Bem-vindo: Dom, 12 de Maio 2024, 18:09 Pesquisa avançada

Veja como consegui libertar 1.1GB no Ubuntu em 5 segundos!

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Veja como consegui libertar 1.1GB no Ubuntu em 5 segundos!

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 10 de Setembro 2013, 14:46

Neste pequeno tópico apresento uma solução já abordada no Ubuntued mas que hoje teve resultados bastantes bons: libertei mais de um 1GB de dados que não interessavam para nada.

A decisão de eu libertar espaço nasceu depois de eu ter visto este vídeo do Fernando Couto, onde ele lembrou-me da opção do apt-get que permite limpar todos os pacotes temporários que não fazem falta ter no sistema.

Essa remoção é tão simples quanto executar um pequeno comando que apaga esses ficheiros num "piscar de olhos"! O resultado foi uns surpreendentes 1100MB de espaço libertados, tal como você pode ver pelas duas imagens abaixo (do antes e do depois,respetivamente), onde a minha partição da Raiz, passou de 10.5GB para 9.42GB de espaço ocupado.



Na altura que apresentei a tal funcionalidade do apt-get, os resultados foram curtos, apenas 100MB de diferença, mas hoje essa diferença foi muito mais evidente e eu explico abaixo o porquê! Antes de mais, o artigo que explica como ganhar este espaço livre é o do link seguinte:

O que é o Apt-get Clean?



Se você reparar no artigo do link acima, que recomendo vivamente a leitura, ele aborda a funcionalidade "clean" do Apt-get. E o que faz essa funcionalidade? Bom, basicamente ela apaga todos os pacotes que são guardados no computador quando você instala um programa. Sempre que você instala um programa, o Ubuntu vai buscar à internet o pacote de instalação e instala o programa. Ora esse pacote é guardado no computador até que seja necessário algum dia utilizar.

Raramente é necessário utilizar, aliás, normalmente ele só é usado quando você desinstala e volta a instalar, em que ele evita buscar à internet visto que já o tem no computador. Pontualmente, esse pacote pode ser utilizado para recuperar alguma instalação mal feita.

De resto, esses pacotes que são guardados simplesmente não têm utilidade para um utilizador normal. Por isso, apagar é uma vantagem.

Mas como eu consegui ganhar mais de 1GB de espaço?



A resposta é simples, atualmente eu tenho o Ubuntu instalado há já vários meses. Desde que o instalei, atualizei regularmente o sistema, o que significa que a cada instalação novos pacotes eram guardados no computador.

Ora o conjunto de todas as atualizações desde que eu fiz a última vez o "apt-get clean" já me fez descarregar da internet mais de 1GB de pacotes que agora foram removidos (claro que alguns dos pacotes são também de programas que eu instalei, ou seja não são apenas de atualizações).

E agora?



Bom, eu apaguei os pacotes e pronto, o sistema fica exatamente igual, porque aquilo era apenas ficheiros de instalação. Os pacotes já foram instalados e os ficheiros obviamente mantêm-se no sistema. Apenas os ficheiros que foram utilizados para instalar os programas é que foram removidos.

No pior dos casos, o que pode acontecer é que se eu precisar deles, terei de voltar a fazer donwload. Apenas isso. Numa era em que a internet está tão rápida e considerando que a maioria dos pacotes são extremamente pequenos, penso que o melhor mesmo é fazer isto que eu acabei de fazer e ganhar algum espaço livre! :obvio:


Quer ganhar ainda mais espaço livre?



Há também uma dica bem interessante que eu sigo regularmente e por isso não posso comprovar agora o quão libertadora ela é! Mas é de facto uma das maneiras de ganhar maior espaço livre: apagando Kernels desnecessários, antigos.

Você pode apagar os kernels de várias maneiras. Uma delas é através do Ubuntu Tweak de forma relativamente manual. Uma outra forma é explicada neste artigo:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Veja como consegui libertar 1.1GB no Ubuntu em 5 segundo

Mensagempor hailton » Ter, 10 de Setembro 2013, 22:33

Faço o uso de um conjunto de dicas: https://www.dropbox.com/s/kj80uo2x0sf6ha7/ubuntu.txt
Tem várias dicas de limpeza, que podem aumentar ainda mais o espaço livre.

hailton
 
Mensagens: 174
Registrado em: 02 Setembro, 2013

Re: Veja como consegui libertar 1.1GB no Ubuntu em 5 segundo

Mensagempor Exploit » Qua, 11 de Setembro 2013, 3:57

aqui não foi tanto.. quase 600mb..
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Veja como consegui libertar 1.1GB no Ubuntu em 5 segundo

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 11 de Setembro 2013, 13:47

600MB já quase que dá para gravar uma ISO de uma distribuição Linux! :D
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Veja como consegui libertar 1.1GB no Ubuntu em 5 segundo

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 11 de Setembro 2013, 22:12

A parte de apagar as antigas versões do Kernel, não é precisa no Debian, neste aspecto não tenho de me preocupar xD (algo que o Ubuntu deveria aprender com o pai).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 20 visitantes