Bem-vindo: Ter, 4 de Junho 2024, 9:40 Pesquisa avançada

Alto consumo de energia das últimas versões do Linux kernel?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Alto consumo de energia das últimas versões do Linux kernel?

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Outubro 2011, 14:20

O alto consumo de energia das últimas versões do Linux kernel, Verdade ou mito?

Não é realmente a questão exata, como alto consumo de energia é, ou foi lá, foi e é clara. A questão é qual é a causa?

Enquanto o bug relatado em Launcpad foi marcado como fixo em ambos os Natty como onírica (se é verdade que a minha bateria estiver danificada, o indicador sobre o Windows 7 eo Ubuntu 4,11 marca exatamente a mesma, parece ter corrigido), por Michael da Phoronix , que para mim sempre foi uma fonte confiável, o bug está em vigor e com maior força, já que a versão 3.1 do núcleo iria consumir mais energia. No entanto, para FEWIT, criador do Fubuntu, OS Aurora, Júpiter (aplicativo responsável pela gestão de bateria mais confiável cobrando tanto Ubuntu e derivados como o Fedora ) e também é preciso tempo para procurar formas de melhorar vida útil da bateria, a causa do alto consumo de energia é o Kernel e cobradas directamente ao criador do Proronix.

A verdade é que lidar com muitos hoje ou ontem para ver pequeno problema de carregamento nossas baterias evaporado (talvez isso tenha contribuído para o estado deplorável da minha bateria), de acordo FEWT a causa pode ser devido a configuração incorreta das distribuições, e argumenta que não regressões no kernel.

Vale ressaltar que apenas menciona Ubuntu (de acordo com Phoronix testar tanto GNOME Unidade clássica e consumir os mesmos), mas atrevo-me a generalizar, porque o problema que tivemos todos ou a maioria, independente da distribuição, com o único elemento comum era a versão do kernel.


Pode-se inferir que alguns o novo kernel, desde a versão 2.6.39, seria necessária uma porca de ajuste que deve ser feito na distribuição, como o kernel do out-of-the-box é otimizado para desempenho superior e como de economia de energia.

O artigo está em Inglês, é bastante longa, mas divertida e compreensível. Na história de que o problema foi encontrado para relatar um bug da Red Hat e patch correspondente foi lançado. Esse bug foi a causa do problema quando o BIOS informou que ASPM não era suportado, mas na realidade ASPM foi ativado. A correção foi instruído a comparecer para ser desligado se o BIOS indicou que este não era suportado.

No artigo o autor menciona que o uso de ferramentas como Júpiter ou sintonizado pode melhorar a qualidade de vida das baterias como eles cobram para alterar os valores necessários para isso. Lembre-se que o kernel é otimizado para oferecer um melhor desempenho. Ele cita dois exemplos:
  • dirty_writeback_centisecs. Este parâmetro indica a fração de segundo onde pdflush acorda e grava dados no disco. Mente-lhe, por padrão, é seteado em 500, o que aumenta o desempenho do sistema, mas não é aconselhável para carregar a bateria. Este parâmetro não muda automaticamente quando você desconecte o carregador.
  • nmi_watchdog, sched_smt_power_savings e snd_hda_intel / parâmetros / power_save.
    Aqui é onde ferramentas como essas são úteis.

Além disso, observe que agreguem valor ao grub pcie_aspm = força deve notar melhorias significativas, se quisermos usar essas ferramentas.

Bem, uma coisa é inegável, o consumo de energia tem aumentado, não só no Ubuntu, mas em todas as distribuições que usam um kernel particular, além de que Launchpad dizer que é resolvido (dado o estado da minha bateria não posso afirmar com certeza), segundo alguns o problema está no kernel (que incluía-me, porque até hoje então eu pensei) como os outros o problema é um erro de configuração que não é adaptada para o novo kernel.

Não que agora eu acho que há um erro de configuração, pode ser assim, as chances são altas, mas o artigo, pelo menos, me fez duvidar, com apenas uma certeza que todos nós temos tido e / ou ter o bug.

Eu recomendo que você leia o artigo , realmente não desperdiçado.

Regards


Este texto é a tradução (feita pelo Google Translator) do artigo do link seguinte que achei bastante pertinente:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Alto consumo de energia das últimas versões do Linux ker

Mensagempor Exploit » Ter, 11 de Outubro 2011, 14:47

No debian não acontecesse tanto isso...pode ser verdade :!:
Avatar do usuário
Exploit
 
Mensagens: 1297
Registrado em: 31 Agosto, 2011

Re: Alto consumo de energia das últimas versões do Linux ker

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Outubro 2011, 15:08

Infelizmente, a meu ver, esta é a maior falha/desvantagem que o Ubuntu tem em relação ao Windows Seven:
  • Quando tenho o Windwos Seven ligado, e muitas vezes com o SQL Server Business Intteligence ligado, o computador raramente está a mandar calor para fora!
  • Pelo contrário, quando utilizo o Ubuntu, as ações mais simples, como chat's e navegar na Internet fazem o computador estar sempre a mandar calor para fora!
Acho este problema inadmissível tendo em conta que eu sou do tempo em que o Ubuntu gastava 10% ou 15% da memória que o Windows na mesma data!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Alto consumo de energia das últimas versões do Linux ker

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 11 de Outubro 2011, 18:39

Ora bolas, agora percebo porque é que desde que ligo o portátil até que o encerro que a ventoinha esteja sempre a trabalhar, então não sou o único a achar isso estranho (para ajudar mais a coisa, a base de refrigeração está em estaleiro devido a algumas avarias em parte das ventoinhas [é o que dá ir comprar ao desbarato :facepalm2: ] pelo que tenho alturas em que a temperatura anda a rondar os 60ºC e a assistir vídeos do Youtube vai dos 60 aos 70). Mas por exemplo, se estiver a usar o portátil só com a bateria vai até aos 50ºC (com vídeos do Youtube, por exemplo) mas a temperatura de descanso é 40ºC.
De momento estou ligado à corrente da rede eléctrica e só estando a escrever aqui no fórum, a temperatura está nos 55ºC.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Alto consumo de energia das últimas versões do Linux ker

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 11 de Outubro 2011, 19:06

Sinceramente não sei bem qual é o problema e não sei até que ponto não estará relacionado com o Kernel. A verdade é que nos primeiros Ubuntus que usei isto não acontecia mas eu tinha os mesmos programas e o Beryl instalado, que é o atual compiz, por isso não percebo, é estranho!
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Alto consumo de energia das últimas versões do Linux ker

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 11 de Outubro 2011, 23:59

Claudio Novais » 11 Out 2011, 19:06 escreveu:Sinceramente não sei bem qual é o problema e não sei até que ponto não estará relacionado com o Kernel. A verdade é que nos primeiros Ubuntus que usei isto não acontecia mas eu tinha os mesmos programas e o Beryl instalado, que é o atual compiz, por isso não percebo, é estranho!

Então, eu ainda me lembro de ter no meu velhinho portátil tudo ali afinadinho com efeitos e tudo, sem o ouvir a arfar. Depois de que lhe instalei a versão 9.10, já não foi a mesma coisa... Ainda tem a aparência que tinha neste artigo xD
Imagem
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes