Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 4:04 Pesquisa avançada

Desbravando o comando grep

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Desbravando o comando grep

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 7 de Novembro 2013, 13:32

O comando grep é bastante utilizado para realizar buscas em textos. Hoje iremos iniciar uma saga demonstrando as diversas funcionalidades do comando grep e como podemos inseri-lo no nosso cotidiano de utilização de sistema linux. Então…vamos ao que interessa !!!

Pesquisar e encontrar arquivos




Digamos que você acabou de instalar uma nova versão do Ubuntu na sua máquina e que você necessita das bibliotecas Python para montar um script. Você foi vasculhando a web à procura de tutoriais, você vê que existem duas versões diferentes do Python em uso, e você não sabe qual foi instalado no seu sistema, se foi da instalação do Ubuntu, ou se instalando os módulos complementares de um hardware. Para sanar essa dúvida basta executar o seguinte comando:

dpkg -l | grep -i python


Pesquisar e filtrar arquivos




O comando grep também pode ser usado para pesquisar e filtrar dentro de arquivos individuais ou múltiplos arquivos, conforme exemplo abaixo:

grep –v “#” /etc/apache2/sites-available/default-ssl


O exemplo acima não irá mostar as linhas contendo “#” .

Pesquisar arquivos .mp3

O comando grep pode ser utilizado todos os arquivos que possuem a extensão .mp3.

Cenário:

Marcos possui uma coleção de mp3 e outros formatos e seu colega pediu as músicas do álbum “London Calling” do The Clash. Porém ele não quer os mp3 de versões “remix” do álbum. Utilizando o comando find juntamente com o grep e pipes iremos obter somente os mp3 desejados, conforme exemplo abaixo:

find . – name “*.mp3” | grep –i the_clash | grep –vi “remix”


Com isso, iniciamos uma nova saga agora dissecando o comando “grep”.

Fonte: Seja Livre


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 61 visitantes