Bem-vindo: Qui, 28 de Março 2024, 12:29 Pesquisa avançada

Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Esta secção é dedicada a todas as distribuições de Linux, por exemplo, Gentoo, Ubuntu Ultimate Edition, Mint, Kubuntu etc. Poderá apresentar distribuições, questionar sobre problemas e até apresentar tutoriais!

Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Qui, 26 de Janeiro 2012, 20:54

Um Sistema Operativo extremamente leve, ágil, objetivo e completo. Poupará a bateria do seu computador e promete ser rápido a responder a todos os seus pedidos com a sua grande panóplia de aplicações pré-instaladas.


Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubuntu







Pensado para usuários com computadores menos potentes, ou que precisam de um ambiente de trabalho ainda mais eficiente em computadores mais rápidos, sob a inteligente capa do XFCE, o Xubuntu mantém-se fiel a esta filosofia que visa equilibrar e desta forma estreitar a relação entre a utilização de ferramentas que permitam realizar determinadas tarefas e a quantidade de recursos exigidos pelas mesmas.

O atual nível de maturidade alcançado pelo XFCE, que vai na versão 4.8, tem contribuído para um destaque já com alguma relevância do presente Xubuntu_11.10 Oneiric Ocelot como uma boa alternativa aos atuais e muito destacados ambientes de trabalho gráficos no Ubuntu.



Principais aplicações pré-instaladas


Imagem

Mais informações relativas às aplicações que constituem o Xubuntu:



Exemplos práticos





Desta forma, pretende-se abrir espaço neste tópico para questões de âmbito geral como dicas, sugestões, críticas, etc, que possam ser úteis.
Editado pela última vez por José Craveiro em Dom, 29 de Janeiro 2012, 2:18, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubunt

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 26 de Janeiro 2012, 22:04

Olá José,

Parabéns pelo excelente tópico que aqui apresenta! Espero que, como você disse, potencie novos utilizadores com este tópico, apresentando sugestões e críticas.

Uma coisa que gostava bastante de saber é a diferença em termos de boot. Como os dois sistemas (Ubuntu e Xubuntu) têm uma base bastante semelhante, mudando de uma forma geral apenas o sistema visual, diria que deve ser praticamente igual. No entanto, acredito que o uso de memória seja inferior logo deduzo que demore menos tempo a carregar o boot.
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubunt

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Janeiro 2012, 1:28

Cláudio, posso dizer desde já que é mais rápido nessas duas vertentes!

Confesso que a duração do boot nos sistemas nunca foi uma coisa que me desse muita preocupação e muito menos fazia a contagem ao segundo, sem qualquer precisão percebia que com o ubuntu era ligeiramente mais demorado, até mesmo antes da recente geração do sistema, apenas tinha a consciência que uma série de serviços teriam que ser carregados até estar pronto. Acho que só o fiz agora e no portátil, portanto ele está em dual boot com o windows 7, acredito que isso aumente um pouco mais o tempo de abertura e a contagem ficou-se pelos 45 segundos.

Em funcionamento tal como agora, com esta página do Firefox aberta, não estou a consumir mais do que 231 MB e recordo há tempo que ao usar o Unity bem como o Shell (ambos com diferença quase nula) o consumo quase nunca andava abaixo dos 300 MB!

Verei depois como é que também se comporta no pc fixo também com dual boot.
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubunt

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Janeiro 2012, 2:15

O meu neste momento, apenas com o Firefox ocupa 1.5GB de memória xD Claro que tem muita coisa aberta, mas é algo que me assusta :D

Entretanto, instale este programa e depois navegue até à pasta /var/log/bootchart e verá que sempre que reiniciar o computador aparecerá um novo ficheiro/imagem que é o gráfico do inicio dos serviços do arranque do Ubuntu.
sudo apt-get install -y bootchart


Para parar de realizar gráficos destes, basta depois remover o programa!

Para que estou a pedir? Queria apenas comparar processos! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubunt

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Janeiro 2012, 2:37

Em que parte dessa imagem está o que interessa neste momento?
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubunt

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Janeiro 2012, 2:42

José Craveiro » Sex Jan 27, 2012 2:37 am escreveu:Em que parte dessa imagem está o que interessa neste momento?

Se poder incluir aqui era interessante para ver todos os pormenores! No entanto, o tempo de boot está no cabeçalho em "time"
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubunt

Mensagempor José Craveiro » Sex, 27 de Janeiro 2012, 2:44

Time: 00:51.06 :medo:

1,5 GB de consumo... o.0 , isso só com uma máquina virtual a funcionar e é preciso que várias coisas estejam abertas nela!
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubunt

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 27 de Janeiro 2012, 23:25

José Craveiro » Sex Jan 27, 2012 2:44 am escreveu:Time: 00:51.06 :medo:

1,5 GB de consumo... o.0 , isso só com uma máquina virtual a funcionar e é preciso que várias coisas estejam abertas nela!

Isso aqui acontece porque 1º tenho o Ubuntu 64bits, que faz logo com que a memória seja algo incontrolável; 2º porque tinha muitas abas abertas e inclusive páginas com o Flash aberto, que por sinal é muito "guloso" xD
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa para o pesado Ubunt

Mensagempor Sol Badguy » Sáb, 28 de Janeiro 2012, 23:49

Xubuntu 11.10 esta muito bom e também uma excelente alternativa para aqueles que não gostaram do unity e do gnome shell.
Avatar do usuário
Sol Badguy
 
Mensagens: 10
Registrado em: 19 Junho, 2011

Re: Xubuntu 11.10, uma ótima alternativa ao pesado Ubuntu

Mensagempor José Craveiro » Ter, 14 de Fevereiro 2012, 18:15

Para além do Tema!

Personalizar o ambiente de trabalho XFCE, tendo em conta o exemplo concreto do Xubuntu e as suas potencialidades, pode passar por diversas vertentes, tudo claramente depende do conceito que cada usuário tem e de como deve funcionar este espaço que utiliza para realizar as mais diversas tarefas.
Esse conceito divide-se de forma muito variável em 2 fatores importantes não esquecendo o equilíbrio que deve existir entre eles, ou seja, o aspeto e a funcionalidade.

Para muitos o aspeto gráfico é fundamental na realização das suas tarefas, é agradável à vista e eleva a motivação, para outros no entanto a acessibilidade das ferramentas disponíveis é o que realmente importa destacar; contudo em ambos os casos a criatividade quase sempre está presente. Como o nível de criatividade é sempre discutível, esse não foi de todo a minha preocupação quando decidi aqui partilhar o meu atual ambiente de trabalho e que a título de sugestão, vai de encontro ao meu conceito de funcionalidade que se prende sobretudo por captar (na minha ótica) o melhor de vários mundos.





Menu de aplicações * Locais




Janelas minimizadas




Data - Dados meteorológicos * Indicadores - Notificação * Lixeira




Aplicações favoritas ou usadas frequentemente * Hora - Áreas de trabalho - RAM



Escusado será referir que para críticas ou sugestões o acesso encontra-se livre! ;)
Avatar do usuário
José Craveiro
 
Mensagens: 996
Registrado em: 11 Junho, 2011
Localização: Coimbra

Próximo

Voltar para Outras distribuições de Linux

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 43 visitantes