Bem-vindo: Ter, 23 de Abril 2024, 7:59 Pesquisa avançada

Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Android

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Android

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 27 de Janeiro 2013, 15:58

O Ubuntu OS é um novo sistema operacional móvel desenvolvido pela Canonical e baseado no kernel Linux com uma interface gráfica semelhante ao proposto na versão desktop. O novo projeto móvel tem atraído a atenção de muitos usuários e desenvolvedores, indicando em alguns casos como uma alternativa para o projeto Android também baseado no kernel do Linux.

Richard Cellins - chefe dos produtos mobile da Canoical


A Canonical lançou há poucos dias os primeiros detalhes dos novos aplicativos que virão como padrão no Ubuntu Phone OS e que serão combinadas em um único projeto chamado Aplicativos Básicos. E da Canonical também vem a confirmação de que o Ubuntu Phone OS não irá suportar aplicações do Android, logo estes não poderão ser instalados no novo sistema operacional móvel. A razão para a falta de apoio é o de incentivar os desenvolvedores a levar seus aplicativos para um novo sistema operacional. Leia a entrevista dada por Richard Collins ao Engadget.

Isso permitirá ao Ubuntu Phone OS ter aplicações únicas para a nova plataforma de desenvolvimento projetado especificamente para facilitar o desenvolvimento e manutenção. Aplicações para o Ubuntu OS será apoiadas também pela versão desktop do Ubuntu, para instalá-los (em teoria) bastaria acessar o Ubuntu Software Center.

A Canonical ainda não divulgou nenhum detalhe sobre o desenvolvimento do novo Ubuntu Software Center Mobile, a nova loja será mais provável terra em conjunto com o lançamento da primeira imagem para o Nexus Galaxy prevista para final de fevereiro.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor miles_maverick » Dom, 27 de Janeiro 2013, 16:16

Acho que isso pode ser bom, pode incentivar os devs a criar apps e pode deixar o SO mais estável
Avatar do usuário
miles_maverick
 
Mensagens: 1004
Registrado em: 25 Junho, 2011
Localização: Barueri

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 27 de Janeiro 2013, 16:23

Certo, mas isso já podia acontecer na mesma! Quem usasse os APPs do Android apenas receberia uma notificação que gastavam mais bateria ou algo do género.

O que aconteceu foi o seguinte: não conseguiram arranjar forma, sem trabalho, de ter esses APPS no Ubuntu. A Canonical está demasiado mal habituada. Ela está habituada a ter a comunidade a trabalhar por ela! Já os pacotes dos repositórios, grande parte deles vêm diretamente dos repositórios Debian e nem por isso dão créditos!

Como já disse várias vezes a Canonical está a abusar da preguiça para o que pede em contrapartida dos seus clientes, nós utilizadores.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor Pergentino » Dom, 27 de Janeiro 2013, 16:29

Eu acho isso uma boa, pois sendo apps da própria Canonical, eles não correm o risco do sistema travar com apps do Androide e, as pessoas saírem dizendo que o sistema não presta, pois sempre é de praxe, saírem instalando as coisas não tão bem testadas e acontecer de travar sistema, aí a pessoa diz: Não presta, trava isso, trava aquilo!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 27 de Janeiro 2013, 16:36

Utopicamente isso seria ótimo sim Pergentino. Mas já se sabe que os utilizadores têm opiniões e as opiniões são diversificados. Para isso exige-te um conjunto vasto de aplicações que uma única empresa dificilmente consegue acarretar.

Prova dessa situação utópica é os Blackberrys, que tem um funcionamento algo assim. Realmente quem usa esses sistemas sente-se bastante mais seguro. Mas qual é quota de mercado deles? Pequena, comparada com o Android.

É necessário dar liberdade e para isso é necessário que permitam que desenvolvam aplicações para o sistema. Ora, entre ser aplicações desenvolvidas para o sistema e ser aplicações do Android, ao nível de problemas isso vai dar quase ao mesmo.

