Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 19:49 Pesquisa avançada

Assistente para conky

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Qua, 27 de Março 2013, 17:15

não sei se ja teve alguma experiencia real com java mas se teve pelo visto foi um trauma, 8|

acho que no java os componentes ja são compostos enquanto os widgets do GTK vem crus e temos que coloca-los da nossa forma.

eu tentei instalar o visual ruby mas não funcionou, pelo menos ele deixou os exemplos com as interfaces desenhadas no glade, vou dar uma olhada nelas e ver se entendo melhor como usar os widgets e organiza-los nos containers.

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: Assistente para conky

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 19:23

Crus? Nada disso! É preciso é saber como se trabalhar neles. É uma forma mais estruturada, menos desenhada, que é melhor para escalar esteticamente.

Sobre traumas no Swing, não é trauma. Qualquer pessoa que tenha desenvolvido uma interface mais complexa em Swing através por exemplo Netbeans sabe bem do que eu estou a falar. O Swing é sem dúvidas das piores coisas para se desenhar interfaces.

Já a linguagem Java é muito boa! Eu gosto muito de toda a organização e documentação da linguagem Java. Talvez só o C# ande por lá perto. Mas quando se fala em Swing, tudo se desmorona. É bonito desenhar uma janela com 3 ou 4 botões e duas ou 3 textboxs. Mas se você começa a acrescentar mais coisas, para uma janela do mundo real onde há muitos pormenores a preenchê-la, você começa a desejar ter uma bomba em cima do computador. 8)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Assistente para conky

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 27 de Março 2013, 22:13

O Claudio tem razão quanto a questão de Layout do Swing. É preciso ter um bom conhecimento de todos eles para se fazer uma tela complexa, mas não é impossível. Infelizmente não gosto de aplicativos Desktop no java por esse motivo e porque o Look and Feel padrão é feio. Pode-se usar a cara do SO mas perde desempenho e o Nimbus que é um que salva acho ultrapassado.

Agora aplicativo feito em java levar 5 minutos para subir o.0 , isso é coisa do Luiz. Aqui o Eclipse que é uma IDE super complexa e pesada sobe em 15s. O Netbeans em menos tempo ainda. Esse que você pretende fazer vai ser quase instantâneo.

Eu recomendaria o Python por ser pradrão no Linux ou QT (não é o KDE em). QT tem uma boa documentação, é multi plataforma e pode ser escrita em C++ e QML. Talvez o conjunto de componentes e a IDE te agrade mais.

Mas se optar pelo java e precisar de ajuda me manda MP, só te aviso que o conky tem um layout muito dinâmico. Não é a toa que não existe uma ferramenta para desenhar ele. Conceber uma tela, acredito que vai limitar muito sua customização.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 27 de Março 2013, 22:57

marcos.vargens (27-03-2013, 21:13) escreveu:O Claudio tem razão quanto a questão de Layout do Swing. É preciso ter um bom conhecimento de todos eles para se fazer uma tela complexa, mas não é impossível. Infelizmente não gosto de aplicativos Desktop no java por esse motivo e porque o Look and Feel padrão é feio. Pode-se usar a cara do SO mas perde desempenho e o Nimbus que é um que salva acho ultrapassado.

Agora aplicativo feito em java levar 5 minutos para subir o.0 , isso é coisa do Luiz. Aqui o Eclipse que é uma IDE super complexa e pesada sobe em 15s. O Netbeans em menos tempo ainda. Esse que você pretende fazer vai ser quase instantâneo.

Eu recomendaria o Python por ser pradrão no Linux ou QT (não é o KDE em). QT tem uma boa documentação, é multi plataforma e pode ser escrita em C++ e QML. Talvez o conjunto de componentes e a IDE te agrade mais.

Mas se optar pelo java e precisar de ajuda me manda MP, só te aviso que o conky tem um layout muito dinâmico. Não é a toa que não existe uma ferramenta para desenhar ele. Conceber uma tela, acredito que vai limitar muito sua customização.

É um PC de 2002~2003 com um Intel Celeron D 2.4GHz, 1.26GB de RAM e uma ATI Radeon 7200 (glxgears -fullscreen dá uns simpáticos 30 a 40 fps :upsiu: numa resolução de 1366x768), demorando sensivelmente mais de 5 minutos a abrir o simulador do IRS feito em Java. Mas o Chromium, Firefox, etc, ele abre rápido, mas o que é em Java, é para esquecer... :facepalm2: (mesmo em Windows XP, ele sempre foi lento quando tinha de lidar com Java)



Quanto ao Nimbus que acha ultrapassado, eu até não acho, tendo em conta os restantes presentes no OpenSolaris :troll: Esse era de longe o melhor, até gostei :rox:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Qui, 28 de Março 2013, 0:31

marcos.vargens escreveu:O Claudio tem razão quanto a questão de Layout do Swing. É preciso ter um bom conhecimento de todos eles para se fazer uma tela complexa, mas não é impossível. Infelizmente não gosto de aplicativos Desktop no java por esse motivo e porque o Look and Feel padrão é feio. Pode-se usar a cara do SO mas perde desempenho e o Nimbus que é um que salva acho ultrapassado.

Agora aplicativo feito em java levar 5 minutos para subir o.0 , isso é coisa do Luiz. Aqui o Eclipse que é uma IDE super complexa e pesada sobe em 15s. O Netbeans em menos tempo ainda. Esse que você pretende fazer vai ser quase instantâneo.

Eu recomendaria o Python por ser pradrão no Linux ou QT (não é o KDE em). QT tem uma boa documentação, é multi plataforma e pode ser escrita em C++ e QML. Talvez o conjunto de componentes e a IDE te agrade mais.

Mas se optar pelo java e precisar de ajuda me manda MP, só te aviso que o conky tem um layout muito dinâmico. Não é a toa que não existe uma ferramenta para desenhar ele. Conceber uma tela, acredito que vai limitar muito sua customização.


realmente vai limitar bastante a criação dos scripts, no começo enquanto não tiver muitos guias principalmente mas a ideia é ajudar os que tem menos conhecimento e querem algo mais pratico que não precise digitar codigo e tudo mais.

pra quem tiver mais criatividade, tempo e tudo mais poderia criar o proprio guia e compartilhar, pretendo com o tempo procurar alguns scripts mais famosinhos e fazer os guias destes.

quanto ao java, pode ser que pra muitos não seja problema ter uma aplicação pesada mas pra outros sim e acho que o conky é utilizado bastante por pessoas que possuem PCs mais simples.

Luis Cardoso escreveu:
marcos.vargens (27-03-2013, 21:13) escreveu:O Claudio tem razão quanto a questão de Layout do Swing. É preciso ter um bom conhecimento de todos eles para se fazer uma tela complexa, mas não é impossível. Infelizmente não gosto de aplicativos Desktop no java por esse motivo e porque o Look and Feel padrão é feio. Pode-se usar a cara do SO mas perde desempenho e o Nimbus que é um que salva acho ultrapassado.

Agora aplicativo feito em java levar 5 minutos para subir o.0 , isso é coisa do Luiz. Aqui o Eclipse que é uma IDE super complexa e pesada sobe em 15s. O Netbeans em menos tempo ainda. Esse que você pretende fazer vai ser quase instantâneo.

Eu recomendaria o Python por ser pradrão no Linux ou QT (não é o KDE em). QT tem uma boa documentação, é multi plataforma e pode ser escrita em C++ e QML. Talvez o conjunto de componentes e a IDE te agrade mais.

Mas se optar pelo java e precisar de ajuda me manda MP, só te aviso que o conky tem um layout muito dinâmico. Não é a toa que não existe uma ferramenta para desenhar ele. Conceber uma tela, acredito que vai limitar muito sua customização.

É um PC de 2002~2003 com um Intel Celeron D 2.4GHz, 1.26GB de RAM e uma ATI Radeon 7200 (glxgears -fullscreen dá uns simpáticos 30 a 40 fps :upsiu: numa resolução de 1366x768), demorando sensivelmente mais de 5 minutos a abrir o simulador do IRS feito em Java. Mas o Chromium, Firefox, etc, ele abre rápido, mas o que é em Java, é para esquecer... :facepalm2: (mesmo em Windows XP, ele sempre foi lento quando tinha de lidar com Java)



Quanto ao Nimbus que acha ultrapassado, eu até não acho, tendo em conta os restantes presentes no OpenSolaris :troll: Esse era de longe o melhor, até gostei :rox:


acredito que ainda hoje podemos encontrar pessoas que usam configurações mais simples que estas com menos memoria RAM e talvez até sem placa de video dedicada.

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Março 2013, 0:42

A limitação, acredito que seja apenas nos ficheiros .lua, em que permite fazer aquelas coisas todas jeitosas... Mas se se basear nestes pontos:
Penso que já ajudará bastante.

Depois a manipulação do Lua, poderia ser um módulo complementar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 28 de Março 2013, 1:02

Luis Cardoso (27-03-2013, 21:57) escreveu:É um PC de 2002~2003 com um Intel Celeron D 2.4GHz, 1.26GB de RAM e uma ATI Radeon 7200 (glxgears -fullscreen dá uns simpáticos 30 a 40 fps :upsiu: numa resolução de 1366x768), demorando sensivelmente mais de 5 minutos a abrir o simulador do IRS feito em Java. Mas o Chromium, Firefox, etc, ele abre rápido, mas o que é em Java, é para esquecer... :facepalm2: (mesmo em Windows XP, ele sempre foi lento quando tinha de lidar com Java)



Quanto ao Nimbus que acha ultrapassado, eu até não acho, tendo em conta os restantes presentes no OpenSolaris :troll: Esse era de longe o melhor, até gostei :rox:


Tem algumas observações aí, esse simulador tem grande chances de ter sido feito em java 1.3 que teve muita diferença em relação ao java 1.4, a versão atual do java é a 1.7. A forma que ele foi construído também faz muita diferença. E outra, se é uma applet, ai ferrou de vez porque roda dentro de um browser e é sensivelmente mais lento.
Faça um teste, vá até a página da Receita Federal aqui do Brasil e baixe a versão .deb do aplicativo de IRPF ou se preferir a versão .zip sem instalador.

Rode e me diga quanto tempo levou por favor. Se levar 5 minutos eu concordo com você, mas precisa ter o java 1.6 ou superior instalado. Java anterior a versão 5 tem uma performance muito ruim mesmo.

Eu trabalhei em um projeto para o Carrefour que utilizava applets na versão 1.4 e era utilizado em sucatas como terminal burro. Seria inviável ter um aplicativo lento assim em uma rede de supermercado.

OBS: Realmente o Nimbus é o melhorzinho e o que sempre uso, mas preferia algo mais moderno.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Qui, 28 de Março 2013, 1:11

sim Luiz a principio seriam guias mais simples que utilizassem apenas as variaveis padrão do conky. como disse esta é minha proposta de TCC então não posso fazer algo tão complexo pois não terei tempo(concluirei o curso no final do ano), por isso farei apenas o gerenciador que posicionasse os scripts no lugar certo, e alguns guias mais simples para apresentar, por isso pensei em usar java, embora o Claudio ache o swing absurdamente inferior ao GTK, acho que tenho mais facilidade com ele. depois que eu tivesse a base eu passaria pro GTK.

se estiverem interessados posso apresentar mais a fundo a ideia, acho que seria mais facil apresentar pra vcs do que apresentar para meus professores que não sabem muito de linux e nada sobre o conky xD

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Março 2013, 1:17

marcos.vargens (28-03-2013, 0:02) escreveu:
Luis Cardoso (27-03-2013, 21:57) escreveu:É um PC de 2002~2003 com um Intel Celeron D 2.4GHz, 1.26GB de RAM e uma ATI Radeon 7200 (glxgears -fullscreen dá uns simpáticos 30 a 40 fps :upsiu: numa resolução de 1366x768), demorando sensivelmente mais de 5 minutos a abrir o simulador do IRS feito em Java. Mas o Chromium, Firefox, etc, ele abre rápido, mas o que é em Java, é para esquecer... :facepalm2: (mesmo em Windows XP, ele sempre foi lento quando tinha de lidar com Java)



Quanto ao Nimbus que acha ultrapassado, eu até não acho, tendo em conta os restantes presentes no OpenSolaris :troll: Esse era de longe o melhor, até gostei :rox:


Tem algumas observações aí, esse simulador tem grande chances de ter sido feito em java 1.3 que teve muita diferença em relação ao java 1.4, a versão atual do java é a 1.7. A forma que ele foi construído também faz muita diferença. E outra, se é uma applet, ai ferrou de vez porque roda dentro de um browser e é sensivelmente mais lento.
Faça um teste, vá até a página da Receita Federal aqui do Brasil e baixe a versão .deb do aplicativo de IRPF ou se preferir a versão .zip sem instalador.

Rode e me diga quanto tempo levou por favor. Se levar 5 minutos eu concordo com você, mas precisa ter o java 1.6 ou superior instalado. Java anterior a versão 5 tem uma performance muito ruim mesmo.

Eu trabalhei em um projeto para o Carrefour que utilizava applets na versão 1.4 e era utilizado em sucatas como terminal burro. Seria inviável ter um aplicativo lento assim em uma rede de supermercado.

OBS: Realmente o Nimbus é o melhorzinho e o que sempre uso, mas preferia algo mais moderno.

Agora não tenho como testar, é o PC do meu pai e ele já está a dormir xD
Mas quando estiver lá, eu testo :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Março 2013, 1:18

Matheus Sproesser (28-03-2013, 0:11) escreveu:sim Luiz a principio seriam guias mais simples que utilizassem apenas as variaveis padrão do conky. como disse esta é minha proposta de TCC então não posso fazer algo tão complexo pois não terei tempo(concluirei o curso no final do ano), por isso farei apenas o gerenciador que posicionasse os scripts no lugar certo, e alguns guias mais simples para apresentar, por isso pensei em usar java, embora o Claudio ache o swing absurdamente inferior ao GTK, acho que tenho mais facilidade com ele. depois que eu tivesse a base eu passaria pro GTK.

se estiverem interessados posso apresentar mais a fundo a ideia, acho que seria mais facil apresentar pra vcs do que apresentar para meus professores que não sabem muito de linux e nada sobre o conky xD

Partilhe, para que possamos ajudar nas possíveis dúvidas que possam surgir! :yeah:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 68 visitantes