Bem-vindo: Sex, 29 de Março 2024, 1:43 Pesquisa avançada

Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Apresente aqui temas que gostou, skins de programas, ícones, wallpapers, conky's, etc. Ou seja, tudo o que possa alterar de estético no seu Ubuntu, apresente aqui. Em caso de dúvidas de personalização ou se quiser mostrá-la ao mundo, utilize esta secção!

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 23 de Fevereiro 2012, 22:46

José Craveiro » 23 Fev 2012, 22:15 escreveu:Olá, vou partilhar aqui umas "misturas" (diga-se) que penso serem importantes em termos de comparação e gostava que comentassem para que eu possa ficar mais esclarecido acerca deste "canela" que mais parece uma especiaria esquecida na época das descobertas!

Fiz algumas medições quanto ao consumo de RAM nas máquinas virtuais com ambiente de trabalho vazio no VBox:

160/165 MB - Xubuntu (padrão-xfce)
160/165 MB - Cinnamon sobre Xubuntu
175/180 MB - Shell sobre Xubuntu
:arrow: 210/215 MB - Unity (Ubuntu) :?: :?: :?: o.0

Só ainda não testei o Cinnamon sobre Ubuntu (padrão-unity), mas talvez já dê para algum comentário! ;)

Os valores foram obtidos na versão 32bit, certo?
Pelos meus testes (11.10 64bit):
  • +/- 200 MB - Xubuntu sobre Ubuntu
  • 285/350 MB - Cinnamon sobre Ubuntu
  • 300/375 MB - Gnome-shell sobre Ubuntu
  • 350/470 MB - Unity (Ubuntu)
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 1:00

Luís, é verdade, é a 32 bits e sim também :arrow: 210/215 MB - Unity (Ubuntu) :?: :?: :?: o.0
Claro que não uso a versão 64 bits, mas ainda assim esses valores surpreendem-me! :)
Desde já obrigado. ;)

Já agora, colocar o Xubuntu sobre Ubuntu, entenda-se, xfce sobre o Ubuntu, bem é qualquer coisa de dramático... :p
Primeiro fica feio de fugir, depois em termos de organização é de por as mãos à cabeça, resumindo, nada motivador..., nem a performance que é um aspeto fundamental se sai tão bem como o Xubuntu propriamente dito!
Espero que não leve a mal, mas lembro de ter feito isso há já algum tempo atrás e fiquei desiludido. :roll:

Resultado desde já: acho que estou a gostar do cheirinho a canela! :D
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 1:55

Só espero não estar a ser de alguma forma inoportuno, digo isto porque como uso um ubuntu também de "baixo consumo aos 100" :p , em relação ao que já aqui observei não seria eu próprio se ficasse indiferente a este novo formato!

Inevitavelmente as comparações vão surgindo, uma outra vantagem aqui e ali e as desvantagens claro, porque nada é perfeito.
Apesar das melhorias muito recentes está em processo de amadurecimento, o que é interessante e criando uma expetativa de curto a médio prazo, tendo como ponto de partida a nova LTS do Ubuntu, acho que até lá mais uns pozinhos mágicos irão surgir e ao preencherem espaços importantes neste gestor gráfico vão dar-lhe um destaque que acredito ser o alívio de muito boa gente! ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 11:13

José Craveiro » 24 Fev 2012, 01:55 escreveu:Só espero não estar a ser de alguma forma inoportuno, digo isto porque como uso um ubuntu também de "baixo consumo aos 100" :p , em relação ao que já aqui observei não seria eu próprio se ficasse indiferente a este novo formato!

Inevitavelmente as comparações vão surgindo, uma outra vantagem aqui e ali e as desvantagens claro, porque nada é perfeito.
Apesar das melhorias muito recentes está em processo de amadurecimento, o que é interessante e criando uma expetativa de curto a médio prazo, tendo como ponto de partida a nova LTS do Ubuntu, acho que até lá mais uns pozinhos mágicos irão surgir e ao preencherem espaços importantes neste gestor gráfico vão dar-lhe um destaque que acredito ser o alívio de muito boa gente! ;)

É assim, apesar de já ter saído a versão 1.3.1, eu ainda não actualizei o artigo no :ubuntued: para assinalar o novo PPA (pois o antigo de momento está sem manutenção, já que o autor esteve em mudanças e não pode actualizar os pacotes do Cinnamon), pois há o risco de choque em determinadas pessoas ao terem de lidar com esta nova versão!
É verdade que traz muitas novidades, mas ainda não estão bem asseguradas, ainda existem alguns BUGS (por exemplo o layout Classic, não está totalmente funcional) e as extensões deixaram de funcionar, porque foram alteradas algumas regras e temos de aguardar que as actualizem!