Na pior das situações, utilização de aplicações android exigiria carregamento de bibliotecas extra. Algo muito similar a abrir aplicações KDE no Gnome, ou vice-versa. Portanto, aqui a situação é simplesmente a seguinte: não houve capacidade da Canonical conseguir juntar tudo. Tenho a certeza absoluta que se eles conseguissem juntar aplicações android ao Ubuntu Phone OS, eles juntariam! Como não conseguiram arranjaram essa desculpa.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor Pergentino » Dom, 27 de Janeiro 2013, 16:45

Bem, então só nos resta pensar que a Canonical tem olhos maiores que a barriga!
Esperamos pra ver o que irá dar isto!
Avatar do usuário
Pergentino
 
Mensagens: 83
Registrado em: 23 Junho, 2012

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor Ron Alon » Dom, 27 de Janeiro 2013, 16:50

Com o Firefox e com o Ubuntu OS, não precisaremos deixar o telefone travado à uma conta da empresa (Maicrosófite e Gugol).

Minha empresa de tecnologia favorita era a Google. Mas agora é a Canonica.
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor marcos.vargens » Dom, 27 de Janeiro 2013, 19:38

Podem me chamar de pessimista, mas eu acho que não vai dar certo. Primeiro porque o sistema é de uma empresa. Segundo porque essa empresa não vai fazer mais que o OS. Já deve ter gastado alguns trocados nisso. Terceiro porque a plataforma utilizada para desenvolvimento é a mesma da nokia que não esta dando certo. A google utilizou uma linguagem com muitos programadores ativos no mercado. É muito facil programar para android. Já a linguagem utilizada para o ubuntu phone OS é utilizada pelo KDE e olhe lá. Me corrijam se eu estiver errado. Depender da comunidade e voluntários para alavancar o sistema de celular é complicado. Tomara que eu esteja bem errado.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 28 de Janeiro 2013, 2:00

Marcos, eu acho mais ou menos o que você disse! Aliás, posso dizer que tudo o que você disse eu não refuto! Aliás, relativamente ao ultimo ponto, acho que o problema da canonical é ter a auto-estima demasiado alta para pensar que a comunidade vai ajudar tanto como o Android foi ajudado.

Não me parece que isso vá acontecer. É que desenvolver aplicações para android facilmente se rentabiliza com as publicidades da google. Mas, e a Canonical? Vai fazer uma empresa de publicidade? Até pode fazer, mas custa-me a crer! Portanto, só quem é open-source de corpo e alma é que vai realmente trabalhar ativamente para esse sistema que apesar de provavelmente ser livre, vai ser mandado pela Canonical tal como o Unity atualmente é.

Sinceramente, já acreditei muito mais no Unity. Ando completamente descontente com a CAnonical, apesar de gostar da ideia do Ubuntu PhoneOS!!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Ubuntu Phone OS não terá suporte aos aplicativos do Andr

Mensagempor marcos.vargens » Seg, 28 de Janeiro 2013, 20:37

Exato Claudio. Concordo com seu pensamento em 100%. Os desenvolvedores do Android não fazem aplicativos de graça porque amam o Android. Muito pelo contrario. A maioria dos jovens, estuda essa linguagem com o objetivo de entrar no mercado de trabalho. O que leva uma grande quantidade de estudantes a criarem aplicativos. A outra metade é formada por profissionais que trabalham anos com java e consequentemente se sentem confortaveis com desenvolvimento para o Android. Mas nenhum desses citados acima tem perfil open-source. Você disse bem, a maioria desenvolve por causa da publicidade rentável e da loja em sí.
Temo pelo desfecho desses investimentos incertos. Mas sem dúvida que a idéia e conceito do OS são fantasticos. Mas sem aplicativos, na minha opnião vai cair no esquecimento.

marcos.vargens
 
Mensagens: 603
Registrado em: 12 Julho, 2011

Próximo

Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 76 visitantes

cron