Para quem não saiba, eu sou formado em electrónica, como tal uso o Linux para interagir com hardware (para além do habitual onde realizamos as tarefas do dia-a-dia ), por isso se alguém tiver alguma curiosidade e quiser aventurar-se neste mundo, na programação de hardware, deixo-vos aqui uns tutoriais de como interagir com uma plataforma de desenvolvimento que gosto muito. Porquê? Porque é relativamente barata, usa interface USB para programar, simular e comunicar com o micro-controlador (µC) da Texas Instruments (TI), apelidado de MSP430. Para além dos factores mencionados, este µC requer um baixo consumo para grande parte das tarefas, sendo exigida mais energia, apenas para o uso da memória Flash embutida. Tudo o resto funciona bem, mesmo a 1.8V e com um máximo de 6mA de corrente.
1. Pré-requisitos
Antes de poder programar o seu MSP430 presente na placa de desenvolvimento chamada Launchpad, precisa de instalar alguns pacotes que incluem o compilador, debugger, entre outras ferramentas. Assim, para instalar use um dos seguintes comandos:
- Debian
- Ganhe direito de root:su
- E instale em seguida:apt-get install binutils-msp430 gcc-msp430 gdb-msp430 msp430-libc msp430mcu mspdebug
- E para deixar o root:exit
- Ganhe direito de root:
- Ubuntu (a confirmar nomes dos pacotes no Ubuntu)
- Basta apenas o seguinte comando:sudo apt-get install binutils-msp430 gcc-msp430 gdb-msp430 msp430-libc msp430mcu mspdebug
- Basta apenas o seguinte comando:
Depois disto, já pode programar o seu MSP430 com as ferramentas instaladas, mas terá de o fazer via terminal e criar o seu próprio Makefile para automatizar o processo.
- Irei partilhar, ao longo deste tópico, como criar o Makefile e como realizar a programação via terminal. Depois, irei apresentar como configurar o Geany para interagir com o Launchpad, apresentando assim uma solução mais gráfica e com um simples e poderoso IDE. Fique a aguardar, pois até apresentarei exemplos práticos para que possa testar se ficou tudo bem configurado.
~*~