Bem-vindo: Qui, 18 de Abril 2024, 3:51 Pesquisa avançada

[WARNING] SPSS 20 para Mint/Ubuntu

Publique aqui o programa que acabou de conhecer! Questione aqui alguma opção de algum programa ou sobre a sua própria instalação!

Re: [WARNING] SPSS 20 para Mint/Ubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 9 de Março 2012, 15:53

Boas Diogo, começo por dizer que avisos deste tipo são normais e, a maior parte das vezes não são sinónimo de inutilização do sistema.
Este aviso em particular costuma estar associado a um "bug" no Plymouth, como tal, se só te aparece quando tentas arrancar com o SPSS em modo remoto, talvez ele faça algum tipo de reinicialização que leve o Plymouth a tentar arrancar e dá esse aviso (que como disse, não é grave).
Podes ver mais informação (já com algum tempo) neste link:

http://forum.linuxmint.com/viewtopic.php?f=90&t=67605

Quanto ao facto do SPSS não arrancar do atalho, podes "postar" aqui a edição desse mesmo atalho para vermos os comandos em comparação com os que utilizas no terminal?

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: [WARNING] SPSS 20 para Mint/Ubuntu

Mensagempor diogoscosta » Sex, 9 de Março 2012, 16:01

no terminal apenas faço /opt/IBM/SPSS/Statistics/20/bin/stats
o .desktop é:

Código: Selecionar todos
[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=IBM SPSS Statistics 20
Exec=/opt/IBM/SPSS/Statistics/20/bin/stats
Icon=
Terminal=false
Type=Application
Categories=Education;Science;Math;


o problema é que se for à pasta /opt/IBM/SPSS/Statistics/20/bin/ através do nautilus carregar no stats e fizer Run ele não executa... só se fizer Run in terminal é que executa.

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Re: [WARNING] SPSS 20 para Mint/Ubuntu

Mensagempor diogoscosta » Sex, 9 de Março 2012, 16:02

o que é mais estranho é que no outro utilizador corre sem qualquer warning ou erro... e executa pelo atalho com o mesmo código...

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Re: [WARNING] SPSS 20 para Mint/Ubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 9 de Março 2012, 16:24

Bem Diogo, isso parece-me ser algo relacionado com permissões de execução do programa.
Se no utilizador onde instalaste o SPSS arranca pelo Shortcut e num outro utilizador só arranca pelo terminal, então o atalho está de alguma forma limitado pelas permissões do primeiro utilizador (onde instalaste o programa).
Talvez mudando as permissões de execução do programa para todos os utilizadores nas configurações do mesmo (não posso afirmar, pois não conheço o programa em questão), ou mesmo as do Shortcut?!

Espero ter ajudado, mas quem sabe outro utilizador do forum consiga ajudar-te melhor.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: [WARNING] SPSS 20 para Mint/Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 9 de Março 2012, 16:39

diogoscosta » 09 Mar 2012, 16:02 escreveu:o que é mais estranho é que no outro utilizador corre sem qualquer warning ou erro... e executa pelo atalho com o mesmo código...

Veja as propriedades do ficheiro se tem as permissões necessárias para poder ser usado por qualquer utilizador.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: [WARNING] SPSS 20 para Mint/Ubuntu

Mensagempor diogoscosta » Sáb, 10 de Março 2012, 13:57

Bom Dia... depois de mais alguma luta à volta de permissoes... e também de ter perdido a cabeça, dei permissões a todos os ficheiros da pasta bin.
chmod +x /opt/IBM/SPSS/Statistics/20/bin -R
e nada feito...
dei permissões chmod 777 e também nada...

Resumindo.. andei a ver com o top, quais eram os processos que estariam a executar...
ao abrir o SPSS pelo terminal, o primeiro processo que inicia é o STATISTICS (tem permissões) e faz com que a SPLASH screen do SPSS abra, depois o proximo processo é o spssengine, também com permissões.. o que me parece é que não tenho o java com permissões...
pq em consola o java inicia e aparece nos processos, enquanto que se fizer Run pela GUI não tem...

Questão, como dou permissão ao JAVA?
fiz locate default-jre e dei permissões a todas essas pastas... e mesmo assim continua a não dar... (será que dei permissões ao java certo?!?)

Outra coisa que me falarm é nos RUNLEVELS do linux... (foi a explicação que me deram para o SPSS arrancar quando iniciado em consola, e não arrancar quando iniciado em linux..)
mas nao sei como permitir mais runlevels, nem descobrir a que processos devo dar permissões...

A vossa ajuda tem sido fantástica... agradeço imenso!!!

Bom fim de semana,

dC

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Re: [WARNING] SPSS 20 para Mint/Ubuntu

Mensagempor diogoscosta » Sáb, 10 de Março 2012, 13:57

Bom Dia... depois de mais alguma luta à volta de permissoes... e também de ter perdido a cabeça, dei permissões a todos os ficheiros da pasta bin.
chmod +x /opt/IBM/SPSS/Statistics/20/bin -R
e nada feito...
dei permissões chmod 777 e também nada...

Resumindo.. andei a ver com o top, quais eram os processos que estariam a executar...
ao abrir o SPSS pelo terminal, o primeiro processo que inicia é o STATISTICS (tem permissões) e faz com que a SPLASH screen do SPSS abra, depois o proximo processo é o spssengine, também com permissões.. o que me parece é que não tenho o java com permissões...
pq em consola o java inicia e aparece nos processos, enquanto que se fizer Run pela GUI não tem...

Questão, como dou permissão ao JAVA?
fiz locate default-jre e dei permissões a todas essas pastas... e mesmo assim continua a não dar... (será que dei permissões ao java certo?!?)

Outra coisa que me falarm é nos RUNLEVELS do linux... (foi a explicação que me deram para o SPSS arrancar quando iniciado em consola, e não arrancar quando iniciado em linux..)
mas nao sei como permitir mais runlevels, nem descobrir a que processos devo dar permissões...

A vossa ajuda tem sido fantástica... agradeço imenso!!!

Bom fim de semana,

dC

diogoscosta
 
Mensagens: 20
Registrado em: 08 Fevereiro, 2012

Anterior

Voltar para Programas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes

cron