Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 13:08 Pesquisa avançada

Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor rafaelsarilho » Qui, 8 de Março 2012, 18:17

Personalização no Kubuntu não é problema, então nesse tutorial irei ensinar um tutorial básico de como personalizar o Kubuntu.
Alterar o tema

Spoiler:
Alterar o tema no Kubuntu é muito simples, para isso abra as Configurações do Sistema em menu K, Aplicativos, Configurações, Configurações do Sistema ou então pesquise por Configurações do Sistema no Menu K.


Clique em Aparência do espaço de trabalho.


Depois clique em Tema da área de trabalho e em Obter novos temas...


Na próxima janela que irá abrir selecione o tema desejado (aqui irei usar o tema Androbit) e clique no botão Instalar.


Após instalado, feche essa janela, volte a janela anterior, selecione o tema baixado e clique em Aplicar.


Para alterar as Decorações da janela, ou a Tela de Apresentação ou até mesmo o cursor do mouse o processo é o mesmo.


Caso você baixe um tema de algum site por exemplo pelo kde-look.org, mova o arquivo descompactado para /home/Seu Usuário/.kde/share/apps/desktoptheme, escolha o tema na janela Temas da área de trabalho e aplique-o.
Pronto, seu tema foi alterado!


Alterando o tema de ícones

Spoiler:
Alterar os ícones é muito fácil, basta abrir as Configurações do Sistema e clicar em Aparência dos aplicativos.


Após isso, clique em Ícones, você irá perceber que alterar os ícones é bem parecido com alterar o tema.


Para instalar novos ícones clique em Obter novos temas... e irá abrir uma janela idêntica ao dos temas, escolha o tema dos ícones que quiser e clique em instalar.


Para instalar tema de ícones baixados pelo navegador clique em Instalar arquivo de tema... Clique no ícone da pastinha que tem do lado da barra de texto.


Selecionem o tema baixado cliquem em OK e depois cliquem em Aplicar. Ícones alterados... :D


Personalizando o Painel

Spoiler:
Agora irei ensinas a vocês como alterar configurações e elementos do painel.
Para abrir as configurações do painel, clique no ícone do plasma.


Para configurar algum elemento do painel, com as configurações dele aberto clique em cima do elemento que quiserem alterar, para excluírem o elemento, cliquem no X, para configurarem ele, cliquem na chave de fenda, e para mover, basta clicar, segurar e arrastar.


Para adicionar novos elementos, abram as configurações do painel e cliquem em Adicionar widgets... procurem os widgets que mais gostaram para adicionar ao painel e dê dois cliques.


Para alterar o tamanho do painel, abram as configurações do painel e nas bordas vocês iram ver flechinhas, basta arrastá-las para deixar o tamanho que quiserem, para alterar a altura, cliquem em altura e arrastem para cima até atingir a altura desejada, para alterar a borda que o painel irá ficar, cliquem em Borda da tela e arrastem para a borda que quiserem, para mais configurações do painel, cliquem em Mais configurações.


Para adicionar novos painéis, cliquem com o botão direito na área de trabalho cliquem em adicionar painel, e selecionem a opção desejada.


Para excluir um painel cliquem com o botão direito em cima do ícone do plasma do painel e selecionem Remover painel.


No meu Kubuntu, eu adicionei dois painéis, um superior e outro inferior, no superior eu adicionei os seguintes elementos: Janela da barra de menu, área de notificação, e relógio digital.
No painel inferior, adicionei o Lançador de aplicativos e o Gerenciador de Tarefas com ícones.


Adicionando widgets na área de trabalho

Spoiler:
Para adicionar widgets na área de trabalho, cliquem com o botão direito nela e cliquem em Adicionar widgets...


Uma barra igual a essa irá aparecer:


Agora o processo é bem parecido com o do painel, basta dar 2 cliques nos widgets que quiserem e pronto.
Para configurarem os widgets adicionados, movam o cursor do mouse sobre ele e irá aparecer uma barra ao lado do widget, cliquem na chave de fenda para configurar, ou cliquem na barra de arrastem para alterar a posição do widget, para alterarem o tamanho do widget, cliquem no primeiro ícone da barra e arrastem até chegar no tamanho desejado.


Para instalar novos widgets basta clicar em Obter novos widgets... ou pesquisar por plasma-widget no Gerenciador de pacotes Muon (uma espécie de Synaptic do Kubuntu)
Aqui no meu, eu adicionei os seguintes widgets: CWP (para instalar ele utilizem esse comando: “sudo apt-get install plasma-widget-cwp” sem as aspas), RSSNOW e Exibição de pasta.


Alterar papel de parede

Spoiler:
Agora irei ensinar como alterar o papel de parede do seu Kubuntu, cliquem com o botão direito na área de trabalho e selecionem Configurações da área de trabalho.


Para selecionarem o seu papel de parede, cliquem em Abrir, selecione-o e clique em Aplicar.


Uma boa opção também é fazer um slideshow com seus papeis de parede, para isso, na janela de alterar o papel de parede, em Papel de parede selecionem Apresentação de slides, após isso selecionem adicionar pasta e selecionem a pasta que estão seus wallpapers (todos os wallpapers que vão fazer parte da apresentação tem que estar na mesma pasta) e cliquem em OK, após isso você pode alterar o tempo de transição, alterar o posicionamento... Personalize de seu gosto.


Agora seu Kubuntu está bem mais bonito!


Bloqueando seus widgets

Spoiler:
Por último e não menos importante, para você não excluir ou alterar os widgets sem querer, basta bloqueá-los clicando com o botão direito na área de trabalho e selecionando Bloquear widgets.


Resultado final

Spoiler:
O meu resultado final foi esse:

_________________________________________________________________________________________________________
Fiquem a vontade para compartilhar ou alterar qulquer coisa xD
Download PDF: http://www.4shared.com/office/82qsF61v/tutorial_Kubuntu.html?
Download ODT: http://www.4shared.com/file/-GZC1IyB/tutorial.html?
Para complementar o tutorial recomendo ler isto também: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=30&t=976
Até Breve... :D
Editado pela última vez por rafaelsarilho em Sex, 9 de Março 2012, 16:10, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
rafaelsarilho
 
Mensagens: 84
Registrado em: 24 Julho, 2011
Localização: Ribeirão Preto, SP, Brasil

Re: Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 8 de Março 2012, 18:51

rafaelsarilho » 08 Mar 2012, 18:17 escreveu:Fiz um tutorial de como personalizar o Kubuntu, como o tutorial ficou um pouco grande, resolvi fazer pelo LibreOffice e exportar como PDF (espero que entendam).
Fiquem a vontade para compartilhar ou alterar qulquer coisa xD
Download PDF: http://www.4shared.com/office/t0enlo7q/personalizando_o_Kubuntu.html?
Download ODT: http://www.4shared.com/file/Q3Y7N423/tutorial.html?
Para complementar o tutorial recomendo ler isto também: http://forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=30&t=976
Até Breve... :D

:obrigado: pelo tutorial ;)
Já descarreguei, penso que vou optar por KDE no próximo Ubuntu, por isso é bom ter este tutorial por perto!
Já agora, sendo utilizador do KDE, já existe função equivalente à do Nautilus Script? Da última vez que vi disso, vi que havia uma forma, ainda meio complexa, que consistia em adicionar os nossos scripts ao menu, mas isso iria ocupar muito menu... :|
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor rafaelsarilho » Qui, 8 de Março 2012, 19:12

Não sei se existem essa função não, eu nem sei o que é Nautilus script :lol:
Até Breve... :D
Avatar do usuário
rafaelsarilho
 
Mensagens: 84
Registrado em: 24 Julho, 2011
Localização: Ribeirão Preto, SP, Brasil

Re: Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 8 de Março 2012, 20:36

rafaelsarilho » 08 Mar 2012, 19:12 escreveu:Não sei se existem essa função não, eu nem sei o que é Nautilus script :lol:
Até Breve... :D

Um exemplo de Nautilus Script: GUI for lxsplit by wolfytuga (aka Luis Cardoso)
Imagem
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 9 de Março 2012, 0:45

Olá Rafael,

Pelo que vi no pdf o resultado ficou minucioso, algo que gosto muito de ver e por isso felicíto-o pelo seu trabalho. Aliás, os meus parabéns!

No entanto, acho que ficaria perfeito era se você tivesse posto no seu tópico o próprio tutorial, com os textos diretamente no tópico e com as imagens hospedadas no imgur. Claro que no fim se pudesse deixar o pdf e odt disponíveis que como estão agora seria ideal!
Digo isto porque sinceramente não gosto de ter de ir ao 4shared e ter de esperar 20 segundos quando podia abrir aqui o tópico e ver imediatamente o resultado.

