Bem-vindo: Dom, 28 de Abril 2024, 16:17 Pesquisa avançada

Assistente para conky

Escreveu alguma aplicação ou script que quer partilhar? Ou conhece algo que quer partilhar? Sabe alguma linguagem de programação e quer partilhar esse conhecimento com um tutorial? Tem alguma dúvida em alguma linguagem? Então este é o sítio certo.

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Março 2013, 1:20

Uma coisa que vai ter de incluir, é a verificação do DE que está a usar, porque em Gnome-shell o own_window_type é um, em Unity é outro...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Qui, 28 de Março 2013, 1:33

Luis Cardoso escreveu:
Matheus Sproesser (28-03-2013, 0:11) escreveu:sim Luiz a principio seriam guias mais simples que utilizassem apenas as variaveis padrão do conky. como disse esta é minha proposta de TCC então não posso fazer algo tão complexo pois não terei tempo(concluirei o curso no final do ano), por isso farei apenas o gerenciador que posicionasse os scripts no lugar certo, e alguns guias mais simples para apresentar, por isso pensei em usar java, embora o Claudio ache o swing absurdamente inferior ao GTK, acho que tenho mais facilidade com ele. depois que eu tivesse a base eu passaria pro GTK.

se estiverem interessados posso apresentar mais a fundo a ideia, acho que seria mais facil apresentar pra vcs do que apresentar para meus professores que não sabem muito de linux e nada sobre o conky xD

Partilhe, para que possamos ajudar nas possíveis dúvidas que possam surgir! :yeah:


vou juntar todas as informações e requisitos que escrevi, mais os desenhos que fiz da minha ideia de GUI e tudo mais e posto aqui.

Luis Cardoso escreveu:Uma coisa que vai ter de incluir, é a verificação do DE que está a usar, porque em Gnome-shell o own_window_type é um, em Unity é outro...


eu não sabia desse problema, foi bom avisar xD
outras DE tambem possuem esse problema? eu gosto muito do unity mas estou no gnome e não tinha conhecimento disso.
um "problema" que estou tendo é que o super+D minimiza o conky junto :facepalm2: mas ia procurar solução pra isso depois.

talvez entendendo melhor o projeto seja mais facil, e poderei saber tambem se o que estou fazendo é o mais viavel.

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: Assistente para conky

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 28 de Março 2013, 1:46

Isso do conky minimizar, penso que exista uma solução, só não sei onde a vi... Tenho de procurar. Mas sim, partilhe as suas ideias, pode ser que esteja a ir por um caminho sinuoso, quando podia estar a fazer algo mais simples ;)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Assistente para conky

Mensagempor marcos.vargens » Qui, 28 de Março 2013, 16:06

Outra dica, se quer começar com o java e passar depois para outra linguagem, também é possível. Você pode usar o jRuby como linguagem e compilar normalmente para java, esse projeto parece bem maduro. Amanhã se quiser utilizar o mesmo código é provavel que consiga aproveitar 100%, mas será preciso separar muito bem as classes de negócio da parte visual, pois a parte visual você irá perder com certeza. Mas isso é muito importante independente da linguagem. O python eu sei que tem projetos como jython e jpype, mas não sei o quanto estão avançados.
O Eclipse é a melhor IDE para java e através de plugin deve ter um ótimo editor para Ruby (eu nunca testei), mas infelizmente os plugins para desenhar telas Swing, estão tão esquecidos como o próprio Swing. O Netbeans é melhor nessa parte porque utiliza o Matisse que facilita muito, mas ele tem seus problemas também.
Mas verifique bem o seu tempo para aprender essas tecnologias. Se for curto faça com o que tem mais conhecimento e mude depois. Se acha que da conta, ja comece com uma linguagem que a comunidade Linux goste, java não é uma delas.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Sáb, 30 de Março 2013, 2:59

vou escrever aqui mais ou menos como eu pensei na aplicação:
a aplicação teria duas partes, uma seria os guias que auxiliariam o usuario a criar a apresentação, seriam subaplicações, cada subaplicação criaria uma a presentação por exemplo:
uma apresentação que mostrasse o uso da CPU permitiria escolher quantas CPU mostrar(dual, quad, octa core), se quer mostrar o uso geral "cpu0", se deve mostrar graficos ou barras ai no final calcularia o tamanho e geraria o script.

