Bem-vindo: Qua, 22 de Maio 2024, 4:29 Pesquisa avançada

Semplice Linux 3.0: versão desktop leve baseada no Debian

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Semplice Linux 3.0: versão desktop leve baseada no Debian

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 8 de Janeiro 2013, 15:05

Os desenvolvedores do Semplice Linux acabam de liberar a versão 3.0.0 de sua distribuição Linux leve. O Semplice é baseado no Debian Sid e utiliza o gerenciador de janelas OpenBox. A distribuição também inclui o Chromium com navegador Web principal, o LightDM como gerenciador de login, além de seu próprio instalador gráfico, que por sinal também foi atualizado. Dentre outras atualizações e pacotes podemos destacar as novas versões para o os players Exaile e GNOME Player, Pidgin, e o terminal Guake. Como conjunto de aplicativos para escritório leve, o Semplice combina o Abiword e o Gnumeric.

O aplicativo de terminal Guake está disponível como uma alternativa ao padrão Roxterm, e oferece um terminal que se desenrola do topo da tela quando chamado via hotkey. O mesmo mimetiza o estilo, originalmente pelo popular jogo Quake, da mesma forma como o console embarcado se apresenta nesse jogo de tiro em primeira pessoa. A semelhança também está no nome dado ao terminal: Guake.

O Semplice Linux tem como objetivo oferecer um ambiente de desktop leve que seja fácil de utilizar e que possa ser executado em hardware mais antigo, com processadores mais lentos e menos memória que o comumente encontrado no mercado nos dias de hoje.

A versão 3.0.0 d Semplice Linux está disponível para download com imagens ISO nas arquiteturas 32-bit e 64-bit direto do site do projeto. Mais informações sobre as mudanças da versão 2.x para a atual versão 3.0.0 podem ser encontradas nas notas de lançamento, que também inclui uma lista dos problemas conhecidos dessa versão.

Fonte: Heise Online (em Inglês)

Vídeo demonstrativo






Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Semplice Linux 3.0: versão desktop leve baseada no Debia

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 8 de Janeiro 2013, 15:54

Já está a descarregar para testar xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Re: Semplice Linux 3.0: versão desktop leve baseada no Debia

Mensagempor Registeel » Qua, 9 de Janeiro 2013, 2:49

Qual a diferença entre essa distribuição e a CrunchBang, tirando esse terminal Guake?

As duas são baseadas em Debian e as duas usam o OpenBox como padrão.

Ainda não utilizei essa distribuição e não posso dizer nada sobre detalhes, mas posso dizer que já se foi o tempo em que as distribuições eram sistemas operacionais diferentes, desenvolvidos sobre o mesmo kernel Linux. Aliás, essa é a diferença: antigamente o desenvolvimento das distribuições partia do kernel, hoje parte de outras distribuições (nesse caso o Debian).

Perdoem o meu aparente mau humor, mas nos últimos anos tem aparecido um oceano de distribuições que são, no mínimo, "pointless".
Avatar do usuário
Registeel
 
Mensagens: 64
Registrado em: 16 Dezembro, 2012

Re: Semplice Linux 3.0: versão desktop leve baseada no Debia

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 9 de Janeiro 2013, 3:31

Acho bastante verdade isso Registeel! Mas dessas mesmas distribuições "pointless" algumas destacaram-se e destacaram-se muito bem. O maior exemplo disso mesmo é o Ubuntu. Mas não é só ele, o Mint e o Elementary são outras distros que se recomenda vivamente e que vivem de outras distros. O Mint e o Elementary usam os repositórios do Ubuntu. Mas o Ubuntu também é algo semelhante, diz-se que 70% dos pacotes dos repositórios do Ubuntu são do Debian.

Entretanto, visto que você tem essa opinião, recomendo que faça uma leitura deste artigo e, já agora, dê a sua opinião:

PS: há outras distros que nasceram de outras e que também têm públicos consideráveis. Eu só falei nestas 3 pois são as mais conhecidas aqui no Ubuntued.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Semplice Linux 3.0: versão desktop leve baseada no Debia

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 9 de Janeiro 2013, 13:14

Claudio Novais (09-01-2013, 0:26) escreveu:E que tal? É uma bala?

É tão rápido, que quando dei por mim, já tinha mais janelas abertas do que era previsto! xD

A interface é composta por Openbox + tint2 + Nitrogen! O ROXterm é fantástico, enquanto terminal, que se apresenta na sua vertente Gtk2. Mas em repositório, já há também na vertente Gtk3.

Eu só testei via Live, e achei fenomenal. Mas é só para quem gosta de usar as coisas à base de menus (como eu).

Registeel escreveu:Qual a diferença entre essa distribuição e a CrunchBang, tirando esse terminal Guake?

As duas são baseadas em Debian e as duas usam o OpenBox como padrão.

Ainda não utilizei essa distribuição e não posso dizer nada sobre detalhes, mas posso dizer que já se foi o tempo em que as distribuições eram sistemas operacionais diferentes, desenvolvidos sobre o mesmo kernel Linux. Aliás, essa é a diferença: antigamente o desenvolvimento das distribuições partia do kernel, hoje parte de outras distribuições (nesse caso o Debian).

Perdoem o meu aparente mau humor, mas nos últimos anos tem aparecido um oceano de distribuições que são, no mínimo, "pointless".

Quanto a diferença entre este e o CrunchBang, não sei, nunca usei esta última, apesar de ter aprendido muito (sobre Openbox -- configuração e afins) nos fóruns desta distribuição!

Mas se ambas usam Openbox, não devem variar muito, se calhar apenas varia a selecção de aplicações. Se quiser, posso listar aqui as que tem!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 23 visitantes