Por isso a minha recomendação é que se mantenham na versão 1.2 se querem um Sistema mais estável, no entanto se quiserem arriscar, então o 1.3.1 tem muito para explorar, pois quando a coisa corre bem, corre mesmo muito bem :rox:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 18:13

José Craveiro » Qui Fev 23, 2012 10:15 pm escreveu:Olá, vou partilhar aqui umas "misturas" (diga-se) que penso serem importantes em termos de comparação e gostava que comentassem para que eu possa ficar mais esclarecido acerca deste "canela" que mais parece uma especiaria esquecida na época das descobertas!

Fiz algumas medições quanto ao consumo de RAM nas máquinas virtuais com ambiente de trabalho vazio no VBox:

160/165 MB - Xubuntu (padrão-xfce)
160/165 MB - Cinnamon sobre Xubuntu
175/180 MB - Shell sobre Xubuntu
210/215 MB - Unity (Ubuntu)

Só ainda não testei o Cinnamon sobre Ubuntu (padrão-unity), mas talvez já dê para algum comentário! ;)


Bom, em relação a este último do qual fiquei de ver os valores achei estes:

165/170 MB - Cinnamon sobre Ubuntu (padrão-unity)

Diferença muito pouco significativa em relação às duas primeiras variantes mencionadas acima!

Entretanto, continuando o Tour pelo Cinnamon, surgiram algumas questões:

Os botões das janelas minimizadas na barra de tarefas só se apresentam num formato, ou seja, num espaço retangular com o ícone da aplicação e respetiva legenda? A vantagem de apenas surgirem os ícones disponibiliza maior espaço para o caso de permanecerem minimizadas muitas janelas; neste caso surgirá alguma espécie de agrupamento de janelas na barra ou nem por isso?

As áreas de trabalho disponíveis estarão limitadas a duas? Por vezes até só aparece uma!

Ao tentar fazer capturas de ecrã ou áreas de ecrã (screenshots), não consegui ir além de capturar o Ambiente de trabalho vazio; na verdade haviam janelas abertas, mas não foram capturadas! :|
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 19:03

José Craveiro » 24 Fev 2012, 18:13 escreveu:
Spoiler:
José Craveiro » Qui Fev 23, 2012 10:15 pm escreveu:Olá, vou partilhar aqui umas "misturas" (diga-se) que penso serem importantes em termos de comparação e gostava que comentassem para que eu possa ficar mais esclarecido acerca deste "canela" que mais parece uma especiaria esquecida na época das descobertas!

Fiz algumas medições quanto ao consumo de RAM nas máquinas virtuais com ambiente de trabalho vazio no VBox:

160/165 MB - Xubuntu (padrão-xfce)
160/165 MB - Cinnamon sobre Xubuntu
175/180 MB - Shell sobre Xubuntu
210/215 MB - Unity (Ubuntu)

Só ainda não testei o Cinnamon sobre Ubuntu (padrão-unity), mas talvez já dê para algum comentário! ;)


Bom, em relação a este último do qual fiquei de ver os valores achei estes:

165/170 MB - Cinnamon sobre Ubuntu (padrão-unity)

Diferença muito pouco significativa em relação às duas primeiras variantes mencionadas acima!

Bom, pelos vistos a diferença entre 32bit e 64bit é muito grande, não tinha ideia que era assim tanta! 8|
José Craveiro » 24 Fev 2012, 18:13 escreveu:Entretanto, continuando o Tour pelo Cinnamon, surgiram algumas questões:

Os botões das janelas minimizadas na barra de tarefas só se apresentam num formato, ou seja, num espaço retangular com o ícone da aplicação e respetiva legenda? A vantagem de apenas surgirem os ícones disponibiliza maior espaço para o caso de permanecerem minimizadas muitas janelas; neste caso surgirá alguma espécie de agrupamento de janelas na barra ou nem por isso?

Estará à procura de um applet deste género? Algo ao estilo de Talika e de DockbarX, é isso?
José Craveiro » 24 Fev 2012, 18:13 escreveu:As áreas de trabalho disponíveis estarão limitadas a duas? Por vezes até só aparece uma!

Ao tentar fazer capturas de ecrã ou áreas de ecrã (screenshots), não consegui ir além de capturar o Ambiente de trabalho vazio; na verdade haviam janelas abertas, mas não foram capturadas! :|

Bem, quanto às Áreas de Trabalho... Já alguma vez usou Gnome-shell? O principio é o mesmo, sempre que é aberta uma aplicação numa Área, é adicionada mais uma. No entanto se arrastou alguma janela para a segunda área e não surgiu uma terceira, isso é muito estranho!

Bem, quanto a screenshots, se estiver a usar no VB e se instalou as aplicações de convidado, etc... Bem... Então, também deverá ter problemas no Gnome-shell (digo eu), deve-se a algumas incompatibilidades ainda não resolvidas. No entanto experimente usar o Shutter, pelo menos consegui com a ajuda deste, contornar alguns problemas relacionados com a Nvidia.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 20:24

Luis Cardoso » Sex Fev 24, 2012 7:03 pm escreveu:
Estará à procura de um applet deste género? Algo ao estilo de Talika e de DockbarX, é isso?

Bem, quanto às Áreas de Trabalho... Já alguma vez usou Gnome-shell? O principio é o mesmo, sempre que é aberta uma aplicação numa Área, é adicionada mais uma. No entanto se arrastou alguma janela para a segunda área e não surgiu uma terceira, isso é muito estranho!

Bem, quanto a screenshots, se estiver a usar no VB e se instalou as aplicações de convidado, etc... Bem... Então, também deverá ter problemas no Gnome-shell (digo eu), deve-se a algumas incompatibilidades ainda não resolvidas. No entanto experimente usar o Shutter, pelo menos consegui com a ajuda deste, contornar alguns problemas relacionados com a Nvidia.


Quanto às janelas minimizadas e vendo a 1ª imagem, sim é esse o género.
A menos que tenhamos duas barras de tarefas sendo uma destinada apenas a isso, poderá então o espaço ficar limitado tendo muitas janelas abertas! É que eu frequentemente preciso de ter muitas janelas abertas. :|

Sobre as áreas de trabalho acho que fiquei esclarecido; não tinha reparado nesse pormenor! Portanto significa que a cada instante que se abre algo, automaticamente um novo espaço de trabalho fica disponível, certo?

Na VB está tudo instalado. Isto tanto sucede no Cinnamon sobre o Xubuntu como sobre o Ubuntu (unity). Não recordo de isto acontecer antes! Experimentei também o componente de captura do Gimp para ver se havia diferença, mas o resultado foi igual! :\
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 20:41

José Craveiro » 24 Fev 2012, 20:24 escreveu:
Luis Cardoso » Sex Fev 24, 2012 7:03 pm escreveu:
Estará à procura de um applet deste género? Algo ao estilo de Talika e de DockbarX, é isso?

Bem, quanto às Áreas de Trabalho... Já alguma vez usou Gnome-shell? O principio é o mesmo, sempre que é aberta uma aplicação numa Área, é adicionada mais uma. No entanto se arrastou alguma janela para a segunda área e não surgiu uma terceira, isso é muito estranho!

Bem, quanto a screenshots, se estiver a usar no VB e se instalou as aplicações de convidado, etc... Bem... Então, também deverá ter problemas no Gnome-shell (digo eu), deve-se a algumas incompatibilidades ainda não resolvidas. No entanto experimente usar o Shutter, pelo menos consegui com a ajuda deste, contornar alguns problemas relacionados com a Nvidia.


Quanto às janelas minimizadas e vendo a 1ª imagem, sim é esse o género.
A menos que tenhamos duas barras de tarefas sendo uma destinada apenas a isso, poderá então o espaço ficar limitado tendo muitas janelas abertas! É que eu frequentemente preciso de ter muitas janelas abertas. :|

Sobre as áreas de trabalho acho que fiquei esclarecido; não tinha reparado nesse pormenor! Portanto significa que a cada instante que se abre algo, automaticamente um novo espaço de trabalho fica disponível, certo?

Só para que não haja dúvidas, inicialmente tem uma área. Assim que abre uma janela (nautilus, firefox, etc) é criada uma nova área. Se for para a segunda área e abrir uma janela aí nessa área, é criada uma outra nova. Ou seja, o utilizador ficará sempre com uma área por preencher, pois assim que se tem lá alguma coisa é criada outra (deve ter um limite, mas ainda não testei isso)!
José Craveiro » 24 Fev 2012, 20:24 escreveu:Na VB está tudo instalado. Isto tanto sucede no Cinnamon sobre o Xubuntu como sobre o Ubuntu (unity). Não recordo de isto acontecer antes! Experimentei também o componente de captura do Gimp para ver se havia diferença, mas o resultado foi igual! :\

Penso que ainda há alguma incompatibilidade em ter Gnome-shell e seus derivados (como é o caso do Cinnamon) no VirtualBox. Não sei se está lembrado do que acontecia no Unity quando este fora lançado, era problemas e mais problemas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

Re: Cinnamon – Alternativa ao Gnome-Shell e Mate - UPDATE

Mensagempor José Craveiro » Sex, 24 de Fevereiro 2012, 21:11

É, há que esperar, novidades virão e aos poucos o Cinnamon tornar-se-á um ambiente gráfico a dar resposta às mais diversas situações! ;) Entretanto ao surgirem mais questões vão sendo aqui colocadas.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Cinnamon – Traduções

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 17 de Março 2012, 0:03

Eu já deixei o meu contributo em Português nas Traduções do Cinnamon.

No entanto ainda falta aplicar as traduções em Brasileiro, pois existem termos usados no Brasil que em Portugal não é usado e vice-versa!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Avatar do usuário
Luis Cardoso
Redator
 
Mensagens: 10455
Registrado em: 26 Maio, 2011
Localização: Portugal

AnteriorPróximo

Voltar para Temas do Ubuntu

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 50 visitantes