Referência: http://www.omgubuntu.co.uk/2013/03/wps-office-for-linux-looks-like-microsoft-office-but-isnt
Este não é o Microsoft Office rodando sob o wine no Ubuntu. Se trata do WPS Office, uma suite de escritório produzida pelo grupo chinês Kingsoft, que procura imitar a famosa interface “Ribbon” da suíte da Microsoft.
O WPS Office é composto por três aplicações: Writer para editar textos; Presentations para criar apresentações de slides; e Spreadsheet para criar planilhas eletrônicas.
As aplicações são visivelmente familiares aos seus homólogos da Microsoft. Por esse motivo eles apresentam uma vantagem em relação às outras aplicações gratuitas como Libre Office, Google Docs ou Lotus Simphony: uma menor curva de aprendizado para aqueles que foram treinados ou já estão familiarizados com as aplicações da Microsoft.
Embora isso seja trivial, muitos relutam em adotar uma aplicação livre por terem de reaprender a fazer aquilo que já sabem. Nesse sentido, o WPS Office, sendo o casamento ideal entre o livre e o familiar, pode ser capaz de resolver esta questão.
Características
Esta suíte (escrita em QT) imita a interface “Ribbon”, embora eu não possa dizer que ela o faz de maneira 100% precisa (porque há muito tempo não utilizo o Office), é certamente muito parecido ao olhar. Para quem não é fã da interface “Ribbon”, o WPS Office oferece a opção de habilitar o antigo visual baseado em menus.
A suíte também traz recursos próprios como um conjunto de modelos de documentos online e a possibilidade de editar múltiplos documentos em abas.
Alguns incovenientes: é uma versão beta; há problemas para abrir arquivos ODT; e toda a interface está em chinês (embora Mohammed Sayanvala tenha uma solução para isto em seu blog: http://mosayanvala.wordpress.com)
Download
A última versão beta do WPS Office pode ser baixada nesse link:
http://wdl.cache.ijinshan.com/wps/downl ... 2_i386.deb
Após baixar basta dar um duplo clique no arquivo .DEB para instalá-lo pela Central de Programas do Ubuntu. Após instalado, basta procurar no Dash para lançar a aplicação.
Na primeira execução será solicitado assinar algo que não sei dizer porque está tudo em chinês... Basta digitar qualquer coisa nos campos requeridos que ele desaparece.