Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 8:38 Pesquisa avançada

WPS Office: um clone fiel do Microsoft Office para Linux

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

WPS Office: um clone fiel do Microsoft Office para Linux

Mensagempor samuelcsouza » Qua, 27 de Março 2013, 0:43

Fiz uma tradução livre do artigo escrito por Joey-Elijah Sneddon no site OMG! Ubuntu!

Referência: http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/wps-office-for-linux-looks-like-microsoft-office-but-isnt

Este não é o Microsoft Office rodando sob o wine no Ubuntu. Se trata do WPS Office, uma suite de escritório produzida pelo grupo chinês Kingsoft, que procura imitar a famosa interface “Ribbon” da suíte da Microsoft.

O WPS Office é composto por três aplicações: Writer para editar textos; Presentations para criar apresentações de slides; e Spreadsheet para criar planilhas eletrônicas.

As aplicações são visivelmente familiares aos seus homólogos da Microsoft. Por esse motivo eles apresentam uma vantagem em relação às outras aplicações gratuitas como Libre Office, Google Docs ou Lotus Simphony: uma menor curva de aprendizado para aqueles que foram treinados ou já estão familiarizados com as aplicações da Microsoft.

Embora isso seja trivial, muitos relutam em adotar uma aplicação livre por terem de reaprender a fazer aquilo que já sabem. Nesse sentido, o WPS Office, sendo o casamento ideal entre o livre e o familiar, pode ser capaz de resolver esta questão.

Características

Esta suíte (escrita em QT) imita a interface “Ribbon”, embora eu não possa dizer que ela o faz de maneira 100% precisa (porque há muito tempo não utilizo o Office), é certamente muito parecido ao olhar. Para quem não é fã da interface “Ribbon”, o WPS Office oferece a opção de habilitar o antigo visual baseado em menus.

A suíte também traz recursos próprios como um conjunto de modelos de documentos online e a possibilidade de editar múltiplos documentos em abas.

Alguns incovenientes: é uma versão beta; há problemas para abrir arquivos ODT; e toda a interface está em chinês (embora Mohammed Sayanvala tenha uma solução para isto em seu blog: http://mosayanvala.wordpress.com)

Download

A última versão beta do WPS Office pode ser baixada nesse link:

http://wdl.cache.ijinshan.com/wps/downl ... 2_i386.deb

Após baixar basta dar um duplo clique no arquivo .DEB para instalá-lo pela Central de Programas do Ubuntu. Após instalado, basta procurar no Dash para lançar a aplicação.

Na primeira execução será solicitado assinar algo que não sei dizer porque está tudo em chinês... Basta digitar qualquer coisa nos campos requeridos que ele desaparece.

samuelcsouza

Re: WPS Office: um clone fiel do Microsoft Office para Linux

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 0:52

O Luís andou a fazer alguns testes a esse software e houve alguns pormenores que eu não gostei que ele me tinha contado, mas agora não me lembro quais. O certo é: fizeram um trabalho excecional a nível de qualquer produto chinês xD Um clone esteticamente muito semelhante mesmo!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor samuelcsouza » Qua, 27 de Março 2013, 1:14

Claudio Novais (26-03-2013, 23:52) escreveu:O Luís andou a fazer alguns testes a esse software e houve alguns pormenores que eu não gostei que ele me tinha contado, mas agora não me lembro quais. O certo é: fizeram um trabalho excecional a nível de qualquer produto chinês xD Um clone esteticamente muito semelhante mesmo!

Não sei como é em termos de usabilidade porque faz anos que não uso o MS Office (algo que me fez adaptar muito rápido ao Ubuntu foi estar acostumado ao Open Office, que eu usava no windows), mas muitos relutam em adotar o Libre Office porque não se sentem confortáveis com a interface. Agora, como produto, não sei se é algo bem acabado ou se é apenas mais um produto xingling made in China igual ao Hiphone vendido no camelô da esquina.
samuelcsouza

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 27 de Março 2013, 1:26

Deixe ver o que o Luís Cardoso diz sobre isso. É que agora não me lembro quais eram os pormenroes que ele falava. Mas um deles recordo-me que é a problemática de formatos.

Sobre o LibreOffice, sinceramente detesto a interface dele. Não suporte ver uma interface tão desatualizada, retrógrada. De resto, ao nível interno o LibreOffice tem melhorado muito. Aliás diria que está muito a par com o Ms Office exceto nos grandes ficheiros XLS que é um problema para o LibreOffice, e que no Excel as coisas funcionam bem.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Exploit » Qua, 27 de Março 2013, 5:11

chineses a fazer chinesísses :lol: mas é genial ver um programa livre com essa aparência

samuelcsouza (26-03-2013, 23:43) escreveu:Na primeira execução será solicitado assinar algo que não sei dizer porque está tudo em chinês... Basta digitar qualquer coisa nos campos requeridos que ele desaparece.

até isto copiaram :doh:
Exploit

Mensagempor Bitetti » Qua, 27 de Março 2013, 12:27

Olha não uso nem open office faz anos, prefiro o Google Docs e o Acrobat da Adobe, mas uma alternativa ching-ling do MS Office parece ser perfeita pra ajudar na migração de ususários.
Bitetti

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 27 de Março 2013, 13:11

Para o deixar em Inglês:
  • Certifique-se que esta está fechada,
  • Abrir o terminal e executar o seguinte:
    cd /opt/kingsoft/wps-office/office6/2052
  • Remova os ficheiros responsáveis pela interface chinoca xD
    sudo rm qt.qm wps.qm wpp.qm et.qm
  • Desfrute do WPS num idioma mais conhecido (pelo menos nos caracteres xD ).

visto aqui: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=2121775
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 27 de Março 2013, 13:20

Claudio Novais (26-03-2013, 23:52) escreveu:O Luís andou a fazer alguns testes a esse software e houve alguns pormenores que eu não gostei que ele me tinha contado, mas agora não me lembro quais. O certo é: fizeram um trabalho excecional a nível de qualquer produto chinês xD Um clone esteticamente muito semelhante mesmo!

O WPS é um fork do Kingsoft Office para Android.

Quanto aos problemas que tinha mencionado, aqui deixo uma citação daquilo que te tinha referido.
Luis Cardoso escreveu:Relativamente ao WPS, se não precisares de usar Equações e Gráficos, então podes usar isto na boa! É que a versão para Windows, usa as ferramentas nativas do Windows e/ou do Office. Ao que parece, estas ainda não foram replicadas...

Quanto à questão do Widget usado, é feito, todo ele, em Qt... Mas é mais rápido que o LibreOffice e ainda mais que o M$ Office!

Para além disto, só lida com os formatos WPS ou M$ Office.

Imagem

Aqui está a pedir o nome do utilizador (primeiro campo e obrigatório), nome da empresa, etc. Ecrã habitual neste tipo de produtos!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Voltar para Programas