Bem-vindo: Qui, 16 de Maio 2024, 3:18 Pesquisa avançada

Distribuição Linux Live com Wayland

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 29 de Maio 2013, 19:46

Uma distribuição Linux que utiliza o compositor de referência Weston do Wayland como padrão para a construção de sua interface gráfica de usuário acaba de ser lançado por um desenvolvedor que é conhecido apenas por seu screen name, "nerdopolis". Os ícones na barra de menu no topo permitem que os usuários iniciem um terminal e um navegador de demonstração feito em Qt5, sendo que ambos estão sendo executados de forma nativa pelos componentes de software do Wayland. Outros ícones iniciam os programas que são projetados para X11 e utilizam o Wayland para rodar sob o seu compositor. Dentre essas aplicações está o menu de inicialização do Kicker do KDE, que pode ser iniciado através do ícone no lado esquerdo da barra localizada no topo da tela.


O navegador Qt 5 rodando como um programa Wayland nativo sob o Weston; o menu KDE, por outro lado, está sendo renderizado via XWayland.


A categoria "Wayland Programs" neste menu oferece demais programas que dão uma impressão do que já é possível com o Wayland. Os programas são sorteados de acordo com os toolkits que eles utilizam: EFL (Enlightenment Foundation Libraries), GTK+, Qt, bibliotecas do KDE, ou SDL (Simple DirectMedia Layer). O progresso de portabilidade dessas bibliotecas para o Wayland é o que determina a faixa de disponibilidade da aplicações para o novo sistema gráfico do linux.

A imagem de 1.8 GB (GigaByte) da distribuição está disponível para download via SourceForge. Esse Linux live é baseado no Kubuntu 13.04 de 32-bit e pode ser transferido para um pendrive USB utilizando a ferramenta Unetbootin. O mesmo inclui a versão 1.0.5 do Wayland e Weston, por isso, ele não está tão atualizado já que atualmente estão na versão 1.1 há mais de um mês. Em contrapartida, os drivers gráficos de código aberto da distribuição estão atualizados e são projetados para permitir que o Weston possa rodar em vários computadores diferentes. O Weston também funciona com os drivers para framebuffer para a emulação de gráficos via hardware utilizando o VirtualBox.

Essa distribuição é chamada de RebeccaBlackOS - aparentemente o desenvolvedor é um fã de Rebecca Black e teve inspiração no Hannah Montana Linux e Justin Bieber Linux quando escolheu esse nome. Em seu anúncio de lançamento, o desenvolvedor aponta que a distribuição possui vários problemas básicos de segurança: por exemplo, uma senha é armazenada em uma variável de ambiente, o que permite sua leitura por outras aplicações.

Saiba Mais: Live Linux distribution shows off Wayland (em Inglês)

Fonte: Under Linux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Maio 2013, 20:09

nuno_nunes (29-05-2013, 18:46) escreveu:Uma distribuição Linux que utiliza o compositor de referência Weston do Wayland como padrão para a construção de sua interface gráfica de usuário acaba de ser lançado por um desenvolvedor que é conhecido apenas por seu screen name, "nerdopolis".

A ser uma distribuição com o Wayland é algo bastante bom, no entanto, sinceramente nem sequer recomendo experimentarem. Publicar uma distribuição sem qualquer menção de quem é a pessoa, perde imediatamente a credibilidade.

Eu ao ver que o autor esconde-se atrás de um nick "encaixo" logo a distribuição na zona de quarentena, naquela zona não confiável. Em todo o caso, quem quiser que faça o teste, mas antes retirem os discos do computador. 8)

EDIT:

Entretanto, fui averiguar pela Internet e a distribuição já anda com o Wayland há uns bons tempos (meses). A interface é extraordinariamente fluída:


Já agora enquanto lia os comentários lembrei-me do Maui OS. Alguém sabe alguma coisa sobre ele? Para relembrar aqui está o tópico sobre ele:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Xterminator » Qua, 29 de Maio 2013, 20:17

Claudio Novais (29-05-2013, 19:09) escreveu:
nuno_nunes (29-05-2013, 18:46) escreveu:Uma distribuição Linux que utiliza o compositor de referência Weston do Wayland como padrão para a construção de sua interface gráfica de usuário acaba de ser lançado por um desenvolvedor que é conhecido apenas por seu screen name, "nerdopolis".

A ser uma distribuição com o Wayland é algo bastante bom, no entanto, sinceramente nem sequer recomendo experimentarem. Publicar uma distribuição sem qualquer menção de quem é a pessoa, perde imediatamente a credibilidade.

Eu ao ver que o autor esconde-se atrás de um nick "encaixo" logo a distribuição na zona de quarentena, naquela zona não confiável. Em todo o caso, quem quiser que faça o teste, mas antes retirem os discos do computador. 8)

EDIT:

Entretanto, fui averiguar pela Internet e a distribuição já anda com o Wayland há uns bons tempos (meses). A interface é extraordinariamente fluída:


Já agora enquanto lia os comentários lembrei-me do Maui OS. Alguém sabe alguma coisa sobre ele? Para relembrar aqui está o tópico sobre ele:


:troll: Que preconceito com o usuários de nicks kkkkkk :medo:
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Maio 2013, 20:25

Você confia? Para mim o meu computador (dados nos discos) são demasiado preciosos para arriscar tal coisa. Malware não é só no Windows, infelizmente. Prova disso é o tão fustigado Android.

Aliás, por não haver preconceito é que há uns 5 ou 6 anos houve um (ou um conjunto de) screensaver no Gnome-look que era um virus. Ninguém sabia e andava toda a gente contente a usá-lo e na verdade ele andava a processar. Agora não me recordo ao certo, mas se não me engano esse virus funcionava para fazer processamento, algo semelhante ao folding. Mas esta última parte não tenho a certeza do que digo.

E neste caso podemos facilmente estarmos perante algo assim. É muito simples incluir um pacote qualquer com um nome sugestivo e que na verdade está a copiar dados dos nossos discos. Seria muito fácil fazer isso, por exemplo procurar pastas /home e fazer download de chaves públicas, passwords de browsers ou outra coisa qualquer. Para o usuário normal, isto acontecia de maneira totalmente transparente e em poucos minutos um hacker poderia estar a usar o browser exatamente como esse utilizador, com as sessões todas ativas. Se estou a ser radical, nem por isso, isto é mais que possível e volto a dizer, não seria difícil. Até alguém se dar ao trabalho esse hacker já teria muitas contas em sua posse.

Digo isto mas cada um faz o que quiser! ;) Eu cá prefiro ficar com um pé atrás e partilho esta minha forma de usar software com vocês como forma de ajuda! Só isso! Quem quiser segue os meus conselhos. Quem não quiser, que aproveite e faça um vídeo, visto que nos últimos 8 meses esse Rebecca não tem nenhum vídeo no Youtube! :desdentado:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Xterminator » Qua, 29 de Maio 2013, 20:40

Claudio Novais (29-05-2013, 19:25) escreveu:Você confia? Para mim o meu computador (dados nos discos) são demasiado preciosos para arriscar tal coisa. Malware não é só no Windows, infelizmente. Prova disso é o tão fustigado Android.

Aliás, por não haver preconceito é que há uns 5 ou 6 anos houve um (ou um conjunto de) screensaver no Gnome-look que era um virus. Ninguém sabia e andava toda a gente contente a usá-lo e na verdade ele andava a processar. Agora não me recordo ao certo, mas se não me engano esse virus funcionava para fazer processamento, algo semelhante ao folding. Mas esta última parte não tenho a certeza do que digo.

E neste caso podemos facilmente estarmos perante algo assim. É muito simples incluir um pacote qualquer com um nome sugestivo e que na verdade está a copiar dados dos nossos discos. Seria muito fácil fazer isso, por exemplo procurar pastas /home e fazer download de chaves públicas, passwords de browsers ou outra coisa qualquer. Para o usuário normal, isto acontecia de maneira totalmente transparente e em poucos minutos um hacker poderia estar a usar o browser exatamente como esse utilizador, com as sessões todas ativas. Se estou a ser radical, nem por isso, isto é mais que possível e volto a dizer, não seria difícil. Até alguém se dar ao trabalho esse hacker já teria muitas contas em sua posse.

Digo isto mas cada um faz o que quiser! ;) Eu cá prefiro ficar com um pé atrás e partilho esta minha forma de usar software com vocês como forma de ajuda! Só isso! Quem quiser segue os meus conselhos. Quem não quiser, que aproveite e faça um vídeo, visto que nos últimos 8 meses esse Rebecca não tem nenhum vídeo no Youtube! :desdentado:


:yeah: Foi só uma brincadeira para descontrair já que eu uso esse nick a uns 12 anos, nem lembro mais quanto tempo faz, só sei que existem outros por aí mas não sou eu, kkk
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Maio 2013, 20:48

Eu sei que você estava a dizer isso por causa do seu nick, mas você não se esconde a 100% atrás de nick, não é Edson Santos!? :twisted:
E para além disso você não se apresenta na internet com distribuições xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Xterminator » Qua, 29 de Maio 2013, 21:29

Claudio Novais (29-05-2013, 19:48) escreveu:Eu sei que você estava a dizer isso por causa do seu nick, mas você não se esconde a 100% atrás de nick, não é Edson Santos!? :twisted:
E para além disso você não se apresenta na internet com distribuições xD

Estou pensando em criar umas 3 :rox:
Acho que nunca precisei me esconder, o nick é só uma forma de ser reconhecido sem precisar um nome de usuário grande, e aqui no brasil Edson Alves dos Santos, é um nome que quase ninguém tem :doh:
https://pt-br.facebook.com/public/Edson ... Dos-Santos
Avatar do usuário
Xterminator
 
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Julho, 2012
Localização: Hortolândia - SP / Brasil

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 29 de Maio 2013, 22:24

Verdade Edson, mas também no meio de 200Milhões, o que você queria? :D

Em todo o caso, dá sempre maior credibilidade. Esconder-se atrás do nick ao ponto de ser notícia é de desconfiar. Só se for o Tio Mark, :twisted: nesse caso compreendia-se! :troll:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Ron Alon » Qui, 30 de Maio 2013, 2:59

O MELHOR É O NOME DA DISTRO!!!

REBECCA BLACK

Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Distribuição Linux Live com Wayland

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 30 de Maio 2013, 3:47

Me senti lesada.
Avatar do usuário
Alessandra Vianna
 
Mensagens: 1443
Registrado em: 12 Janeiro, 2012
Localização: Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes