Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 10:06 Pesquisa avançada

Indicadores no LXDE/Lubuntu

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 7 de Junho 2012, 0:16

Adicione Indicadores do Gnome



Sim, leu bem, pode adicionar alguns dos indicadores do Gnome (apenas os que usam GTK2) no LxPanel! Em princípio, se já tem o Lubuntu ou os pacotes do LXDE instalados, verá que na lista de applets presentes no painel inclui um designado por Applets de indicador. Se o adicionar ao painel poderá ver a designação Sem indicadores. Fique tranquilo, o Lubuntu/LXDE não vem acompanhado dos indicadores por uma questão de peso ao sistema. Caso não tenha o applet na lista do lxpanel, então instale-o com o seguinte comando:
sudo apt-get install -y lxpanel-indicator-applet-plugin


No entanto, para ter os quatro indicadores apresentados, precisa de instalar os seguintes pacotes:
sudo apt-get install indicator-datetime-gtk2 indicator-messages-gtk2 indicator-sound-gtk2 network-manager-gnome


Terminada a instalação, terá de clicar com a tecla direita do mouse na zona onde adicionou o Applets de indicador e seleccionar a opção Definições de "Applets de indicador". Aí verá surgir a seguinte janela e active as seguintes opções (nota: o network-manager-gnome já adiciona o indicador, logo não será necessário activá-lo, se este não aparecer quando adicionou, o que é provável que aconteça, ao reiniciar o seu computador, verá que ele já vem incluído no conjunto de indicadores):




Obs.: Eu sei que a janela tem lá a opção do Menu da sessão, mas eu já estive a experimentar, deixa a barra com o aspecto à direita semelhante ao Gnome/Unity (com o ícone da engrenagem), mas ao ambiente LXDE pouco faz, já que o controlo de sessão é gerido pelo LXDE e não pelo Gnome! No entanto se quiserem instalar este menu, basta instalar o pacote seguinte e depois activar a opção no applet.
sudo apt-get install -y indicator-session-gtk2
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Ron Alon » Qui, 7 de Junho 2012, 13:15

Boa partilha, Luis.

Não uso o LXDE, mas é uma boa partilha para quem usa - e para o enriquecimento do fórum.

Abraço!
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Exploit » Qui, 7 de Junho 2012, 16:26

pelo pouco que vi aqui no forum o lxde parece uma boa escolha. mas os indicadores não são muito pesados? o lxde não tem applets do gnome2?
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Qui, 7 de Junho 2012, 21:20

Boas Luís, mais um excelente tutorial/partilha da tua parte.

Essa tua "paixão" pelo LXDE é salutar e tem-se mostrado extremamente produtiva! Quer para ti (que é o mais importante!), quer para todos os utlizadores deste forum, que queiram experimentar o DE e têm aqui quase tudo para começar e não só!

Venham mais destes!

Parabéns Luís!! :yeah:

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 7 de Junho 2012, 22:02

ron » 07 Jun 2012, 13:15 escreveu:Boa partilha, Luis.

Não uso o LXDE, mas é uma boa partilha para quem usa - e para o enriquecimento do fórum.

Abraço!

:obrigado:

Exploit » 07 Jun 2012, 16:26 escreveu:pelo pouco que vi aqui no forum o lxde parece uma boa escolha. mas os indicadores não são muito pesados? o lxde não tem applets do gnome2?

O último deskmod que partilhei verifiquei pelo conky que tinha um peso de apenas 95~96 MB de RAM, só no arranque! Agora que tenho os indicadores, ficou nos 103~107MB!
O LXDE possui applets semelhantes ao do Gnome 2 e XFCE (tal como pode ver aqui: viewtopic.php?f=30&t=1814 ). Veja na imagem alguns dos applets que pode encontrar!


Miguel Fonseca » 07 Jun 2012, 21:20 escreveu:Boas Luís, mais um excelente tutorial/partilha da tua parte.

Essa tua "paixão" pelo LXDE é salutar e tem-se mostrado extremamente produtiva! Quer para ti (que é o mais importante!), quer para todos os utlizadores deste forum, que queiram experimentar o DE e têm aqui quase tudo para começar e não só!

Venham mais destes!

Parabéns Luís!! :yeah:

Cumps.

:obrigado:

Quanto a surgirem mais partilhas deste género... É bem possível que surjam, visto que actualmente não sou o único a usar Lubuntu aqui por casa, por isso se este novo membro do mundo Linux manifestar alguma dúvida que ache que seja algo pertinente, eu coloco-os aqui no :ubuntued:
Estive hoje a instalar o Lubuntu 12.04 numa máquina com os seguintes requisitos:
  • CPU: Intel Celeron D 2.4GHz (apenas 32 bit)
  • RAM: 256MB (de origem) + 1GB
  • Gráfica: Intel Xtreme 2 (onboard)
  • VRAM: 96MB (partilhada)
No arranque o Lubuntu apenas pesava 73~75MB...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 8 de Junho 2012, 0:53

Boas Luís, realmente o DE LXDE é de uma leveza extraordinária!

Pelo que descreveste em tópicos e posts anteriores, esse novo utilizador que referes, é o teu Pai.

É óptimo ver os utilizadores "menos jovens" :D a ingressarem e ficarem no Linux!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 8 de Junho 2012, 9:36

Miguel Fonseca » 08 Jun 2012, 00:53 escreveu:Boas Luís, realmente o DE LXDE é de uma leveza extraordinária!

Pelo que descreveste em tópicos e posts anteriores, esse novo utilizador que referes, é o teu Pai.

É óptimo ver os utilizadores "menos jovens" :D a ingressarem e ficarem no Linux!

Cumps.

Acertou :sneaky:

Ainda tenho de deixar o ambiente com alguns extras, pois apesar de ter mais 10 anos que o Miguel, o meu pai não tem grande experiência em computação :lol: mas ficou encantado por ver um PC com uma gráfica fraquinha correr vídeos flash no Youtube com grande fluidez (tive de desativar a aceleração por hardware)!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor manololxde » Ter, 3 de Julho 2012, 11:25

Fiz questão de me cadastrar para agradecer por este post, não sabia que dava para personalizar tão bem o LXDE, meu Lubuntu está muito Style agora! :D

Muito obrigado pela dica :yeah:

manololxde
 
Mensagens: 5
Registrado em: 03 Julho, 2012

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 3 de Julho 2012, 11:42

manololxde » 03 Jul 2012, 11:25 escreveu:Fiz questão de me cadastrar para agradecer por este post, não sabia que dava para personalizar tão bem o LXDE, meu Lubuntu está muito Style agora! :D

Muito obrigado pela dica :yeah:

:obrigado: pela sua apreciação ;)
Se souber de mais algumas dicas para personalizar o LXDE/Lubuntu, não hesite em partilhar :sneaky:

Falam que o LXDE é muito simples para o utilizador comum, mas se for muito bem personalizado, é bem capaz de ir à guerra com os outros, supostamente mais avançados :p
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Indicadores no LXDE/Lubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 3 de Julho 2012, 17:29

manololxde, não se esqueça de partilhar o seu ambiente neste link!!!
viewtopic.php?f=24&t=1831&p=17213#p17213
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron