Bem-vindo: Ter, 19 de Março 2024, 10:03 Pesquisa avançada

Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de progra

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de progra

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 30 de Novembro 2012, 15:24

Tutorial - Parte 2 - Otimização do XFCE e Instalação de Programas Extras


Vamos continuar a nossa pequena saga. Espero que tenham brincado e se divertido com o nosso querido Ratinho, durante estas semanas.

Na primeira parte foi apresentada as configurações básicas do XFCE, que devem ser feitas logo após a instalação. Agora iremos realizar uma faxina e otimização dele. Logo após instalaremos os programas necessários para deixá-lo completo e produtivo.

Que tal pormos a mão na massa?



XFCE Completo

Antes de prosseguirmos, devemos instalar mais alguns pacotes para deixar o XFCE completo e com todos os recursos disponíveis:

sudo apt-fast install xfce4 xfce4-goodies xfprint4 xfce4-messenger-plugin xfce4-time-out-plugin xfce4-mpc-plugin shiki-colors-xfwm-theme hdapsd xfce4-radio-plugin xfce4-screenshooter-plugin dkms xfce4-eyes-plugin tp-smapi-dkms a2ps psutils xfce4-power-manager-plugins xfce4-linelight-plugin xfwm4-themes xfce4-hdaps


Na hora da instalação aparecerá uma pergunta:



Marque a opção <Não> (utilize a tecla Tab para selecionar) e dê Enter para continuar.


Desativando o Bluetooth

Por padrão o Ubuntu vem como o Bluetooth ligado. Caso não utilize-o o melhor é desativá-lo:

sudo mv /usr/bin/bluetooth-applet /usr/bin/bluetooth-applet-old


Se desejam ativá-lo novamente:

sudo mv /usr/bin/bluetooth-applet-old /usr/bin/bluetooth-applet



Desativando o Indicator-Printers-Service

Igual ao processo anterior, se não utiliza Impressora pode desativar este processo:

sudo mv /usr/lib/indicator-printers/indicator-printers-service /usr/lib/indicator-printers/indicator-printers-service-old


Caso desejam ativá-lo novamente:

sudo mv /usr/lib/indicator-printers/indicator-printers-service-old /usr/lib/indicator-printers/indicator-printers-service



Desativar o Cups

Este serviço inicializa junto com o computador. Portanto, caso não utilizem impressora, pode desabilitá-lo.

Para tal, editem o arquivo /etc/rc.local :

sudo gedit /etc/rc.local


No final do arquivo, antes do exit 0 adicionem as linhas abaixo:

Código: Selecionar todos
service cups stop
service bluetooth stop






Desativar o programa de BackUp

Por padrão o Ubuntu traz um programa de backup automático. Toda vez que o sistema é inicializado ele também inicializa. Se assim como eu, não utilizá-lo, desinstale-o:

sudo apt-get remove deja-dup



Instalar o Gdebi

Toda vez que baixamos um arquivo .deb, para abri-lo utilizamos a Central de Programas do Ubuntu, no entanto ela é muito pesada. Não vejo necessidade portanto, de utilizá-la para isto.

Ao meu ver, a Central de Programas deve ser utilizada para procurar e instalar os programas achados. Quando baixamos um arquivo .deb não devemos utilizá-la.

Para tal finalidade eu aconselho o Gdebi. Que tem como principais funções a instalação e desinstalação de programas .deb.

sudo apt-fast install gdebi





Desinstalar o Ubuntu One

O Ubuntu One é um programa de armazenamento de arquivos em nuvem, igual ao DopBox. Caso não utilizem pode desinstalá-lo:

sudo apt-get remove ubuntuone-client



Desinstalar o Gnome Online Accounts

Este programa igual o anterior, serve para armazenar arquivos na nuvem. Não vejo necessidade também, portanto podemos desinstalá-lo:

sudo apt-get autoremove gnome-online-accounts



Configuração de atualizações

Este é outro processo que não vejo necessidade de está ativo. Fica apenas consumindo memória e sem necessidade.

Após desabilitarmos ele devemos utilizar o terminal para procurar e instalar atualizações:

sudo apt-fast update
sudo apt-fast dist-upgrade


Para isto, abra o Menu Iniciar > Configurações > Atualizador de Programas:




Clique em Configurações:




Na aba Aplicativos do Ubuntu marque as configurações abaixo:




Na primeira parte permitimos a instalação de quase todos os programas que desejarmos.
Na segunda definimos o servidor para buscar atualizações e instalar programas. Eu particularmente prefiro o Servidor principal, pois ele é mais estável que o do Brasil(sou brasileiro :) )

Na aba Outros programas deixe marcada as opções abaixo:




Se você notar, no final do programa temos 3 opções marcadas, estas opções são dos PPA que temos instalados. Portanto a quantidade de opções marcadas vai depender dos PPA que você instalou.

No meu caso os PPA mostrados são o do Getdeb e do Apt-Fast.

Na aba Atualizações marque as opções abaixo:




Não marque: a última opção do primeiro quadro vermelho (Atualizações não suportadas (*-backports))
Pois ela serve para baixar atualizações que não são estável e como o próprio nome diz, não suportadas.


No segundo quadro vermelho, definimos para não procurar atualizações automaticamente.


Desinstalar o Zeitgeist: Espião do Unity

Este programa é um espião que grava todas as nossas ações, para apresentar dados mais relevantes no Unity.

Mesmo estando no XFCE este programa continua funcionando e consumindo memória. Portanto, podemos desinstalá-lo:

sudo apt-get remove zeitgeist zeitgeist-core zeitgeist-datahub



Instalar o zRam

Este pequeno e leve programa serve para gerenciar a SWAP de forma otimizada.
A diferença de performance da memória é imediata, ele realmente cumpre o que promete:

sudo add-apt-repository ppa:shnatsel/zram && sudo apt-fast update && sudo apt-fast install zramswap-enabler -y


Imagem


Trocando o Lightdm pelo GDM

O gerenciador de login somente utilizamos, basicamente, uma única vez, na hora que realizamos o login no computador. Então não tem pra que ele ser pesado. E o que o Lightdm sabe ser é pesado.

Por isto vamos instalar o GDM, o gerenciador de login do Gnome Shell. Ele é leve, rápido e personalizável.

A personalização será tratada na Parte 3 do tutorial. Agora apenas realizaremos a instalação:

sudo apt-fast install gdm


Na primeira tela dê Enter:




Na segunda tela selecione a opção GDM com as setas, depois utilize a tecla Tab para selecionar OK, logo após dê Enter:




Assim que você reiniciar o computador você verá uma nova tela de login. Note que caso você tenha o Gnome-Shell instalado está tela será um pouco diferente:




Atualizar o XFCE

Para mantermos o nosso XFCE sempre atualizado devemos instalar o seguinte PPA:

sudo add-apt-repository ppa:xubuntu-dev/xfce-4.10
sudo apt-fast update && sudo apt-fast dist-upgrade



Programa essencial

Este programa é extremamente importante para termos o Ubuntu/Xubuntu funcionando corretamente. Ele instala a maioria dos programas essenciais que devemos ter:

sudo apt-fast install ubuntu-restricted-extras xubuntu-restricted-extras



Multimídia no Xubuntu

Para termos todos os nossos DVDs, Músicas e arquivos abertos corretamente no Ubuntu/Xubuntu devemos instalar os programas abaixo:

sudo -E wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list && sudo apt-get --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-get --quiet update


sudo apt-fast install ubuntu-restricted-extras xubuntu-restricted-extras non-free-codecs libdvdcss2 faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac icedax id3v2 lame libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 regionset sox uudeview vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unrar unace-nonfree vlc



Manter os programas atualizados: Getdeb

Getdeb é um repositório que traz em primeira mão as versões mais novas dos nossos programas. Portanto é um PPA essencial:

sudo bash -c "echo 'deb http://archive.getdeb.net/ubuntu $(lsb_release -cs)-getdeb apps' >> /etc/apt/sources.list"
wget -q -O- http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add -
sudo apt-fast update



Outro repositório para manter os nossos programas atualizados é o do Gnome:

sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3 && sudo apt-fast update && sudo apt-fast dist-upgrade



Trocar o Terminal: Lxterminal

O Terminal do XFCE eu considero pesado. Por isto aconselho a trocar por um terminal mais leve, o Lxterminal. Embora seja leve ele é super personalizável e não perde em nada para o terminal do Gnome/XFCE.

sudo apt-fast install lxterminal


Podemos personalizá-lo da mesma forma que fazíamos com o do Gnome:




Gerenciador de Arquivos: PcManFM

Desculpe Nautilos, Nemo, Thunar, mas sinceramente não existe melhor gerenciador de arquivos atualmente do que o PcManFM. Ele tem todas as características dos outros e ainda por cima é super leve e rápido.
Dê uma chance a este gerenciador e você nunca mais vai querer outro:

sudo apt-fast install pcmanfm





Para configurá-lo, abra o PcManFM, vá no menu Editar > Preferências.

Na aba Exibir altere o valor para o mostrado abaixo:




Esta opção permitirá que seja gerada miniaturas para arquivos de até 32768 KB. Embora, pelos meus testes ele gere para arquivos muito maiores.

Na aba Gerenciamento de Volumes, deixe todas as opções marcadas:




Na aba Avançado devemos informar o nosso terminal. Se você gosta do terminal padrão do XFCE, então não altere está opção.

No meu caso eu utilizo o Lxterminal, então devo digitar o comando dele:




Está opção eu considero um grande diferencial no PcManFM. Para utilizá-la, abara qualquer pasta nele de depois vá no menu Ferramentas > Abrir a pasta atual no terminal:




Abrirá um terminal já dentro da pasta. O que nos poupa um grande tempo e trabalho.

Outra opção é a de Abrir a pasta atual como Root. Clicando nela nós abriremos a pasta como SuperUsuário (Root). Então tome cuidado com os arquivos que você altera neste modo.


Instalar abas no Thunar

Uma das funções que faltavam para tornar o Thunar um dos melhores gerenciadores de arquivos da atualidade era o suporte a abas. E finalmente esta opção foi adicionada.

Para termos acesso a ela devemos instalar o PPA abaixo:

sudo add-apt-repository ppa:xubuntu-dev/xfce-4.12
sudo apt-fast update && sudo apt-fast dist-upgrade


Logo após devemos fechar o Thunar:

thunar -q


Feito isto, abra ele novamente e verá a opção de abas:




Indicador de uso da Memória/CPU/Processador/

Este programa eu considero muito importante, pois ele mostra graficamente o uso Sistema. Você deve ter visto ele pelo menos uma vez na vida:




sudo add-apt-repository ppa:indicator-multiload/stable-daily
sudo apt-fast update && sudo apt-fast install indicator-multiload




Instalar os pacotes essenciais para copilação

Quando vamos instalar um programa e ele não está na Central de Programas, não tem pacote .deb e nem tem PPA, precisamos compilá-lo. Esta tarefa está quase extinta hoje em dia no Ubuntu. Mas vira e mexe aparece um programa que precisa.

Para fazermos isto sem ter dor de cabeça devemos instalar os pacotes abaixo:

sudo apt-fast install build-essential checkinstall cdbs devscripts dh-make fakeroot libxml-parser-perl check avahi-daemon -y



Instalar o Wine

Alguns programas só funcionam para rWindows, mas existe uma maneira de contornar este problema. Para isto devemos instalar o Wine:

sudo add-apt-repository ppa:ubuntu-wine/ppa && sudo apt-fast update && sudo apt-fast install wine1.5 winetricks -y



Instalação do Gimp

Este programa não necessita de comentários:

sudo add-apt-repository ppa:otto-kesselgulasch/gimp
sudo apt-fast update && sudo apt-fast install gimp


O Photoshop tem uma opção que permite exportar as imagens para a web, reduzindo drasticamente o tamanho das mesmas. O Gimp como bom concorrente também tem esta opção:

sudo apt-fast install gimp-plugin-registry



Player de Vídeo

O VLC é o melhor player de vídeo atualmente, portanto não poderíamos deixar ele de fora.

sudo apt-fast install vlc





Compactador de Imagens

Quem trabalha com desenvolvimento web deve conhecer esta poderosa ferramenta. Ela permite diminuir o tamanho das imagens PNG sem diminuir a qualidade delas, o que é fantástico:

sudo apt-fast install trimage





Gerenciador de Downloads

O melhor gerenciador de downloads para rWindows também tem para o Ubuntu:

sudo add-apt-repository ppa:jd-team/jdownloader
sudo apt-fast update && sudo apt-fast install jdownloader



Manipulador de partições

Para gerenciarmos e alterarmos as configurações das partições do nosso HD e de dispositivos externos, devemos instalar o Gparted:

sudo apt-fast install gparted





Player de Música Leve e Espartano

O player de música mais leve e com bastante recursos que conheço é o MOCP. A única coisa ruim dele é que ele é espartano e roda pelo terminal. Portanto não é qualquer quer um que gosta de utilizá-lo, eu gosto :)

sudo apt-fast install moc


Para iniciá-lo:

mocp





Gravador de DVD

Por unanimidade, o melhor gravador de DVD do Linux é o K3b. Super completo e não perde nada para os gigantes do mercado:

sudo apt-fast install k3b



Criador de Menu para DVD

Uma opção que falta no K3b, se existe por favor me avisem, é a opção de se criar um Menu para o DVD.
Para contornar este problema devemos instalar o DeVeDe. Através deste programa nós criamos os Menus do DVD e exportamos em uma ISO. Depois devemos gravar ela no DVD com o K3b:

sudo apt-fast intall devede



Criador de Slides

Se você sentiu falta do MovieMake no Ubuntu não precisa ficar triste, nos temos um concorrente de peso. O OpenShot é um criador de Slides fenomenal, uso em meus trabalhos e recomendo:

sudo apt-fast install openshot



Imprimir arquivos em PDF

Imprimir arquivos para PDF é mais fácil do que parece. Após instalar o programa abaixo, basta selecionar a Impressora PDF/Imprimir para Arquivo na hora de Imprimir e ser feliz:

sudo apt-fast install cups-pdf



Leitor de Feed

Os feed é algo extremamente prático e agiliza sua vida. Desde que descobrir eles nunca mais larguei.
Basicamente, eles permitem que você se mantenha atualizado sem ter que ficar abrindo todos os sites que você acompanha.
Para esta tarefa eu recomendo o Liferea que é atualmente o melhor agregador/gerenciador de Feed para Ubuntu:

sudo apt-fast install liferea



Monitor de Velocidade da Internet

Eu demorei muito para descobrir um bom programa para medir a Velocidade da Internet. Este programa é o CBM. Ele funciona pelo terminal e é muito simples:

sudo apt-fast install cbm


Par iniciá-lo abra o terminal e digite:

cbm





Chromium

Este é sem dúvida um dos melhores navegadores web. Para manter ele sempre atualizado, devemos instalar o seguinte PPA:

sudo add-apt-repository ppa:a-v-shkop/chromium
sudo apt-fast update && sudo apt-fast install chromium-browser



Alternativa ao OneNote no Ubuntu: Cherrytree

Um dos programas que mais utilizo e muitos de vocês também é o OneNote do pacote Office da Microsoft. Este programa é um gerenciador de "notas", onde você pode gravar textos, imagens, enfim, é um programa para você soltar a imaginação.
Mas não se preocupem, no Ubuntu temos um concorrente de peso e livre, o Cherrytree. Desde que descobrir este maravilhoso programa nunca mais larguei.

sudo add-apt-repository ppa:vincent-c/ppa
sudo apt-fast update && sudo apt-fast install cherrytree





Alternativa Wunderlist no Ubuntu: Nitro

Este é outro programa sensacional do Ubuntu, o Nitro. Este pequeno e leve programa é um Gerenciador de Tarefas igual ao Winderlist.
Eu particularmente prefiro o Nitro pois ele é mais leve, rápido e tem uma levíssima extensão para Chrome/Chromium.

sudo add-apt-repository ppa:cooperjona/nitrotasks && sudo apt-fast update && sudo apt-fast install nitrotasks


Extensão: https://chrome.google.com/webstore/detail/pjlaneabgdaemdklmeonicfiifmegija




Alterar os aplicativos preferidos do XFCE

Agora que já temos os nossos programas favoritos instalados, devemos dizer ao XFCE quais são eles.

Para isto vá no Menu Iniciar > Configurações > Gerenciador de Configurações. Depois clicar em Aplicativos Preferidos:






Na primeira opção devemos definir o nosso navegador favorito. Se você não gostar do Firefox e querer outro navegador padrão, como o Chromium, deve selecionar esta opção e clicar em Outro:




Logo após digite o comando do navegador e clique em Ok:




Para alterar o Cliente de E-mail realize o mesmo processo. Eu prefiro o Thunderbird, por isto deixarei como o padrão.

Vá na aba Utilitários. Em Gerenciador de Arquivos devemos definir qual queremos. Caso goste do Thunar deixe como padrão. Eu prefiro o PcManFM então erei alterar:






Por último, devemos definir o nosso Terminal. Novamente, se gostar do terminal padrão do XFCE deixe como está.
Eu não gosto dele, prefiro o Lxterminal, portanto realizarei a troca:






Remover o Thunar da Inicialização

Se você não for utilizar o Thunar como gerenciador de arquivos, você deve retirá-lo da inicialização. Caso contrário ele ficará oculto, somente consumindo memória.
Para isto, vá em Menu Inciar > Configurações > Gerenciador de Configurações. Clique em Sessão e Inicialização.



Na aba Início automático de aplicativo clique em Adicionar:




Logo após, preencha os campos com estes dados:




Observe que no campo Comando está escrito Thunar com T maiúsculo. Se você colocar com minúsculo não irá funcionar.

Para finalizar clique em OK.


Desativando opções da Lista de Sessão



Você já deve ter reparado na lista de Sessão na hora do login. Ela contém todos os ambientes gráficos que instalamos no computador.

Algumas vezes necessitamos retirar alguma destas sessões sem desinstalá-las. A primeira vista parece complicado, mas é super simples.

Quando instalamos o xubuntu-desktop ele vem com a Sessão do XFCE e a Sessão do Xubuntu. Eu não vejo necessidade da Sessão do Xubuntu, ela não tem todos os recursos do XFCE e traz alguns problemas de compatibilidade. Por isto vamos retirá-la do login.

Não iremos desinstalá-la se não perdemos a Sessão do XFCE. Iremos apenas ocultá-la tanto do GDM quanto do Lightdm.

Para isto abra o terminal. E dê o seguinte comando:

cd /usr/share/xsessions


Será aberta a pasta que contém todas as nossas sessões. Para vê-las, digite o comando abaixo:

ls





Como você pode ver, eu tenho 4 sessões.

Como desejo retirar a Sessão do Xubuntu, devo deletar o arquivo xubuntu.desktop.

Primeiramente vamos fazer um backup dele:

sudo cp xubuntu.desktop xubuntu.desktop-backup


Agora podemos deletar o arquivo:

sudo rm xubuntu.desktop


Feito isto, reinicie o computador. Na hora de realizar o login você verá que a a Sessão do Xubuntu já foi retirada:

Editado pela última vez por yuryrodrigues em Dom, 2 de Dezembro 2012, 0:18, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor portaro » Sex, 30 de Novembro 2012, 15:30

Já pensou em fazer isso e após gerar uma ISO e distribuir a sua distro com essas configurações?

Acho que ia ter pessoalinteressado.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 30 de Novembro 2012, 16:08

portaro (30-11-2012, 14:30) escreveu:Já pensou em fazer isso e após gerar uma ISO e distribuir a sua distro com essas configurações?

Acho que ia ter pessoal interessado.


Eu não tenho interesse em criar uma distro. Requer trabalho e tempo livre, para constantes atualizações.
E a cada nova versão do Ubuntu eu teria que criar outra distro e assim sucessivamente.

Eu prefiro criar tutoriais, pois assim não importa a distribuição nem a versão, o pessoal pode utilizá-lo.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor portaro » Sex, 30 de Novembro 2012, 16:24

Pois a maioria das pessoas preferem algo fisico do que tutos sobre configuraçoes alargadas.

As versões LTS são as mais adequadas para remasterizar senão não saía disso e o UBuntu incentiva a isso mesmo sempre e quando se mantenham as repos e se respeite a marca.

portaro
 
Mensagens: 459
Registrado em: 29 Junho, 2011
Localização: Portugal

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor haystem » Sex, 30 de Novembro 2012, 17:05

yuryrodrigues (30-11-2012, 15:08) escreveu:
portaro (30-11-2012, 14:30) escreveu:Já pensou em fazer isso e após gerar uma ISO e distribuir a sua distro com essas configurações?

Acho que ia ter pessoal interessado.


Eu não tenho interesse em criar uma distro. Requer trabalho e tempo livre, para constantes atualizações.
E a cada nova versão do Ubuntu eu teria que criar outra distro e assim sucessivamente.

Eu prefiro criar tutoriais, pois assim não importa a distribuição nem a versão, o pessoal pode utilizá-lo.


Realmente criar "novas distros" seria uma péssima ideia. Parabéns pelo tuto mas só uma pergunta esse thunar ainda está com o bug de excluir os arquivos automáticamente?
Avatar do usuário
haystem
 
Mensagens: 125
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor haystem » Sex, 30 de Novembro 2012, 17:06

yuryrodrigues (30-11-2012, 15:08) escreveu:
portaro (30-11-2012, 14:30) escreveu:Já pensou em fazer isso e após gerar uma ISO e distribuir a sua distro com essas configurações?

Acho que ia ter pessoal interessado.


Eu não tenho interesse em criar uma distro. Requer trabalho e tempo livre, para constantes atualizações.
E a cada nova versão do Ubuntu eu teria que criar outra distro e assim sucessivamente.

Eu prefiro criar tutoriais, pois assim não importa a distribuição nem a versão, o pessoal pode utilizá-lo.


Realmente criar "novas distros" seria uma péssima ideia. Parabéns pelo tuto mas só uma pergunta esse thunar ainda está com o bug de excluir os arquivos automáticamente?

Desculpa, eu não entendi pq postou duas vezes
Avatar do usuário
haystem
 
Mensagens: 125
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor yuryrodrigues » Sex, 30 de Novembro 2012, 17:08

haystem (30-11-2012, 16:05) escreveu:Realmente criar "novas distros" seria uma péssima ideia. Parabéns pelo tuto mas só uma pergunta esse thunar ainda está com o bug de excluir os arquivos automáticamente?


Nunca tinha reparado neste bug? o.0

Mas nesta versão ele manda os arquivos para a Lixeira.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor haystem » Sex, 30 de Novembro 2012, 17:12

yuryrodrigues (30-11-2012, 16:08) escreveu:
haystem (30-11-2012, 16:05) escreveu:Realmente criar "novas distros" seria uma péssima ideia. Parabéns pelo tuto mas só uma pergunta esse thunar ainda está com o bug de excluir os arquivos automáticamente?


Nunca tinha reparado neste bug? o.0

Mas nesta versão ele manda os arquivos para a Lixeira.


ok
Avatar do usuário
haystem
 
Mensagens: 125
Registrado em: 23 Outubro, 2012

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Dezembro 2012, 14:54

yuryrodrigues, parabéns por mais um enorme artigo recheado de boas dicas. :venia:

Bom, eu vi um pouco na diagonal pois estou sem tempo, mas aqui ficam 3 críticas:
  • Há links dentro das tags terminal que o fórum encurtou-os, pondo esses comandos com erros. Infelizmente sem ser mudar o core do forum não há grandes hipóteses de mudar este comportamento do forum dentro da tag terminal. Mas há uma solução de engenharia 8) Nesses links, ponha a cor branca à volta de eles que assim não são encurtados. Faça quote aqui e veja o que eu fiz:
    sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d ... sb_release -cs).list && sudo apt-fast --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-fast --quiet update

    E transformei nisto:
    sudo wget --output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$&#40;lsb_release -cs).list && sudo apt-fast --quiet update && sudo apt-get --yes --quiet --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring && sudo apt-fast --quiet update

    Para além disto da cor, reparei que também tem um erro no link. o comando correto está aqui: http://ubuntued.info/instale-o-reposito ... -medibuntu
  • Outro pormenor que queria deixar aqui é a utilização do gparted. Sei que há gente que gosta de usá-lo para gerir as suas penUSB. Mas aparte dessas pessoas (que acho estranho para ser sincero xD) não faz grande sentido termos o gparted. Primeiro porque não andamos constantemente a alterar a tabela de partições e em segundo lugar porque utilizar o gparted exige que não se tenha o disco montado, coisa que ele está quando você está com o Xubuntu ligado
  • Por fim, uma opinião pessoal sobre um programa: o liferea. Eu sinceramente não gosto dele. Talvez porque sou utilizador muito antigo dele e na altura não gostei dele, ou simplesmente porque não gosto mesmo. Não sei bem. Mas pronto o que queria dizer é que existe o LightRead.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tutorial - Parte 2-Otimização do XFCE e Instalação de pr

Mensagempor yuryrodrigues » Dom, 2 de Dezembro 2012, 0:17

...
Editado pela última vez por yuryrodrigues em Dom, 2 de Dezembro 2012, 1:57, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
yuryrodrigues
 
Mensagens: 835
Registrado em: 31 Outubro, 2011

Próximo

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron