Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 18:26 Pesquisa avançada

Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Dom, 18 de Março 2012, 20:55

Olá Luís, transportando para o sítio certo as minhas dúvidas acerca do Cinnamon, por exemplo em relação à versão da interface que tenho neste Ubuntu com Cinnamon em VM, vi que ainda tenho a versão 1.2.0. :|

Na dúvida de se as atualizações surgiriam da mesma forma comparado com o Ubuntu padrão, fui ao gestor de atualizações e nada de novo aparece para baixar! O repositório do Cinnamon mantém-se lá ativo, além disso este tópico ainda não aborda a recente versão 1.4. Como posso adqurí-la?

Outro pormenor que gostaria de saber é este: como uso o Xubuntu e pretendo continuar com ele pelo menos até Abril, a partir daí decido se continuo com ele ou passo a usar o Ubuntu padrão como base e independentemente disso, usar GNOME Classic ou Cinnamon, serão as duas opções possíveis. Bom, a questão é a seguinte, visto que o pacote que trouxe o GNOME Classic que uso é o do GNOME Shell, obviamente não tráz o Cinnamon, mas o ppa do Cinnamon também tráz o GNOME Classic. Acho que não faz muito sentido agora estar com alterações a menos que seja na VM, por isso prefiro aguardar, mas se eu quisesse mudar para o ppa do Cinnamon que tráz as 2 interfaces, bastaria remover o repositório que tenho nos sistemas realmente instalados e instalar então este ppa do Cinnamon, não? ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 18 de Março 2012, 22:52

José Craveiro » 18 Mar 2012, 20:55 escreveu:Olá Luís, transportando para o sítio certo as minhas dúvidas acerca do Cinnamon, por exemplo em relação à versão da interface que tenho neste Ubuntu com Cinnamon em VM, vi que ainda tenho a versão 1.2.0. :|

Na dúvida de se as atualizações surgiriam da mesma forma comparado com o Ubuntu padrão, fui ao gestor de atualizações e nada de novo aparece para baixar! O repositório do Cinnamon mantém-se lá ativo, além disso este tópico ainda não aborda a recente versão 1.4. Como posso adqurí-la?


É assim, antes de poder apresentar o novo PPA do Cinnamon (pois o autor do anterior teve de se ausentar e não pode continuar a actualizar o seu repositório) tinha de garantir que este ia ser estável para o utilizador comum. Posso lhe garantir que estou muito contente com o Cinnamon 1.4, mas também estou contente por não ter apresentado o novo PPA assim que saiu a versão 1.3. Pois esta vinha cheia de bugs, em parte devido às novidades que trazia (algumas características presentes no Gnome 2, que é a função drag&drop para organizar os applets nos painéis). No entanto, visto que está a usar o Cinnamon via VM (embora eu ainda não tenha detectado nenhum problema neste 1.4), então adicione o seguinte repositório:
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable && sudo apt-get update

Vai reparar que o Cinnamon Settings (se tiver o Ubuntu em Português, este dará pelo nome de Opções Cinnamon) está diferente, algumas destas mudanças surgiram na versão 1.3.

José Craveiro » 18 Mar 2012, 20:55 escreveu:Outro pormenor que gostaria de saber é este: como uso o Xubuntu e pretendo continuar com ele pelo menos até Abril, a partir daí decido se continuo com ele ou passo a usar o Ubuntu padrão como base e independentemente disso, usar GNOME Classic ou Cinnamon, serão as duas opções possíveis. Bom, a questão é a seguinte, visto que o pacote que trouxe o GNOME Classic que uso é o do GNOME Shell, obviamente não tráz o Cinnamon, mas o ppa do Cinnamon também tráz o GNOME Classic. Acho que não faz muito sentido agora estar com alterações a menos que seja na VM, por isso prefiro aguardar, mas se eu quisesse mudar para o ppa do Cinnamon que tráz as 2 interfaces, bastaria remover o repositório que tenho nos sistemas realmente instalados e instalar então este ppa do Cinnamon, não? ;)

O PPA do Cinnamon não traz o Gnome Clássico, nem o Gnome-shell. A instalação do Gnome Clássico durante a instalação do Cinnamon/Gnome-shell trata-se apenas de dependências. Aliás, tanto o Gnome-shell como o Cinnamon estão definidos que caso a versão que requer funções 3D por intermédio de placa gráfica falhe durante o arranque, o utilizador seja reencaminhado para a versão Gnome Clássico. Se reparar, tanto o Gnome-shell como o Cinnamon, têm no ficheiro de Sessão definido como Ambiente de recurso o Gnome Clássico (gnome-fallback):
gnome.session escreveu:RequiredComponents=gnome-shell;gnome-settings-daemon;
IsRunnableHelper=/usr/lib/gnome-session/gnome-session-check-accelerated
FallbackSession=gnome-fallback
DesktopName=GNOME

cinnamon.session escreveu:RequiredComponents=cinnamon;gnome-settings-daemon;
IsRunnableHelper=/usr/lib/gnome-session/gnome-session-check-accelerated
FallbackSession=gnome-fallback
DesktopName=GNOME
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Dom, 18 de Março 2012, 23:43

Desconhecia essa vertente do Gnome classic anexada ao ppa do Cinnamon!

Quanto ao repositório acima, então é o que contem a versão 1.4, sendo assim terei então que remover a que tenho a funcionar para dar lugar a esta? Poderei ter a funcionar os dois repositórios?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 19 de Março 2012, 0:04

José Craveiro » 18 Mar 2012, 23:43 escreveu:Desconhecia essa vertente do Gnome classic anexada ao ppa do Cinnamon!

Quanto ao repositório acima, então é o que contem a versão 1.4, sendo assim terei então que remover a que tenho a funcionar para dar lugar a esta? Poderei ter a funcionar os dois repositórios?

De momento pode adicionar este repositório sem remover o anterior sem qualquer problema. É pena que este novo repositório não forneça também as extensões, como acontecia com o anterior. Bom, e por esta última tirada, já está a ver que as extensões que tiver instaladas da versão 1.2 não funcionam no 1.3 e seguintes. É que no Cinnamon 1.3 adaptaram muitas das extensões para applet para ficar mais ao género do que acontecia no Gnome 2 (algo semelhante aos indicadores do Unity)...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Seg, 19 de Março 2012, 0:13

Ou seja, o único senão são mesmo as extensões do 1.2 que tenho e que não irão funcionar na nova versão, certo?
No entanto poderão estar para chegar as novas já adaptadas, certo?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 19 de Março 2012, 0:35

José Craveiro » 19 Mar 2012, 00:13 escreveu:Ou seja, o único senão são mesmo as extensões do 1.2 que tenho e que não irão funcionar na nova versão, certo?
No entanto poderão estar para chegar as novas já adaptadas, certo?

Algumas das extensões já as poderá encontrar adaptadas a applets e já vêm instaladas com o Cinnamon (embora possam vir inactivas, é uma questão de ir a Opções Cinnamon e colocar-lhes o visto). Quanto às outras, é esperar que elas apareçam aqui ou aqui (verifique primeiro se são compatíveis com a versão 1.4.0 que é a actual disponível no repositório que lhe indiquei).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Seg, 19 de Março 2012, 3:33

Luís, já é tarde mas deixo já esta informação acerca do comportamento da nova versão 1.4 do Cinnamon, um pormenor já adiantei no tópico dos desktops com base na designação do menu que aparecia quebrado e que foi abordado à parte.

(Em base ubuntu na VM) O Cinnamon 1.4 apresentou-se algo instável, desde o nome "Menu" ocasionalmente ficar quebrado até a surgir por trás deste o fundo esborratado e este efeito repetia-se também por trás da data/relógio e também nos retângulos das janelas minimizadas da barra.
Outro aspeto esquesito foi que por exemplo ao deslocar o cursor para cima e para baixo na coluna de sub-menus do próprio menu, cada vez que o fazia, a área do menu aumentava a sua largura para a direita! :p
Algumas tontisses gráficas surgiam quando tentava personalizar como deslocar ítens chegando mesmo a fazer desaparecer o desktop por segundos, enfim, acho melhor aguardar por melhorias.
Experimentei a 1.2 no xubuntu (VM) que já continha Gnome classic e o resultado não foi animador, mas isto serviu apenas para ver se convivia bem com o que já lá estava e por isso essa guerra é outra! Já no ubuntu (VM) essa junção (Cinnamon 1.2) até agora mostrou-se pacífica, sem irregularidades pelo menos visíveis.
Como isto não passa de um teste com vista a muito possívelmente instalar em breve vou vendo o que vai surgindo e conto com a sua preciosa ajuda. Muito obrigado. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 19 de Março 2012, 10:26

José Craveiro » 19 Mar 2012, 03:33 escreveu:Luís, já é tarde mas deixo já esta informação acerca do comportamento da nova versão 1.4 do Cinnamon, um pormenor já adiantei no tópico dos desktops com base na designação do menu que aparecia quebrado e que foi abordado à parte.

(Em base ubuntu na VM) O Cinnamon 1.4 apresentou-se algo instável, desde o nome "Menu" ocasionalmente ficar quebrado até a surgir por trás deste o fundo esborratado e este efeito repetia-se também por trás da data/relógio e também nos retângulos das janelas minimizadas da barra.
Outro aspeto esquesito foi que por exemplo ao deslocar o cursor para cima e para baixo na coluna de sub-menus do próprio menu, cada vez que o fazia, a área do menu aumentava a sua largura para a direita! :p
Algumas tontisses gráficas surgiam quando tentava personalizar como deslocar ítens chegando mesmo a fazer desaparecer o desktop por segundos, enfim, acho melhor aguardar por melhorias.
Experimentei a 1.2 no xubuntu (VM) que já continha Gnome classic e o resultado não foi animador, mas isto serviu apenas para ver se convivia bem com o que já lá estava e por isso essa guerra é outra! Já no ubuntu (VM) essa junção (Cinnamon 1.2) até agora mostrou-se pacífica, sem irregularidades pelo menos visíveis.
Como isto não passa de um teste com vista a muito possívelmente instalar em breve vou vendo o que vai surgindo e conto com a sua preciosa ajuda. Muito obrigado. ;)

Pois isso é algo estranho, mas também se pode dever a alguma incompatibilidade com a VM... Mas em todo o caso, agradeço estas suas partilhas, pois assim vou ficando informado dos possíveis problemas que muitos utilizadores possam encontrar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Seg, 19 de Março 2012, 18:56

Olá Luís, atualizando aqui a informação, bom, resolvi instalar o Cinnamon 1.4 seguindo este código mais completo:

Código: Selecionar todos
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon


Quando me apresentou o código para instalar a versão 1.4 não tinha tudo o necessário e sem me aperceber, ao fazer daquela forma, muito provavelmente não ficou bem instalado ou completamente instalado. Bom, o facto é que ao aplicar este já completo não impediu que pelo menos alguns (embora menos) dos problemas que referi ocorressem, mas como deu a entender que estas irregularidades não seriam normais, decidi então passar além do teste, instalei no portátil e tirando o corte do título do Menu que ocorre pelo menos quando não tenho janelas minimizadas na barra, parece estar a funcionar bem e sem os outros problemas que apontei. ;)

O virtualbox às vezes troca-nos as voltas... :roll:
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Seg, 19 de Março 2012, 19:47

José Craveiro » 19 Mar 2012, 18:56 escreveu:Olá Luís, atualizando aqui a informação, bom, resolvi instalar o Cinnamon 1.4 seguindo este código mais completo:

Código: Selecionar todos
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon


Quando me apresentou o código para instalar a versão 1.4 não tinha tudo o necessário e sem me aperceber, ao fazer daquela forma, muito provavelmente não ficou bem instalado ou completamente instalado. Bom, o facto é que ao aplicar este já completo não impediu que pelo menos alguns (embora menos) dos problemas que referi ocorressem, mas como deu a entender que estas irregularidades não seriam normais, decidi então passar além do teste, instalei no portátil e tirando o corte do título do Menu que ocorre pelo menos quando não tenho janelas minimizadas na barra, parece estar a funcionar bem e sem os outros problemas que apontei. ;)

O virtualbox às vezes troca-nos as voltas... :roll:

:doh: faltou-me indicar para fazer a actualização do seu Ubuntu via Gestor de Actualização, ou então correndo esse comando do apt-get install :facepalm2:

Quanto ao VB, claro que isso acontece, por isso mesmo é que testo sempre os programas em máquinas reais, pois por vezes o VB não deixa ter a verdadeira noção de funcionamento das aplicações...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes