Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 17:55 Pesquisa avançada

Ubuntu 11.10 mudou dono e grupo dos arquivos... é isso?

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Ubuntu 11.10 mudou dono e grupo dos arquivos... é isso?

Mensagempor RCLages » Seg, 10 de Outubro 2011, 23:50

Amig@s, boa noite!

Estou usando o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot RC para conhecer e adaptar sua utilização para uma possível migração de desktops no Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Entretanto algumas diferenças me parecem estranhas e gostaria de compartilhar com tod@s essa visão. Agora refiro-me a como as permissões dos arquivos são mostradas no novo Ubuntu, ou seja, não entendo por quê não mais aparece o nome do usuário dono e seu grupo na pasta /home/usuario como é padrão no Linux desde que o conheço há 10 anos. Era simples assim:
Código: Selecionar todos
ls -lha /home/tuxmatrix
total 64M
drwxr-xr-x 68 tuxmatrix tuxmatrix 4,0K 2011-10-10 14:44 .
drwxr-xr-x 10 root      root      4,0K 2011-05-08 16:21 ..
drwx------  3 tuxmatrix tuxmatrix 4,0K 2011-05-08 17:36 .adobe
drwx------  9 tuxmatrix tuxmatrix 4,0K 2011-07-29 12:16 .amsn
drwx------  2 tuxmatrix tuxmatrix 4,0K 2011-10-07 07:25 .aptitude
drwxr-xr-x  2 tuxmatrix tuxmatrix 4,0K 2011-05-29 19:33 Audiobooks


Mas agora no Ubuntu 11.10 temos isso:
Código: Selecionar todos
ls -lha /home/tuxmatrix
total 64M
drwxr-xr-x 68 root plugdev  4,0K 2011-10-10 14:44 .
drwxr-xr-x 10 root plugdev  4,0K 2011-05-08 16:21 ..
drwx------  3 root plugdev  4,0K 2011-05-08 17:36 .adobe
drwx------  9 root plugdev  4,0K 2011-07-29 12:16 .amsn
drwx------  2 root plugdev  4,0K 2011-10-07 07:25 .aptitude
drwxr-xr-x  2 root plugdev  4,0K 2011-05-29 19:33 Audiobooks


Por mais que use o comando chown -vR tuxmatrix:tuxmatrix /home/tuxmatrix para alterar a propriedade dos arquivos, essa situação não é alterada, mesmo que as mensagens do comando afirmem que sim. Também já percebi que alguns programas reclamam dessa situação acusando que a pasta não pertence realmente ao usuário e não puderam ser alterados seus arquivos (não tenho aqui agora essas mensagens, fico devendo essa informação).

O único diretório que mantém o usuário:grupo é o .gvfs e todos os demais ficam como mostrado acima. Isso não acontece na pasta "home" do usuário "root" (/root) onde root:root é usuário:grupo.

Alguém teria uma explicação? Há como voltar a ser como era antes? Isso é mudança do Ubuntu ou do Debian ou do Kernel 3.0? Está muito estranho :\ :medo:

PS: Perdoem-me caso tenha publicado essa dúvida no tópico errado... façam a colocação devida se preciso. :roll:

:obrigado: :ubuntued: pela atenção. E parabéns pelo Fórum :yeah:

Cordiais Saudações ;)
Paz, Vida Longa e Prospere! \0/

Ronaldo Cardozo Lages
Skype: rclages Twitter: @rclages
E-mails: ronaldo@lages.net (MSN,GTalk)
rclages@softwarelivre.org
Técnico em Telecomunicações (CREA-SC)
Palhoça, Santa Catarina - Brasil
Avatar do usuário
RCLages
 
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Outubro, 2011
Localização: Palhoça, Santa Catarina, Brasil

Re: Ubuntu 11.10 mudou dono e grupo dos arquivos... é isso?

Mensagempor RCLages » Ter, 11 de Outubro 2011, 0:06

Correção!

Não são as permissões que aparecem diferentes mas a propriedade dos arquivos e diretórios (pastas) quando listadas pelo comando ls -lha /home/usuario ou quando vistas nas propriedades pela interface gráfica do Nautilus. :doh:

Cordiais Saudações ;)
Paz, Vida Longa e Prospere! \0/

Ronaldo Cardozo Lages
Skype: rclages Twitter: @rclages
E-mails: ronaldo@lages.net (MSN,GTalk)
rclages@softwarelivre.org
Técnico em Telecomunicações (CREA-SC)
Palhoça, Santa Catarina - Brasil
Avatar do usuário
RCLages
 
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Outubro, 2011
Localização: Palhoça, Santa Catarina, Brasil

Re: Ubuntu 11.10 mudou dono e grupo dos arquivos... é isso?

Mensagempor José Craveiro » Ter, 11 de Outubro 2011, 1:11

RCLages » Seg Out 10, 2011 11:50 pm escreveu:Amig@s, boa noite!

Estou usando o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot RC para conhecer e adaptar sua utilização para uma possível migração de desktops no Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil).


Olá RCLages

Desde já as minhas desculpas por não responder exatamente ao que pretende, visto que se trata de uma matéria que ainda não domino e acredito que alguém por aqui possa apresentar uma possível solução, entretanto:

Desconheço até que ponto esta poderá ser uma pergunta desnecessária, mas aqui fica esta dupla dúvida:
Será a primeira utilização do Ubuntu no organismo de Estado que apresenta? Ainda que não seja uma estreia, se me permite, porquê usar no mesmo uma versão do sistema que para além de ainda não só não ter saído e que logo após terá um inevitável período de testes de estabilidade, sendo que o aconselhável em casos deste género seja o uso de uma versão LTS (Long Term Support)?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Ubuntu 11.10 mudou dono e grupo dos arquivos... é isso?

Mensagempor RCLages » Ter, 11 de Outubro 2011, 1:38

José Craveiro » Seg Out 10, 2011 10:11 pm escreveu:
RCLages » Seg Out 10, 2011 11:50 pm escreveu:Amig@s, boa noite!

Estou usando o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot RC para conhecer e adaptar sua utilização para uma possível migração de desktops no Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Brasil).


Olá RCLages

Desde já as minhas desculpas por não responder exatamente ao que pretende, visto que se trata de uma matéria que ainda não domino e acredito que alguém por aqui possa apresentar uma possível solução, entretanto:

Desconheço até que ponto esta poderá ser uma pergunta desnecessária, mas aqui fica esta dupla dúvida:
Será a primeira utilização do Ubuntu no organismo de Estado que apresenta? Ainda que não seja uma estreia, se me permite, porquê usar no mesmo uma versão do sistema que para além de ainda não só não ter saído e que logo após terá um inevitável período de testes de estabilidade, sendo que o aconselhável em casos deste género seja o uso de uma versão LTS (Long Term Support)?


Sim, existe uma razão estratégica para essa escolha mesmo que não pareça agora razoável.

A fase de testes e adequação da solução "desktop livre" é algo que vai levar algum tempo, ainda mais que passaremos por escolher ainda o sistema de gerenciamento das estações numa rede que se quer heterogência, até hoje calcada na plataforma MS Windows Server com Active Directory. Mesmo a solução corportiva da Canonical (o Landscape) tem se mostrado bem cara numa relação custo/benefício (calculado em cima de licenciamento por usuário).

Enquanto isso vamos conhecendo a nova interface gráfica do Ubuntu 11.10 pois sabemos que o 12.04 será LTS. Ao nosso ver seria muito impactante usar um LTS antigo, com interface desatualizada e depois implantar uma moderna. Se já haverão resistências com a mudança de Windows XP ou Seven para Linux Ubuntu, imagine mudar novamente para Ubuntu Unity moderninho. Fazemos nosso plano de ação a médio prazo para ter-se inclusive suporte da Canonical no desktop LTS. E não se pode esquecer que o padrão de GUI em desktop é dado pelos smartphones e tablets, inclusive será assim no Windows 8.

Também é importante lembrar que não basta migrar mas constituir um suporte adequado para esses usuários. Capacitar bem o pessoal técnico tanto na infraestrutura como no uso dos aplicativos de desktop é fundamental, pois passa em que saibam entender as dificuldades dos usuários e como eles usam as ferramentas proprietárias hoje e quais as livres que as substituirão. Não sendo assim, todo o processo fracassará e voltará a acomodação da solução fechada e proprietária mesmo antes do término deste governo. Uma migração perene se consegue quando o custo de voltar se torna impraticável.

Espero ter esclarecido e esse tema pode ser mais amplamente debatido por aqui, caso queiram.

Cordiais Saudações ;)
Paz, Vida Longa e Prospere! \0/

Ronaldo Cardozo Lages
Skype: rclages Twitter: @rclages
E-mails: ronaldo@lages.net (MSN,GTalk)
rclages@softwarelivre.org
Técnico em Telecomunicações (CREA-SC)
Palhoça, Santa Catarina - Brasil
Avatar do usuário
RCLages
 
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Outubro, 2011
Localização: Palhoça, Santa Catarina, Brasil

Re: Ubuntu 11.10 mudou dono e grupo dos arquivos... é isso?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Outubro 2011, 12:26

Olá RCLages, eu creio que deve acontecido algo que não é natural! Ou melhor, esse seu Ubuntu não deve estar com as configurações padrão ou então ocorreu algum problema na instalação! É que no meu Ubuntu 11.10, está igual aos outros Ubuntus que tenho:
Código: Selecionar todos
claudio@claudio-VirtualBox:~$ ls -lha /home/claudio/
total 27M
drwxr-xr-x 39 claudio claudio  12K 2011-10-06 19:11 .
drwxr-xr-x  3 root    root    4,0K 2011-09-26 18:04 ..
drwxr-xr-x  2 claudio claudio 4,0K 2011-10-06 19:11 Área de trabalho
-rw-------  1 claudio claudio 3,8K 2011-10-06 19:09 .bash_history
-rw-r--r--  1 claudio claudio  220 2011-09-26 18:04 .bash_logout
-rw-r--r--  1 claudio claudio 3,3K 2011-09-26 18:04 .bashrc
drwxrwxr-x  3 claudio claudio 4,0K 2011-09-27 16:21 .bazaar
-rw-rw-r--  1 claudio claudio  69K 2011-10-05 02:49 .bzr.log
drwx------ 15 claudio claudio 4,0K 2011-10-04 01:07 .cache
drwx------ 17 claudio claudio 4,0K 2011-10-06 19:11 .config
drwx------  3 claudio claudio 4,0K 2011-09-26 18:19 .dbus
-rw-rw-r--  1 claudio claudio   26 2011-10-06 19:11 .dmrc
drwxr-xr-x  2 claudio claudio 4,0K 2011-09-26 18:19 Documentos
drwxr-xr-x  2 claudio claudio 4,0K 2011-10-06 19:11 Downloads


Um outro pormenor que não deixei passar foi o simples facto de no seu Ubuntu 11.10, é você fazer um ls à /home/tuxmatrix e para além de aparecer o root, aparece também plugdev. Você não instalou nada que pudesse comprometer estes ficheiros? Por exemplo um script que fizesse copiar-colar e tivesse sido executado com um sudo
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 55 visitantes