Bem-vindo: Sáb, 26 de Julho 2014, 4:06 Pesquisa avançada

Regras para escrever no Ubuntued!

Tem um artigo interessante e importante para a comunidade? Quer apresentar um software que acabou de conhecer? Ou até um software ou script seu? Então veja nesta secção como o redigir corretamente para publicar artigos no Blog do Ubuntued!

Regras para escrever no Ubuntued!

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Julho 2011, 16:19

O Ubuntued é conhecido como um site que apresenta artigos de qualidade no sentido de tentar demonstrar ao máximo cada pormenor e com uma escrita o mais correta possível. No sentido de possibilitar os fãs do ubuntued participarem de forma ainda mais ativa, a escrita de artigos para o Ubuntued será abrangida, agora, para qualquer utilizador. No entanto, é necessário manter a qualidade da informação apresentada.

Assim, apesar de a partir deste momento ser possível você escrever artigos para o Ubuntued, todos os trabalhos submetidos serão minuciosamente analisados e só após uma criteriosa análise poderão ser aceites para publicação. Assim, será garantida toda a qualidade comum do Ubuntued.

Muito provavelmente, as primeiras vezes que você escrever, haverá pormenores que deverá corrigir e por isso será pedido uma segunda versão do seu trabalho e posteriormente será feita uma segunda revisão do seu artigo.

Então, como deverá ser feito um artigo para o Ubuntued para que seja aceite logo na primeira revisão? Pois bem, simplesmente terá de seguir os critérios apresentados abaixo. ;)


Critérios/Regras para escrita de artigos
Estrutura dos artigos

De uma forma geral todos os artigos deverão ter a mesma estrutura e sempre com no mínimo 400 palavras. Essa estrutura é definida por secções obrigatórias e por outras que poderão não existir salvo algumas exceções (ver secção Exceções):
  1. Título: O título de artigo deverá ser o mais claro possível sobre o tema apresentado no artigo. Deverá ter no máximo 70 caracteres (salvo algumas exceções apresentadas abaixo) e deverá ser cuidado no sentido tentar puxar o leitor a ler! Tente arranjar um título atrativo, persuasivo, se calhar contraditório à normalidade.
  2. Introdução: Todos os artigos deverão ter uma introdução em que é apresentada de forma resumida toda a informação relativa ao artigo. Esta secção do artigo deverá ter dois parágrafos ou mais e será a informação apresentada nos resumos do artigo, ou seja, será esta a informação:
    • Enviada por email aos fãs do ubuntued;
    • Que aparecerá no Planeta Ubuntu Brasil;
    • Que será apresentada na página Blog do Ubuntued.
    Por este motivo, a introdução deverá ter um conteúdo muito cuidado e sempre com uma estrutura apelativa de forma a persuadir o leitor a ler o resto do conteúdo. Dica: tente não mostrar completamente toda a informação, ou seja, seja claro no objetivo do artigo, mas tente deixar uma frase que indique que será continuada durante o artigo.
  3. Desenvolvimento do artigo/Corpo do texto: Depois da introdução deverá ser exposta toda a informação sobre o artigo! Tende apresentar todos os pormenores da aplicação que está a apresentar ou do procedimento que irá apresentar. Por exemplo, se for uma aplicação, deverá apresentar todas as funcionalidades, dizer quem é o autor e a motivação para ter feito aquela aplicação, explicar para que serve a aplicação e em que situações ela será realmente importante.
    Basicamente esta secção, obrigatória, deverá estender ao máximo o que foi referido na Introdução! Aqui, ou no fim do artigo, poderá adicionar um vídeo que criou ou que encontrou na Internet!
  4. Pre-requisitos: Esta secção não será obrigatória, no entanto, poderá ser necessária em determinados artigos. Por exemplo, o artigo em questão fizer uso de pacotes extra para que seja possível concluir de forma correta o procedimento, então deverá apresentar essa informação nesta secção.
  5. Procedimento: Sendo os artigos do Ubuntued sempre de apresentação de novas funcionalidades ou aplicações, haverá sempre uma secção explicadora do procedimento. Caso seja um artigo a apresentar uma aplicação, esta secção deverá ser chamada de “Instalação” ou “Instalação da aplicação X”; no caso de ser um outro procedimento, deverá adaptar o título.
  6. Referências: Na maioria dos casos, os artigos que se escreve são baseados em conteúdos que aprendemos pela Internet. Conteúdos estes que provavelmente deram trabalho a quem os escreveu. Por isso, tente sempre apresentar as referências por onde se baseou, o autor dessa informação certamente ficará agradecido!
De uma forma geral, os artigos terão sempre esta estrutura! Apenas faltou referir onde você põe a sua opinião, caso queira expô-la. A sua opinião poderá ser posta também no artigo, no entanto, tenha sempre a noção de que os artigos devem ser completamente imparciais e nunca fomentados em gostos pessoais.

