Bem-vindo: Dom, 16 de Junho 2024, 12:36 Pesquisa avançada

Instalação ubuntu versão 12.04 em PC com Windows7[RESOLVIDO]

Exponha aqui todas as dúvidas ou pontos de vista sobre a instalação do Ubuntu!

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Março 2013, 1:54

Vamos por pontos que são muitas questões:
  1. Não instale via W7, ou seja através do Wubi. O Ubuntu não fica normal, fica mais lento por estar num sistema de ficheiros "não normal". Instale via penUSB em modo Live ;)
  2. Sobre os DVDs encriptados pelas empresas para proibir leituras em diferentes continentes, se você instalar os pacotes multimédia tudo funcionará bem (em princípio);
  3. Wifi não dava? Raros são os casos em que a placa não tem drivers. No entanto, há placas que têm drivers open-source e outras que só existe drivers proprietários. No caso destes últimos o Ubuntu não pode trazer esses drivers e portanto você precisa de abrir a aplicação "Drivers adicionais". Nessa aplicação você manda o Ubuntu instalar e ele faz tudo o resto sozinho.
  4. Sobre o MS office, eu uso-o e gosto dele. Mas uma coisa temos de admitir, ele é incompatível com toda a concorrência e inclusive ele é incompatível com versões distintas do Ms Office, ou seja, quando se mistura ficheiros de diferentes versões dá asneira. Em todo o caso, se precisa mesmo do MS Office, faça como eu: instale o Ms OFfice no Ubuntu.
  5. A maioria das impressoras é só meter o cabo USB e pronto, está instalada. No entanto há algumas marcas que eu recomendo que não se compre material e inclusive só lhes desejo o pior. Que as empresas não queiram investir num mercado pequeno que era o LInux, compreendo, mas pelo menos que abram a api de comunicação com essas impressoras. QUal é a sua impressora?
  6. Sobre o dilema de instalar o Ubuntu numa só partição ou em duas, a resposta é a seguinte: se você só o quer experimentar, use só uma e pronto. Se você procura ter um futuro com o Ubuntu, faça pelo menos duas partições (se não fizer da Swap, não há dramas) e assim ao ter a /home separada as atualizações para novas instalações do Ubuntu ficam muito mais limpas e rápidas.
  7. Não percebi muito bem a situação das partições, mas eu não recomendo instalações automáticas. Apesar de já ter visto que funciona bem, eu confio sempre em fazer as coisas manuais. Se você já fez as partições, agora é só preenchê-las manualmente, tal como é explicado neste artigo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor fsantana » Ter, 26 de Março 2013, 4:16

Claudio, obrigado pela sua pronta resposta.
Quanto à questão em 1, e indo de encontro à sua sugestão, mesmo em tutoriais que li, percebi e insisti com a finalidade de fazer o boot a partir da penUSB, porque pensei ser, (e acabou por acontecer) ser a derradeira opção que faltava para conseguir a instalação pretendida.
No que refere em 2, a situação reportada (provavelmente não foi bem explicada), mas o teste foi feito a partir de um ficheiro em formato MKV + ficheiro de legendas em formato SRT e não a partir de um DVD.
Em ponto 3, a opção de não ligar o WI-FI foi intencional (dado tratar-se de uma instalação para testar) e também como sugerido em alguns tutoriais que li, para impedir o download das actualizações - somente por isso, porque foi-me questionado por mais de uma vez, se queria ligar o WI-FI, tendo mesmo tido a possibilidade de visualizar as várias redes disponiveis.
No ponto 4, e no que se refere ao MS-Office (eu em W7 utilizo a versão 2010) testei diversos ficheiros, em que uns abriram mas outros não consegui que abrissem, daí ter referido que depois de baixar as actualizações eventualmente tudo ficasse ultrapassado, se tal não acontecer - pela dica que me deu, tenho sempre a alternativa de instalação do MS-Office no Ubuntu, que é uma optima solução.
No ponto 6, e dada a impossibilidade de ter testado a impressora multifunções, e conforme solicitado, esta é da marca EPSON, modelo STYLUS SX600FW, com interface de ligação USB/Ethernet, com os modos de impressora, digitalizador e fax (que utilizo qualquer um deles com bastante regularidade) não sejam impossíveis de os pôr a funcionar, crendo que é somente instalar os driver's adequados.
Agora temos o tema mais complicado de analisar (penso eu), a saber:
No ponto 7, questiona-me se o Ubuntu é só para experimentar ou para apostar nele no futuro.
Pois pelo que me apercebi na demonstração em teste, estou a aposta que seja mesmo para fazer uma migração completa no futuro próximo abandonando progressivamente o W7, e prevalecendo o Ubuntu.
A partição que fiz como já referi tem 30GB - de acordo com o que li, julgo ser suficiente para as 3 sub-partições ("raíz", "home" e "swap") - onde serão instalados os ficheiros de sistema em "/", os ficheiros pessoais, backups, etc. em "/home" e por fim a memória virtual em "swap".
Para o sistema (/) penso que 15GB serão suficientes, na "swap" estou a pensar reservar 2GB, na "/home" o restante de 13GB - acha valores aceitáveis ou sugere outros, isto levando em linha de conta as futuras versões do Ubuntu, porque não tenho a percepção se na progressão das versões mais antigas para a versão 12.04 ou mesmo a versão 12.10, o espaço ocupado pelo sistema tem aumentado significativamente ou tem-se mantido mais ou menos dentro do valor referido (15GB).
E não o maço mais porque a missiva já vai longa.
Desculpe o tempo que lhe tomei e aguardarei quisquer reparos e/ou informações adicionais com vista ao sucesso da instalação do Ubuntu.
Isto porque tal como eu disse no post inicial que aqui coloquei não tenho qualquer experiência na área de Linux.
Obrigado mais uma vez.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Março 2013, 16:30

Novamente respondendo em lista xD
  1. Derradeira opção? Não! Até pelo contrário:
    • O Windows (via Wubi) deve ser a derradeira opção, para aqueles casos em que o sistema não quer arrancar com dispositivos que não o disco ou para aqueles que não têm muita inclinação para a informática.
    • Os CDs estão praticamente descontinuados (não gravo um CD há anos acho eu) e o Ubuntu não cabe neles;
    • Os DVDs estão a seguir o mesmo caminho, custam dinheiro e são lentos;
    • Portanto a minha primeira escolha e a escolha que recomendo sempre é a penUSB. Primeiro porque é muito mais rápida; segundo porque tem vantagens ao nível económico; terceiro, está mais livre de bugs que uma gravação num CD/DVD; permite que se instale por exemplo vários sistemas na mesma pen e até permite que nós a utilizemos como um sistema normal, podendo até gravar os nossos dados, ao contrário dos CDs/DVDs.
  2. Pensei que era DVDs encriptados. No caso dos MKVs e MP3 e muitos outros formatos proprietários (tal como os drivers proprietários que eu lhe falei no post anterior) não podem vir ISO do Ubuntu, pois iria estar ilegal em alguns países. Assim, o Ubuntu vem sem esses codecs por padrão. Mas na primeira vez que você executa esses formatos o Ubuntu pergunta se você quer instalar o codec apropriado e é só aceitar.
    Em todo o caso eu não gosto de ficar a instalar codec a codec e portanto executo sempre este artigo (alternativa 3) quando instalo o Ubuntu:
    Através deste artigo você fica com compatibilidade para quase tudo até para os tais DVDs que eu falei, encriptados.
  3. Sobre a Wifi pensei que não estava a detectar. Há alguns modelos que acontece o que eu referi. SObre atualizações? A primeira coisa que lhe tenho de repreender (e não leve esta palavra como uma afronta) é que o Ubuntu não é como o Windows. Não vou entrar aqui numa discussão de qual o mais simples (apesar de achar que o Ubuntu é mais simples). Mas são diferentes, usabilidades diferentes, maneiras diferentes de trabalhar.
    E porque estou a dizer isto? Muito simples: o Ubuntu não vai iniciar uma atualização porque sim. Aliás, para o Ubuntu iniciar uma atualização, normalmente até irá pedir antes permissão via password! Outro pormenor é o seguinte: ao contrário dos utilizadores do Windows que não gostam das atualizações porque elas realmente são chatas por exigir que se reinicie e não sei quê mais; os utilizadores do Ubuntu amam receber atualizações! Elas raramente exigem reiniciar (apenas quando há atualização do Kernel, que é o coração do Ubuntu) e nunca congestionam a sua linha de trabalho. Você manda atualizar e pronto fica a atualizar em background.
    Algum tutorial sugeriu não atualizar? 8| Esqueça esse tutorial. Instale o Ubuntu tal como refiro no artigo do link abaixo:
  4. No que toca a aplicações de escritório, o UBuntu usa o LibreOffice, também disponível para Windows. O LibreOffice obviamente utiliza por padrão formatos livres que têm uma vantagem enorme: por serem livres são de fácil leitura e não andam a ficar incompatíveis a cada ano que passa. Ao passo que o Windows, usa formatos fechados em que os programas como o LibreOffice têm de andar a "desencriptar" para mostrar os conteúdos, já para não falar que a Microsoft muda sempre sensivelmente os formatos de versão em versão para que as pessoas seja obrigadas a comprar novas versões do MS Office. Estou portanto a afirmar que o MS Office entre versões dele próprio tem incompatibilidades. Já no libreOFfice, até pode acontecer mas a probabilidade de isso acontecer é muito reduzida.
    Concluindo então, se você puder, trabalhe com o libreOffice e seus formatos livres (que funcionam noutras aplicações de escritório) pois terá compatibilidades a longo prazo ao contrário do MS Office. Caso o seu emprego não o permita e você tenha de usar formatos DOCX por exemplo, nem sequer pense duas vezes: instale o MS OFfice e pronto, irá funcionar exatamente como no Windows!
  5. você saltou o 5 para o 6 xD
  6. Sobre impressoras epson, isso é preciso depois analisar melhor. A Epson não é das piores, mas também está longe de ser das melhores empresas em termos de compatibilidades. A minha namorada tem uma impressora Epson multifunções e usa, claro, o UBuntu. Não tem problemas com ela. Mas há sim utilizadores que têm nomeadamente há utilizadores que não conseguem ver os níveis de tinta.
    Não lhe posso dar muito mais feedback. Mas numa rápida pesquisa pelo google parece-me que deverá funcionar.
  7. Sobre o particionamento, não sei se você já leu este artigo, ele tem toda a minha opinião sobre o assunto:
    Em todo o caso, é o seguinte: as aplicações do Ubuntu normalmente são extremamente pequenas. Na ordem dos poucos KBs de tamanho. Sim! Eu por exemplo testo muitas aplicações e neste momento tenho 11.6GB ocupados. No entanto, tenho só 3 ou 4 jogos. E como sabe, o problema de espaço despendido normalmente recai sobre os jogos pois estes têm muitas imagens e módulos 3D que são realmente grandes. No caso do Steam ele instala os jogos na /home e portanto não ocupa na raiz. Se você não pensa instalar jogos ou então quer limitar-se ao Steam, então 15GB é mais que suficiente para a raiz.
    Sobre a Swap, se você tiver 4GB ou mais, acho que nem precisa dela. A não ser que queira usar o recurso de hibernar do UBuntu. Caso queira usar, aí sim precisa da SWAP pois o ubuntu manda toda a memória para essa partição. No caso do Windows, ele manda toda a memória para um ficheiro reservado e oculto que você pode ver através de programas de desfragmentação. E com isto quero dizer então que a SWap tem de ter no mínimo o mesmo tamanho que a RAM para que não haja problemas depois na altura de hibernar. Em todo o caso, há soluções não padronizadas mas relativamente fáceis de ter SWAP em ficheiros e portanto ter o hibernar na mesma a funcionar.

    Sobre o Futuro, eu com esta pergunta não quero dizer que você já tenha de escolher. Mas por vezes os utilizadores vão já com um pé atrás e isso é meio caminho andado para desistir pois estão habituados à usabilidade do Windows e depois não compreendem a facilidade do Ubuntu. Agora se você quer mesmo dar uma oportunidade comece já a fazer as coisas todas direitas e portanto ter já uma partição separada.

    Já agora, sugiro vivamente que não cometa o erro de instalar o Ubuntu sem o Windows. Use claro o DualBoot, ou seja, mantenha-se com os dois sistemas para o caso de eventualmente precisar de ir ao Windows.

    A minha maior sugestão e acredito que se você a fizer vai ter uma migração mais fácil é o seguinte: experimente o Ubuntu durante uma semana sem NUNCA ir ao Windows. Tente fazer tudo pelo Ubuntu. E entretanto, durante essa semana, destrua por completo o Ubuntu! Faça tudo o que quiser, experimente tudo e instale tudo até ao limite. Assim vai conhecer os limites. Ao fim de uma semana, volte a instalar o Ubuntu e agora sim, mediante o conhecimento dos limites use-o normalmente. Um pormenor que quero avisar é o seguinte: Virus não existe praticamente para Linux, no entanto, não abra margem para a existência deles. Como fazer isso? Não instale programas a torto e a direito que não estejam nos repositórios oficiais do UBuntu. Se você instalar programas pelos repositórios do Ubuntu (pela Central de Software do Ubuntu) a segurança é praticamente máxima! Se andar a instalar softwares de sites menos conhecidos, tal como no windows, pode sempre haver mentes maldosas.

Bom,acho que respondi a tudo e mais algumas coisas até. Não hesite em questionar. Eu estou aqui a responder mas se não for eu, certamente há aqui mais gente a ajudar. ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor fsantana » Ter, 26 de Março 2013, 18:40

Boa tarde Cláudio.
Só para agradecer uma vez mais a sua prontidão na resposta.
Pena que eu não tenha conhecimentos suficientes de Ubuntu como você para poder devolver-lhe o tempo gasto com as minhas questões.
Este parece ser mesmo um fórum onde há uma corrente contínua na ajuda e apoio àqueles que têm dificuldades em linguagem linux - ou devo dizer também unix?
Mais uma vez obrigado.
Abraço. :obrigado:
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 26 de Março 2013, 19:28

No terminal, a coisa é muito mais de Unix que outra coisa qualquer. Por isso é que num terminal poucas diferenças existem entre MacOS e Linux.

Em todo o caso, agora é uma questão de você andar para a frente e instalar o Ubuntu. Certamente aparecerão dúvidas. Passe por aqui e tratamos delas! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 26 de Março 2013, 19:29

Claudio Novais (26-03-2013, 18:28) escreveu:No terminal, a coisa é muito mais de Unix que outra coisa qualquer. Por isso é que num terminal poucas diferenças existem entre MacOS e Linux.

Em todo o caso, agora é uma questão de você andar para a frente e instalar o Ubuntu. Certamente aparecerão dúvidas. Passe por aqui e tratamos delas! :D


Ora nem mais claudio
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor fsantana » Qui, 28 de Março 2013, 22:21

Boa tarde.
Estive a simular a instalação do Ubuntu 12.04.
Tinha previamente feito uma partição de 100GB pelo Windows, não formatada.
Com o GParted tentei desmontá-la e criar as 3 partições para raíz, swap e home até àquele limite de 100Gb.
Não consegui.
Como excede as 4 partições no disco, dá-me como espaço não alocado.
Tenho o disco particionado com as unidades C,F,G e H - não consegui mais partições (penso que o limite máximo do W7 é até 4 partições), portanto as 4 fatias do disco é o limite.
Com o EaseUS Partition Master Home Edition, vejo a partição do W7 como primária e as 3 restantes como lógicas.
No W7 vejo toda e qualquer partição como lógicas!
Como faço para anexar um ficheiro do paint em formato .png?
Alguma solução?
Obrigado.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 28 de Março 2013, 22:27

fsantana (28-03-2013, 21:21) escreveu:Boa tarde.
Estive a simular a instalação do Ubuntu 12.04.
Tinha previamente feito uma partição de 100GB pelo Windows, não formatada.
Com o GParted tentei desmontá-la e criar as 3 partições para raíz, swap e home até àquele limite de 100Gb.
Não consegui.
Como excede as 4 partições no disco, dá-me como espaço não alocado.
Tenho o disco particionado com as unidades C,F,G e H - não consegui mais partições (penso que o limite máximo do W7 é até 4 partições), portanto as 4 fatias do disco é o limite.
Com o EaseUS Partition Master Home Edition, vejo a partição do W7 como primária e as 3 restantes como lógicas.
No W7 vejo toda e qualquer partição como lógicas!
Como faço para anexar um ficheiro do paint em formato .png?
Alguma solução?
Obrigado.


Podes criar 3 Principais e uma extendia e na estendida podes criar mais do que essas 4 principais
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor fsantana » Qui, 28 de Março 2013, 23:21

Boas mais uma vez.
Se bem compreendi, no disco que tenho particionado, a partição do W7 (146GB) fica como principal e as restantes outras 2 como lógicas, com as mesmas capacidades actuais de 310GB e 374GB sobrando um valor remanescente de 100GB.
Como o disco é de 1 TB, e como tenho que dedicar 3 partições do Ubuntu que perfaçam até 100GB qual o menor espaço que posso atribuir à outra unidade lógica onde vou "pendurar" aquelas 3 sub-partições?
Estou a pensar criar as 3 partições para o Ubuntu sendo, 1 partição com 15GB (/), outra de 5GB (swap) e ainda outra de 80GB (/home).
Se acharem optar por uma outra solução ficaria muito grato que a referissem.
Peço desculpa, mas nesta questão de partições tenho alguma dificuldade pelo receio de estragar algo que me não permita desfazer.
Mas preciso da vossa ajuda.
Obrigado.
Avatar do usuário
fsantana
 
Mensagens: 149
Registrado em: 24 Março, 2013
Localização: Almada

Re: Instalação ubuntu versão 12.04.2-12.10 em PC com Windows

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 28 de Março 2013, 23:29

2 gb de swap chega-te e sobra não precisas 5 gb

Podes postar uma imagem com o gparted aberto
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Instalação do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes