Bem-vindo: Sáb, 11 de Maio 2024, 14:39 Pesquisa avançada

Antes tarde do que nunca...

Apresente-se nesta secção! Queremos conhecê-lo! Seja novo ou não no Ubuntued, apresente-se! Partilhe os seus gostos, o seu desktop, o seu blog, site, forum, twitter, facebook!

Antes tarde do que nunca...

Mensagempor Saresa » Sáb, 7 de Janeiro 2012, 16:20

Olá a todos! Já faz algum tempo que acompanho o blog e o fórum, postando alguma coisa vez ou outra, mas nunca me apresentei devidamente... :\

Me chamo Ísis, e sou estudante de Engenharia Ambiental na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Sempre me interessei muito por ciência e tecnologia, ainda mais quando usadas a favor do meio ambiente... daí o curso que escolhi :lu:

Comecei a utilizar o Ubuntu quando saiu o 11.04, e como fiquei animada que nem criança quando ganha brinquedo novo, não parava de falar de "Ubuntu isso, Ubuntu aquilo" no meu Twitter (@eguaibera)... talvez por isso o Claudio tenha me encontrado e começou a me seguir por lá, e foi assim que descobri o blog :D

Obrigada a todos por formar uma comunidade tão amigável, e espero poder contribuir com alguma coisa ^^
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Antes tarde do que nunca...

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 7 de Janeiro 2012, 17:27

Olá Saresa,

Seja Bem Vinda, apesar de já termos conversado aqui no fórum! É sempre bom ver os utilizadores a apresentarem-se e, claro, é sempre bom receber as boas vindas. Por esse motivo o digo, mesmo sendo tarde como você diz (que na verdade você apenas se ambientou e depois viu que era bom apresentar-se xD )

Sobre o twitter, sim tenho esse "fraquinho" e parece que isso deu frutos! :upsiu: Espero continuar a participar, e até espero ver a ser mais participativa ainda, pois só com a participação de todos vocês podemos crescer como um todo.

Entretanto, sendo você de Engenharia Ambiental como conseguiu ser tão bem convertida ao Ubuntu? xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Antes tarde do que nunca...

Mensagempor Saresa » Sáb, 7 de Janeiro 2012, 18:16

Claudio Novais » Sáb Jan 07, 2012 2:27 pm escreveu:Entretanto, sendo você de Engenharia Ambiental como conseguiu ser tão bem convertida ao Ubuntu? xD

Bem, sempre gostei de pesquisar sobre informática e aprender sozinha, antes até de entrar para a universidade. E sempre acreditei que todo conhecimento gerado deveria servir à humanidade, e não ficar restrito aos interesses de um grupo.

No meu curso são necessárias várias ferramentas computacionais, principalmente sistemas geográficos e modelagem matemática. Porém, quase sempre tínhamos que utilizar softwares pagos, muitas vezes além da capacidade de um estudante de graduação adquirir. Como eu não queria depender dos laboratórios, mas também não recorrer à pirataria, comecei a pesquisar sobre opções de software livre, até que um dia vi uma professora utilizando Linux em seu computador de trabalho, aumentando meu interesse mais ainda.

Quando finalmente comprei um computador próprio (que veio com Windows 7 ¬¬), tinha certo receio de instalar o sistema do pinguim, com medo de estragar o HD. Alguns amigos meus já utilizavam o Ubuntu, e me orientaram a usar o Wubi, só para testar. Testei, gostei, e depois fiz uma instalação certinha, com partição própria, coisa que eu achava que só técnicos conseguiriam fazer (aliás, aprendi muito mais sobre informática em 8 meses de Linux do que em toda a minha vida usando o Janelas... :upsiu:)

Além, é claro, dos problemas tradicionais que vocês todos conhecem =P
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Antes tarde do que nunca...

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 7 de Janeiro 2012, 18:31

Saresa escreveu:Quando finalmente comprei um computador próprio (que veio com Windows 7 ¬¬), tinha certo receio de instalar o sistema do pinguim, com medo de estragar o HD. Alguns amigos meus já utilizavam o Ubuntu, e me orientaram a usar o Wubi, só para testar. Testei, gostei, e depois fiz uma instalação certinha, com partição própria, coisa que eu achava que só técnicos conseguiriam fazer (aliás, aprendi muito mais sobre informática em 8 meses de Linux do que em toda a minha vida usando o Janelas... :upsiu:)...

Muito sinceramente estou impressionado, parabéns!!! Pois esse é o maior medo de toda a gente que inicia o mundo linux! Aliás eu quando comecei a utilizar o Ubuntu, tive de pedir para me instalarem pois tinha medo de fazer asneira! Ah e isto aconteceu nas primeiras duas formatações! Claro que na altura as coisas não eram só 6 cliques de instalação e tinha-se o Ubuntu instalado :sneaky:

Sobre o Wubi, usei muito pouco porque nunca gostei dele, acho que cria má ideia sobre o Ubuntu por parte de quem está habituado ao Windows. Quanto às alternativas, é verdade o que você disse. Infelizmente muitos software pedidos pelas universidades são caríssimos. No entanto, pelo menos aqui em Portugal e pelo menos no meu curso, a maioria do software é livre de ser usado pelas empresas desde que seja apenas para a universidade, ou seja para aprender. Eu acho isto uma política muito boa por parte das empresas pois depois conseguem agarrar os novos utilizadores e obrigá-los a pagar depois de acabar o curso. Claro está que isto só acontece quando o software é realmente bom!

Entretanto, se depois quiser escrever umas palavrinhas das alternativas que você conseguiu adquirir, força nisso! Digo isto pois se o fizer, certamente haverá muita gente a encontrar as suas palavras pelo Google aqui no Forum! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Antes tarde do que nunca...

Mensagempor Saresa » Sáb, 7 de Janeiro 2012, 19:04

Na verdade é bem difícil encontrar alternativas livres. Acho que a mais conhecida é o Scilab, que é um programa para computação numérica muito utilizado nas Ciências Exatas.

Um que ainda não utilizei, mas gostaria muito de aprender, é o SPRING. É um Sistema de Informações Geográficas desenvolvido aqui mesmo no Brasil, pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), e que pode ser utilizado tanto em Windows quanto Linux :yeah:
Não sei quantos daqui do Ubuntued trabalham na área ambiental ou de geografia, mas acredito que valha a pena conferir. Já vi vários artigos científicos citando esse programa!
Avatar do usuário
Saresa
 
Mensagens: 306
Registrado em: 17 Setembro, 2011
Localização: Sorocaba-SP, Brasil

Re: Antes tarde do que nunca...

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 8 de Janeiro 2012, 13:50

Olá Ísis,

Seja :bemvindo: (←bem vinda xD) ao fórum :ubuntued:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Apresente-se!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 8 visitantes