Assim, se quer adicionar a sua opinião terá duas hipóteses:
  • Caso ela seja curta, exponha-a apenas num parágrafo no corpo do texto;
  • Caso tenha um tamanho superior, então deverá criar uma secção adicional antes das referências com um título claro de que é a sua opinião pessoal!


Regras de escrita

A escrita de artigos será, sem dúvida, o ponto mais restritivo em todas as revisões. Os bons artigos (à vista do leitor final) não se define pela estrutura correta do artigo mas, sim, pela qualidade de escrita do mesmo.

Assim, haverá sempre uma obrigação de você escrever os artigos ortograficamente e gramaticalmente corretos. Para além disso, deverá sempre escrever artigos na terceira pessoa, (tratar o leitor por “você” e nunca dizer “eu” ou “nós”) o que é algo normal visto que serão artigos impessoais/imparciais. Esta regra deverá ser sempre utilizada pois os artigos deverão ter textos de algo não dito (falado) mas sim escrito. No caso do parágrafo/secção de opinião pessoal, o texto deverá ser escrito na primeira pessoa!

Serão reprovados todos os artigos com expressões normais de fala que são inexistentes na escrita, nomeadamente onomatopeias como “rsrsrsss”, “ahahah” e até o comum “lol”. Para além disso, tente escrever sempre para o máximo de público possível, ou seja, tente sempre escrever de forma clara e simples para que seja percetível por todos os leitores. Este aspeto é importante por exemplo se você utilizar alguma metáfora. Se a utilizar, tente explica-la!


Imagens

Numa primeira fase (e enquanto não é desenvolvida uma plataforma para automatizar o processo de criação de imagens) as imagens deverão ser submetidas na integra, sem quaisquer cortes. Durante a revisão, serão transformadas de maneira a enquadrarem-se no visual do Ubuntued.

Cada artigo tem de ter pelo menos uma imagem, que será sempre posta no início do artigo, antes da Introdução. Outras imagens poderão e deverão ser enviadas também para fomentarem tudo o que é escrito no artigo!

Uma vez que os artigos são sempre testados (não serão aceites artigos copiados ou baseados noutros sem haver testes minuciosos), as imagens deverão ser sempre genuínas e nunca copiadas de outros sites!

Tal como as regras deste fórum, ao criar as imagens, tenha cuidado com o seu wallpaper! Este não deverá conter conteúdo proibido, nomeadamente pornografia, pirataria, racismo entre outros temas deploráveis.


Exceções

Como é óbvio, estas regras não são 100% restritivas e poderá haver exceções! Aliás, algumas dessas exceções deverão até ser consideradas regras! Quando houver alguma exceção dessas é recomendável que acrescente uma ou mais notas (conforme o necessário) no final do artigo a avisar o sucedido (veja mais a baixo informações sobre a submissão a possibilidade de notas adicionais).

De uma forma geral, poderão haver as seguintes exceções às regras acima que serão aceites como normalidade:
  • Introdução com apenas um parágrafo: Em determinados artigos extremamente simples, poderá escrever apenas um parágrafo;
  • Títulos demasiado extensos: Poderão existir caso não haja mesmo possibilidade de reduzir o seu tamanho. Isso poderá acontecer por diversos motivos, mas o mais comum é ter um nome de uma aplicação, ou algo do género, que seja extenso;
  • Ausência do corpo do texto: Em determinados casos (raros), poderá não haver necessidade de extender o que dito na Introdução. Nesses casos, o artigo poderá ser aceite sem a zona de desenvolvimento do artigo. No entanto, este caso é realmente raro e por isso deverá ter sempre o cuidado de escrever algo mais!
  • Referências: Caso o artigo seja de algo que você mesmo tenha descoberto, não precisará de apresentar qualquer referência. No entanto, tenha sempre o cuidado de apresentar todas as referências. O trabalho que os outros desenvolvem deve ser sempre merecidamente enaltecido!


Procedimento de submissão e revisão dos artigos

A submissão dos artigos poderá ser feita de duas maneiras, ou por PM (mensagem privada) para o utilizador “Cláudio Novais” (clique aqui para o fazer) ou então criando um tópico nesta secção (“Escreva para o Ubuntued!”). Esse tópico será o veículo para o debate para a melhoria do conteúdo para posteriormente ser publicado no ubuntued. Assim, nesse tópico serão debatidos os pormenores resultantes da revisão e serão apresentadas as versões posteriores que você possa ter de fazer.

Depois do artigo ser aceite, será criado um novo utilizador, com o seu nome verdadeiro, no Ubuntued e aí você deverá transcrever a versão aceite e submetê-la novamente para revisão. A partir desse momento, se tudo estiver correto, será publicado o artigo para a comunidade.

Tal como referido acima, no final do artigo deverão constar todas as notas necessárias para a revisão do artigo, nomeadamente o porquê de não ter seguido determinada regra. Para além disso, no final também deverá dizer se aceita ou não a alteração de alguma parte do artigo durante a revisão. Este aspeto é extremamente importante principalmente em artigos que tenham poucas correções a fazer. Nesses casos, se você o permitir, durante a revisão serão alterados os pormenores a corrigir e será imediatamente publicado o artigo, em seu nome claro!

Já agora, de referir, que este é procedimento utilizado pela equipa do Ubuntued! Todos os artigos escritos pelos redatores do Ubuntued são submetidos a esta revisão e eu tenho a liberdade de corrigi-los, se for necessário, e publicá-los imediatamente!

_________________________

Por fim, se tiver alguma dúvida sobre a escrita de artigos, utilize este tópico para questionar! Poderá haver aspetos que me tenha esquecido de referir! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16868
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Regras para escrever no Ubuntued!

Mensagempor mrk3004 » Seg, 5 de Setembro 2011, 6:05

Show de bola Claudio! Acho legal essa ideia de tornar os artigos/postagens algo público, e vejo que cada dia que passa mais e mais sites estão aderindo esta ideia. Na minha opinião isso só tem vantagens para os dois lados, apoio totalmente.
O gato imortal existe, em algum mundo intermediário entre a vida e a morte, observando e esperando, passivo até o momento em que o espírito humano se torna livre. Então, e somente então, ele irá liderar a alma até seu repouso final.
Avatar do usuário
mrk3004
 
Mensagens: 23
Registrado em: 05 Setembro, 2011

Re: Regras para escrever no Ubuntued!

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 5 de Setembro 2011, 13:41

mrk3004 » Seg Set 05, 2011 6:05 am escreveu:Show de bola Claudio! Acho legal essa ideia de tornar os artigos/postagens algo público, e vejo que cada dia que passa mais e mais sites estão aderindo esta ideia. Na minha opinião isso só tem vantagens para os dois lados, apoio totalmente.

Olá mrk3004,

Se quiser participar e tiver alguma questão a fazer, esteja à vontade! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16868
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Regras para escrever no Ubuntued!

Mensagempor blconde » Qua, 11 de Abril 2012, 18:20

Mto bom, Claudio! E eu, q já trabalhei como revisor e preparador de txts p/ editoras de livros, acho realmente mto útil um guia/manual de redação como esse. Agora q estou progredindo de "leitor" p/ "usuário" (ou "colaborador") estou cada vez mais me surpreendendo pela qualidade e cuidado c/ as informações do site e da comunidade.

Então já vou escrever um tópico na seção "Escreva p/ o Ubuntued!" c/ o tema por mim proposto.

Só queria perguntar o seguinte:
- Os artigos precisam ser originais? Pois eu estava pensando em submeter o mesmo artigo p/ o site brasileiro Hardware.com.br (http://www.hardware.com.br/), pois eu vi há pouco q eles estão c/ inscrições abertas p/ colaboradores, e, tvz, tb como inaugurador do meu blogue sobre linux.
- A linguagem precisa ser em pt_PT ou pode ser em pt_BR (tvz c/ uma nota de rodapé ou asterisco apontando essa pequenina diferença, como no uso de "seção" e "tela", em vez de "secção" e "ecrã")?

E, é claro, parabéns pelo trabalho!
Um amigo me classificou de "prolífico", pois tenho dois blogues:
- O homem que opera a máquina de apontar e fazer cliques (http://cercanias.posterous.com/);
- O homem que opera a máquina da bola de demolição (http://arrabaldes.wordpress.com/).
Avatar do usuário
blconde
 
Mensagens: 13
Registrado em: 07 Abril, 2012

Re: Regras para escrever no Ubuntued!

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 11 de Abril 2012, 18:35

Olá Bruno,

Antes de mais obrigado! Tal como já se deve ter apercebido, no blog ubuntued prezamos pela qualidade em vez da quantidade. Provavelmente por causa disso muitos utilizadores acabam a queixar-se que o ubuntued tem poucos artigos. No entanto o trabalho aqui é bastante grande! Eu invisto sempre horas em cada artigo! Nunca consigo fazer um artigo numa hora por exemplo! Por causa disso existe uma confiança no nosso trabalho que é o nosso grande objetivo

Bom, sobre os artigos originais, uma coisa que também deve ter reparado é que é exigível da nossa parte todas as referências que nos baseamos! Por vezes acontece do conteúdo que escrevemos, mesmo que originalmente pensado por nós, está já descrito noutro site. Ora nesses casos até fazemos uma execução do procedimento para ter a certeza que está realmente a funcionar. E nesses casos, e mesmo noutros que tenham sido uma tradução até, nós referenciamos sempre o trabalho dos outros.

Apesar do OpenSource ser algo radical que por vezes até nem olha a autores, na minha opinião devemos sempre dizer e agradecer os trabalhos originalmente concebidos (algo semelhante à licença CC)! Por isso sempre que quiser fazer algo faça simplesmente! Se houver algum conteúdo que tenha baseado, escreva a referencia ;)

Sobre o PT-PT, você como brasileiro provavelmente não repara! Mas do lado de Portugal muita gente repara na forma como escrevemos aqui no UBuntued que é um PT que tende a ser mais brasileiro que português! Mas acima de tudo tentamos que fique no meio termo para que sirva para os dois países! Assim simplesmente tente escrever de forma simples não utilizando palavras que ache que são tremendamente brasileiras e o português não vá perceber. (sobre este aspeto pode estar à vontade que durante a minha revisão poderei dizer que palavra poderá estar ou não bem aplicada). Sobre tela e seção, toda a gente percebe isso, por isso pode escrever à vontade! ;)

Se tiver mais alguma questão não hesite em perguntar! Só assim é que ficará esclarecido!

Abraço

PS: faltou dizer uma coisa: tente escrever com o acordo ortográfico. Assim tanto para um lado como para o outro as coisas ficam mais ou menos corretas! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16868
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Regras para escrever no Ubuntued!

Mensagempor Tonao35 » Qua, 26 de Setembro 2012, 18:01

Boa Tarde,

Tenho vontade de sugerir algumas coisas para o unity do ubuntu, como faço??

Antonio
Avatar do usuário
Tonao35
 
Mensagens: 19
Registrado em: 20 Setembro, 2012

Re: Regras para escrever no Ubuntued!

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 26 de Setembro 2012, 19:26

Este tópico serve acima de tudo para quem quiser submeter conteúdos para serem publicados no Blog do Ubuntued.

Para sugestões, recomendo que crie um tópico nesta secção:
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16868
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Regras para escrever no Ubuntued!

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 26 de Setembro 2012, 21:35

Eu gosto de partilhar tudo sobre o linux e não me esqueço da fonte onde retiro tudo :)
Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3873
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal


Tópicos Similares:

Voltar para Publique artigos no Blog Ubuntued!

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes