Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 16:41 Pesquisa avançada

Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 8 de Março 2012, 0:31

Pelo que vi nos seus resultados o Cinnamon comportou-se de igual modo, o que me impressionou visto que o XFCE é bastante leve. Creio que se o Cinnamon continuar a ser desenvolvido pela comunidade em breve será uma das maiores ameaças ao Unity e Gnome3, se bem que acho que o Gnome3 joga numa outra liga.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Qui, 8 de Março 2012, 1:48

Como referi e como se passou realmente, os resultados entre o comportamento em máquina virtual e efetivamente instalado no sistema foram distintos para alguma surpresa minha. Ainda que à partida soubesse que assim como em outras situações os resultados podem ser mais ou menos diferentes dependendo dos casos, julguei que neste caso tal não se passaria! Mas esta diferença existe realmente e continua a fazer sentido a fama e proveito do Xubuntu como o seu XFCE padrão que permanece leve face à introdução do Cinnamon.

O que acho um pouco intrigante é que ao instalarmos o Cinnamon este traga agarrado a si mesmo, para além do Gnome Shell o que tem alguma lógica visto que lhe serve de base de funcionamento, traga também o Unity! Ora porquê?! Foi simplesmente incluído no ppa respeitando alguma espécie de acordo? Possivelmente por se tratar da base Ubuntu! A minha intuição vai neste sentido, possivelmente está errada, mas que outra explicação poderá existir para esta inclusão que poderá ter o efeito negativo de algum peso extra para o sistema quando não era suposto? ¬¬
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 8 de Março 2012, 11:12

José Craveiro » 08 Mar 2012, 01:48 escreveu:O que acho um pouco intrigante é que ao instalarmos o Cinnamon este traga agarrado a si mesmo, para além do Gnome Shell o que tem alguma lógica visto que lhe serve de base de funcionamento, traga também o Unity! Ora porquê?! Foi simplesmente incluído no ppa respeitando alguma espécie de acordo? Possivelmente por se tratar da base Ubuntu! A minha intuição vai neste sentido, possivelmente está errada, mas que outra explicação poderá existir para esta inclusão que poderá ter o efeito negativo de algum peso extra para o sistema quando não era suposto? ¬¬

Instalar o Cinnamon via ppa que indiquei no Ubuntued não instala o Gnome-shell, apenas instala o Cinnamon, o Gnome Clássico e o Gnome Clássico (sem efeitos). Mas em todo o caso tenho de experimentar instalar no Xubuntu, para ver o porquê de instalar o Unity! É que antigamente ainda trazia o Gnome-shell atrás porque se tinha de instalar o Gnome Tweak Tool, mas agora com o aparecimento do Cinnamon Settings, no meu PC ficou apenas isto:
Imagem
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Qui, 8 de Março 2012, 17:57

Sim Luís, mas estou-me a referir exatamente ao facto de me aparecer na lista de ambientes o "ubuntu" que obviamente é o unity, agora tendo em conta que se trata do Xubuntu dá a sensação que para ter o Cinnamon teria que ter também como opção de escolha o unity.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 8 de Março 2012, 19:02

José Craveiro » 08 Mar 2012, 17:57 escreveu:Sim Luís, mas estou-me a referir exatamente ao facto de me aparecer na lista de ambientes o "ubuntu" que obviamente é o unity, agora tendo em conta que se trata do Xubuntu dá a sensação que para ter o Cinnamon teria que ter também como opção de escolha o unity.

Sim, sim, isso eu ainda vi o porquê, só tendo o Xubuntu e instalando o Cinnamon é que vejo o porquê de precisar do Unity (que aparece como Ubuntu, certo).

A imagem era apenas a mostrar a minha admiração pela instalação do Gnome-shell quando instalou o Cinnamon... Eu só fiquei com o Gnome-shell quando instalei o Gnome Tweak Tool!

Assim que tiver um tempo, irei ver o porquê de andar com o Unity...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Flávio Bonfim » Qua, 21 de Março 2012, 3:41

nossa José Craveiro, ficou bem legal o seu visual do Xubuntu, me deu até vontade de voltar a usar, eu já o usei por alguns meses, depois cansei, pq nao tinha feito muitas modificações no visual, mas o seu desktop ficou extremamente limpo, algo que eu estou procurando, poderia me dar umas dicas?
Primeiro, como vc fez para colocar transparência nas barras em cima e embaixo??

obg!
Avatar do usuário
Flávio Bonfim
 
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Março, 2012

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Qua, 21 de Março 2012, 18:53

Flávio Bonfim » Qua Mar 21, 2012 3:41 am escreveu:nossa José Craveiro, ficou bem legal o seu visual do Xubuntu, me deu até vontade de voltar a usar, eu já o usei por alguns meses, depois cansei, pq nao tinha feito muitas modificações no visual, mas o seu desktop ficou extremamente limpo, algo que eu estou procurando, poderia me dar umas dicas?
Primeiro, como vc fez para colocar transparência nas barras em cima e embaixo??

obg!


Obrigado Flávio, de momento não tenho o meu Xubuntu a funcionar daquela forma, optei recentemente por outro layout, o que não significa de forma alguma que o tenha rejeitado, muito pelo contrário! :geek:

Por experiência própria posso dizer que o XFCE, neste caso por via do Xubuntu, continua a ser uma das mais fortes opções no que toca a interfaces alternativas. Há pormenores que acho que não devem ser omitidos e talvez o único ponto negativo (na minha opinião) é a limitação imposta pelo GTK2 que roda neste sistema quando confrontado com as definições do GTK3 e não raro se reflete na introdução de temas. Desde alguns aplicativos (felizmente poucos) ou funções com interface gráfica completamente retro (tipo windows 95) a temas cujo gtk se instala porém sem a respetiva alteração às janelas!
Para quem é sensível a estas irregularidades, penso que o melhor é repensar a sua escolha, porque a menos que a próxima versão do XFCE contemple já tudo o necessário para que o usuário não esteja sujeito a isto, é de esperar que a atual versão continue a funcionar deste modo, no entanto tem um excelente gestor de definições que permite uma personalização muito abrangente e com funções que em outras interfaces se encontram dispersas através de gestores extras e com eventuais erros de execução!

Para além deste pormenor que para muitos é bastante insignificante, resta destacar o seu grande potencial que é sem dúvida possuir um desktop muito prático e funcional, portanto bastante bem adaptado ás necessidades de uma estação de trabalho.

Quanto ao exemplo que colocou acerca da transparência das barras, é muito simples e semelhante ao empregado no gnome 2 e até mais completo, clicando o botão dir.º sobre a barra e selecionar "propriedades", num dos separadores tem o "alfa" que permite regular essa característica bem como até alterar a cor da mesma. Mais alguma dúvida, disponha. ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor Flávio Bonfim » Qui, 22 de Março 2012, 2:28

José Craveiro » Ter Fev 14, 2012 2:15 pm escreveu:Para além do Tema!

Personalizar o ambiente de trabalho XFCE, tendo em conta o exemplo concreto do Xubuntu e as suas potencialidades, pode passar por diversas vertentes, tudo claramente depende do conceito que cada usuário tem e de como deve funcionar este espaço que utiliza para realizar as mais diversas tarefas.
Esse conceito divide-se de forma muito variável em 2 fatores importantes não esquecendo o equilíbrio que deve existir entre eles, ou seja, o aspeto e a funcionalidade.

Para muitos o aspeto gráfico é fundamental na realização das suas tarefas, é agradável à vista e eleva a motivação, para outros no entanto a acessibilidade das ferramentas disponíveis é o que realmente importa destacar; contudo em ambos os casos a criatividade quase sempre está presente. Como o nível de criatividade é sempre discutível, esse não foi de todo a minha preocupação quando decidi aqui partilhar o meu atual ambiente de trabalho e que a título de sugestão, vai de encontro ao meu conceito de funcionalidade que se prende sobretudo por captar (na minha ótica) o melhor de vários mundos.





Menu de aplicações * Locais




Janelas minimizadas




Data - Dados meteorológicos * Indicadores - Notificação * Lixeira




Aplicações favoritas ou usadas frequentemente * Hora - Áreas de trabalho - RAM



Escusado será referir que para críticas ou sugestões o acesso encontra-se livre! ;)


Poderia por favor me explicar quais passos devo fazer para ter exatamente esse visual no meu xubuntu?
Avatar do usuário
Flávio Bonfim
 
Mensagens: 13
Registrado em: 19 Março, 2012

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Qui, 22 de Março 2012, 14:56

Bom, tive que ir à sessão xfce para conseguir explicar melhor! :desdentado:

Em relação às barras superior e inferior, a personalização está centrada nas preferências das mesmas.
Clicando botão direito do mouse na barra, tem-se acesso às preferências do painel.
O separador Exibição à partida não tem segredos, o separador Aparência, sobretudo o componente "alfa" é configurável ao nosso gosto bem como a cor pretendida, o separador Ítens contem os elementos da lista do botão + assim com a disposição dos mesmos no próprio painel. Agora é uma questão de escolher os applets dos quais existem os separadores com a opção de se colocarem como expandidos ou não, apresentando por exemplo aquele intervalo que existe entre os menus à esquerda e o relógio/data ao centro. Alguns ícones podem ser alterados como por exemplo o Sair que apresento com o ícone de desligar, da mesma forma sucede o ícone do Menu à esquerda. Escusado será dizer que os ícones se encontram em usr/share/icons podendo ser usados. A partir daqui é colocar a criatividade em ação! :)

As janelas minimizadas aparecem apenas em forma de ícone e esse formato encontra-se na lista de applets em Botões de janela ... utilizando botões e clicando em editar existe a opção de colocar em funcionamento os ícones junto com legendas ou não; é ótimo por que assim economiza-se espaço na barra.
Quanto ao ícone na barra inferior em forma de estrela, apenas escolhi esse ícone e trata-se apenas de um simples Lançador na lista dos applets e clicando no mesmo, já na barra, com mouse direito, em Propriedades, botão +, temos acesso aos aplicativos instalados e podemos criar uma lista ao nosso gosto que na barra funciona como um menu.

Espero até agora que ter sido esclarecedor. Mais alguma dúvida, disponha! ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Qui, 5 de Abril 2012, 2:14

Apesar da versão 11.10 do Xubuntu estar quase a dar lugar à 12.04, nunca é demais partilhar algo que tenha ficado por dizer ou descobrir e que lhe esteja relacionado, diria até de forma muito direta.

Possivelmente a dica que decidi colocar aqui até já pode ter sido observada por alguém, mas o facto é que a mesma ainda não surgiu por cá.

Quem decidiu instalar o Ubuntu desde a sua versão padrão e posteriormente colocou a funcionar o Desktop xfce como sessão alternativa, provavelmente usou o método de instalação da Central de programas do Ubuntu. O que surgiu logo ao primeiro olhar foi aquele aspeto pouco convidativo do tema predefinido que acompanha a abertura desde o primeiro momento, bem como também e de forma até contestada a lista bastante extensa de aplicações que o menu em conjunto com as aplicações predefinidas do xfce, aloja também as aplicações contidas na sessão padrão do Ubuntu, ou seja, em parte o problema cabe às diversas repetições de alguns programas, o que passa a tornar o uso do Menu de Aplicações um tanto desagradável.

Caso alguém não tenha percebido, ao usar agora o editor de menu Alacarte que já vinha no Ubuntu padrão, depara-se com algumas incompatibilidades que impedem uma edição mais eficaz e personalizada deste Alacarte cujas alterações efetuadas deviam passar para o agora Menu de Aplicações do xfce, mas tal não acontece com a maioria dos atalhos que este contem.
A sugestão que aqui deixo é algo tão simples como apenas adotar o muito usado "sudo apt-get ..." também para a interface xfce, ou melhor ainda e alternativamente dizendo, para o Xubuntu! Sim, ao invés de adicionar uma normal sessão xfce ao Ubuntu e ter que estar sujeito ao trabalho de colocar em ordem o Menu e embelezar o ambiente de trabalho, adiciona-se uma sessão Xubuntu, portanto significa que passa-se a usufruir do bem melhor ordenamento do Menu de Aplicações e o tema predefinido bem mais atraente que vem com o Xubuntu por padrão. Portanto, para que tal seja possível, basta abrir o terminal e introduzir o seguinte código:

sudo apt-get install xubuntu-desktop


Claro que estas alterações podem ser feitas após ter adotado o processo de instalação do xfce que referi inicialmente, mas certamente será um processo bem mais cansativo e nem sempre conseguido a 100%.
Convém no entanto referir que no que diz respeito ao Menu de aplicações xfce agora instalado, poderá ainda assim conter alguns elementos repetidos, contudo não só surgirá mais pequeno, tal como sucede no Xubuntu, como agora também será mais fácil a edição no editor de menu Alacarte os programas instalados.

Embora não saiba a certeza, mas muito prvavelmente este método de instalação do Xubuntu como sessão, será compatível com a próxima versão do Ubuntu.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 42 visitantes