a segunda parte seria o gerenciador de tudo, nele ia pegar o script gerado na primeira parte e posicionar na tela, esse gerenciador ia gerar um script bash que chamasse os scripts conky na posição certa, então a posição não seria definida no script conky e sim na hora de chamar a partir do script bash.
-este gerenciador tambem mostraria quais guias tenho disponivel e quais scripts tenho criado.
-ele mostraria tambem um "mapa" do desktop pois pensei em dividir o desktop em grid para ficar mais facil de gerenciar então esse mapa seria o grid em cima do desktop com os marcações de quais celulas do grid estariam ocupadas por algum script e quais estariam livres.
-a area e quantidade de celulas do grid seria configuravel para que cada usuario escolhesse o melhor pra ele então o gerenciador teria configurações como tamanho do monitor, quantas celulas de altura por quantas de largura e o tamanho das margens em volta do grid para não ficar muito grudado na borda ou ficar em baixo de algum dock por exemplo.

espero que de para entender.
ps: como coloco imagens? xD

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba


Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Seg, 1 de Abril 2013, 1:57

Gerenciador principal dos scripts




exemplos de guias criadores de script



Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

Re: Assistente para conky

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 2 de Abril 2013, 19:04

Olha, eu dividiria as seções. Faria um menu único em forma de icones ou botões estilo Ubuntu Tweak só com a lista de geradores. Escolhido o gerador ai sim mostraria os scripts. Use toda a tela do programa se possível e deixe um botão voltar. Na minha opnião ajuda a não se perder.
Conselho: Passe a limpo. Não quero dizer que sua letra é um garrancho só :troll:, mas não vejo outra forma de dizer isso, pois não entendi quase nada do que não está em letra de forma.
Não se preocupe, minha letra é horrivel também. Problema de quem escreve muito no computador e pouco no papel.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011


Re: Assistente para conky

Mensagempor Matheus Sproesser » Ter, 2 de Abril 2013, 19:40

marcos.vargens (02-04-2013, 18:04) escreveu:Olha, eu dividiria as seções. Faria um menu único em forma de icones ou botões estilo Ubuntu Tweak só com a lista de geradores. Escolhido o gerador ai sim mostraria os scripts. Use toda a tela do programa se possível e deixe um botão voltar. Na minha opnião ajuda a não se perder.
Conselho: Passe a limpo. Não quero dizer que sua letra é um garrancho só :troll:, mas não vejo outra forma de dizer isso, pois não entendi quase nada do que não está em letra de forma.
Não se preocupe, minha letra é horrivel também. Problema de quem escreve muito no computador e pouco no papel.


quanto a letra esta assim pq eu havia feito essas anotações para mim mesmo, para eu não me perder e aproveitei-as para mostrar um pouco melhor pra vcs, pra ter uma ideia melhor.

quanto ao esquema estilo ubuntu tweak eu não sei como ficaria. outra forma que eu tinha pensado era usar abas, uma para os geradores que seria dividido em 2 partes, a lista dos geradores e o painel com as opções daquele gerador igual nas configurações das extensions do gnome-shell que conforme vc escolhe a extension as opções do painel mudam, a diferença é que em vez de um combobox seria um list. o problema disso é que os geradores poderiam ser criados por qualquer um e incluidos na lista e acho que ficaria mais dificil torna-los tão integrados assim. a outra aba seria a lista dos scripts gerados e teria o mesmo formato, teria a lista de scripts mas em vez das opções havia o mapa do desktop para que pudesse posicionar a apresentação.

vou dar uma olhada nesse pencil e faço alguns mockups pra ver qual ficaria melhor.

Matheus Sproesser
 
Mensagens: 65
Registrado em: 04 Fevereiro, 2013
Localização: Brazil, Indaiatuba

AnteriorPróximo

Voltar para Scripts, programação e aplicações em desenvolvimento

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 62 visitantes