E pronto fica a sugestão! ;)

Abraço
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor rafaelsarilho » Sex, 9 de Março 2012, 16:23

Claudio Novais escreveu:...
No entanto, acho que ficaria perfeito era se você tivesse posto no seu tópico o próprio tutorial, com os textos diretamente no tópico e com as imagens hospedadas no imgur. Claro que no fim se pudesse deixar o pdf e odt disponíveis que como estão agora seria ideal!
Digo isto porque sinceramente não gosto de ter de ir ao 4shared e ter de esperar 20 segundos quando podia abrir aqui o tópico e ver imediatamente o resultado.

E pronto fica a sugestão! ;)

Abraço

Olá Cláudio, pronto, coloquei diretamente no fórum e os links de downloads no final.

Luis Cardoso escreveu:Um exemplo de Nautilus Script: GUI for lxsplit by wolfytuga (aka Luis Cardoso)
Imagem

Seria mais ou menos isso aqui?

Para chegar nessa janela fui em Configurações, Configurar Dolphin e depois em Serviços, depois para selecionar a ação que quiser basta clicar como botão direito em cima do arquivo, ir em ações e selecionar o serviço desejado.

Ah, já ia me esquecendo, atualizei o link do tutorial em PDF e em ODF, pois eles estavam com alguns erros, agora sim estão corretos.
Até Breve... :D
Avatar do usuário
rafaelsarilho
 
Mensagens: 84
Registrado em: 24 Julho, 2011
Localização: Ribeirão Preto, SP, Brasil

Re: Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 9 de Março 2012, 16:35

rafaelsarilho » 09 Mar 2012, 16:23 escreveu:
Spoiler:
Claudio Novais escreveu:...
No entanto, acho que ficaria perfeito era se você tivesse posto no seu tópico o próprio tutorial, com os textos diretamente no tópico e com as imagens hospedadas no imgur. Claro que no fim se pudesse deixar o pdf e odt disponíveis que como estão agora seria ideal!
Digo isto porque sinceramente não gosto de ter de ir ao 4shared e ter de esperar 20 segundos quando podia abrir aqui o tópico e ver imediatamente o resultado.

E pronto fica a sugestão! ;)

Abraço

Olá Cláudio, pronto, coloquei diretamente no fórum e os links de downloads no final.


Luis Cardoso escreveu:Um exemplo de Nautilus Script: GUI for lxsplit by wolfytuga (aka Luis Cardoso)
Imagem

Seria mais ou menos isso aqui?

Para chegar nessa janela fui em Configurações, Configurar Dolphin e depois em Serviços, depois para selecionar a ação que quiser basta clicar como botão direito em cima do arquivo, ir em ações e selecionar o serviço desejado.

Spoiler:
Ah, já ia me esquecendo, atualizei o link do tutorial em PDF e em ODF, pois eles estavam com alguns erros, agora sim estão corretos.
Até Breve... :D


:yeah: Fixe, tenho de ir ver como isso é, para colocar lá os meus scripts a bombar :lol:
:obrigado: pela resposta :OK:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 9 de Março 2012, 16:37

Boas Rafael, embora continue a ser um apreciador do Ambiente Gráfico Unity e Cinnamon, quero deixar aqui os meus parabéns pelo teu artigo.

Explicação simples e ao mesmo tempo completa para utilizadores com todo o nível de experiência em Linux e KDE.
E o teu DE ficou um espectáculo!!!

Quem sabe devido a este artigo ainda não me vá aventurar pelo "mundo" do Kubuntu/KDE?!

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Avatar do usuário
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper
 
Mensagens: 2512
Registrado em: 10 Junho, 2011

Re: Tutorial: Personalizando o Kubuntu

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 9 de Março 2012, 16:47

Miguel72 » 09 Mar 2012, 16:37 escreveu:Boas Rafael, embora continue a ser um apreciador do Ambiente Gráfico Unity e Cinnamon, quero deixar aqui os meus parabéns pelo teu artigo.

Explicação simples e ao mesmo tempo completa para utilizadores com todo o nível de experiência em Linux e KDE.
E o teu DE ficou um espectáculo!!!

Quem sabe devido a este artigo ainda não me vá aventurar pelo "mundo" do Kubuntu/KDE?!

Cumps.

Eu por enquanto, só em VB, mas quando sair o 12.04, o meu portátil já irá levar com o Kubuntu em vez do Ubuntu! É que eu não vou lá com o Unity, se fosse reportar todos os bugs, não saía do Launchpad...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal


Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes