro disse! Sobre as vantagens da Home separada e de como depois atualizar o ubuntu, veja este artigo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Abril 2012, 18:10

Olá a todos.

Bom, eu não sei se o problema é o mesmo, provavelmente não, a não se que tenha várias faces! :(

Instalei ontem o Ubuntu 12.04 no meu portátil. A instalação decorreu tranquilamente e após o reboot surgiu-me um desktop em normal funcionamento. Embora não me queixe do portátil neste momento, apenas o coloco aqui como termo de comparação porque ao instalar o sistema no pc fixo, embora a instalação também decorresse sem problemas "visíveis", o facto é que após o término da mesma, também reiniciei como é natural, mas para surpresa minha, quando me surge a tela do Grub para selecionar o sistema pretendido dá-me apenas acesso a uma tela preta como seguinte:

error: no such partition
error: no such partition
error: no such partition

Press any key to continue...

Entretanto na tela inicial do Grub dá a sugestão "e" para editar comandos e "c" para linha de comando, o que me deixa em campo desconhecido e com receio de o explorar sem conhecimento para tal.

nota: acredito que isto pode não significar nada, mas achei estranho que aqui no portátil onde tudo parece decorrer normalmente, desde que o ligo a tela de fundo como a do Grub surge em tom bordeaux natural do ubuntu e no pc fixo, desde início esta tela surge a preto! Isto só porque tento agarrar-me a algo que me explique minimamente o que se passa, porque realmente nada mais ocorre... :\
Há certo tipo de mudanças que não deviam existir, mas adiante... :S

Se perceberem o que se esteja a passar, agradeço muito uma ajuda.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: erro na instalação do ubuntu

Mensagempor barrao » Sex, 27 de Abril 2012, 18:29

Claudio, obrigado pela atenção!
bom, eu estou esperando... ainda não fiz nada. entrei com o USB live da versão 11.10, mas não tem a opção reparar instalação ou algo do tipo. estou esperando pra ver se consigo criar uma USB live para a 12.04.
de toda forma, José, a minha máquina liga normal,vai até a tela bordeaux, mas em seguida volta pra uma tela que carrega o S.O. mas para quando testa a bateria... fica pra sempre...
eu aperto alt+f2 para entrar a linha de comando e poder vasculhar (aptitude, dpkg, etc) .. mas permaneço (na verdade não ligo desde quarta) no erro de "dependency cycle" do libgcc1...

acho que são problemas diferentes. mas que podem estar correlacionados. porque o meu iniciou com um cancelamento automático da instalação... e antes de reiniciar estava tudo tranquilo...

o seu portátil chega a carregar a interface gráfica? ou fica no preto?

espero que consiga resolvê-lo

barrao
 
Mensagens: 7
Registrado em: 24 Abril, 2012

Próximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 153 visitantes