Olá Rogrido,
Antes de mais seja Muito Bem Vindo ao Forum do Ubuntued!
Sobre os rácios Brasileiros/Portugueses, eu nunca o disse publicamente quais eram os valores, posso-lhe garantir que o número de brasileiros que visitam o Ubuntued passa 2/3 das visitas!! Tendo em conta que o Ubuntued recebe também várias visitas de espanha, moçambique, angola e japão, para além de Portugal, pode já concluir que a fatia é mesmo enorme!
Aliás por esse simples motivo, apesar de eu ser Português, eu escolhi como idioma da estrutura deste fórum o Português do Brasil!
Em todo o caso, sobre essa sua perceção, digo-lhe já que é normal. Por exemplo eu agora ao ler o seu texto, podia dizer que você é português!! Há muitos brasileiros que nota-se que escrevem um pouco como falam e aí repara-se bem na diferença entre PT-BR e PT-PT. Mas quando a escrita é mais cuidada (talvez mais formal?) é difícil encontrar diferenças e foi o que aconteceu!!
Sobre as suas dúvidas, acho perfeitamente normal! E portanto, sugiro que você faça o seguinte para aprender mais rapidamente! Lei muito do Forum e do Blog do Ubuntued, leia os conteúdos que lhe interessam e experimente-os! Aliás experimente até os conteúdos que não lhe interessam! Porquê? Porque acho que para aprender de forma rápida é preciso destruir! Portanto experimente ao máximo até ver onde pode chegar! Se vir que destruiu o Ubuntu, volte a instalá-lo! Assim vai aprender com os erros certas coisas que só com experiência é que se aprende.
Várias vezes já recomendei isto, e não quero que me interprete mal! Esta minha recomendação prende-se pelo facto de que por ser iniciante tem-se dúvidas e ou não se avança ou então faz-se asneira e não se sabe. Assim experimente ao máximo durante uma semana. Depois formate o computador e utilize-o adequadamente! Essa experiência de uma semana irá dar um fruto, acredite.
Por onde começar? Eu recomendo sempre que experimente mudar a cara do Ubuntu! É uma experiência bastante interessante e aprende várias coisas sobre o Ubuntu. Como fazer? Bom, inicialmente sugiro que veja todos os ambientes publicados e as respetivas discussões no
Tópico das Partilhas dos Ambientes de Trabalho. Depois irá ver que as várias áreas que pode mexer no Ubuntu irão aparecer naturalmente!
Como sempre estaremos aqui para ajuda!